i

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Plano municipal de Educação para os próximo dez anos é discutido com educadores de Ipanguaçu

Prefeitura debate de forma aberta as metas para melhoria da educação pública no município potiguar. 


Educadores e profissionais ligados a educação de Ipanguaçu participam deste o início desta semana, da 19ª Jornada Pedagógica da Educação. O evento promovido pela Prefeitura da cidade através da Secretaria Municipal de Educação reúne mais de 200 profissionais que discutem as perspectivas e desafios do Plano Municipal de Educação (PME) para a próxima década. 

A professora da Escola Municipal Ivo Ribeiro, na comunidade de Japiaçu, Janete Ribeiro, vê na jornada pedagógica uma importante atividade para os educadores, para ela a construção da educação municipal ocorre de forma gradual, com planejamento e colaboração de todos os profissionais da educação pública. 

Com o tema “O caminho se faz ao caminhar: Perspectivas e desafios do Plano Municipal de Educação para o decênio 2014-2024”, a semana vêm contando com palestra e oficinas sobre o tema. 

Durante abertura o prefeito Leonardo Oliveira, e a secretária de educação Jeane Dantas designou 35 profissionais das mais diferentes áreas e segmentos ligada a educação para acompanhamento e reordenamento do plano, que teve suas metas avaliadas nesta quarta-feira, 25, durante a plenária de educação na Câmara de Vereadores. 

Para a secretária de educação, Jeane Dantas, pensar o Plano Municipal de Educação para o decênio 2014-2024 é, portanto, pensar no futuro da educação das crianças, jovens e adultos ipanguaçuenses, além de todos os profissionais da educação básica e superior. “Não há um único caminho. Nem o caminho certo. O caminho de um Plano de Educação capaz de atender os desafios do presente e os que o futuro nos guarda só pode ser pensado em conjunto, com representatividades várias e com vozes advindas do coro da educação, principalmente. O caminho do nosso PME se fará assim, tem se feito assim: no processo, no caminhar, no ato de andar a muitas pernas”, analisa a secretária.

O Plano Nacional de Educação está em vigor desde 26 de junho de 2014, sancionado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, para a década de 2014 a 2024. Ele possui 20 metas e mais de 250 estratégias que figuram nos mais variados campos ligados à educação: expansão da educação infantil, garantia da qualidade na educação fundamental, educação profissional, ensino superior, formação de professores, valorização docente e financiamento da educação básica são alguns dos tópicos contemplados neste olhar sistêmico que o Plano Nacional de Educação lança para os próximos dez anos. 

O gestor municipal, Leonardo Oliveira, fala que 2015 já apresenta um grande desafio que já foi iniciado ainda no ano passado: a elaboração do Plano Municipal de Educação. 

Segundo ele, com a Conferência Municipal de Educação em 2014 foi dado início ao processo democrático de mapeamento da realidade ipanguaçuense a partir das vozes dos conferencistas convidados: professores, alunos, pais e mães, conselheiros, universitários, técnicos de educação, servidores públicos da saúde, da assistência social, da cultura, sendo possível iniciar a criação de um Plano Municipal de Educação eficiente e capaz de atender as transformações de um povo, de uma cidade, que nasce de um trabalho sério de ouvir do que as próprias pessoas têm a dizer. 

“Nossa gestão, desde 2009, tem assumido o compromisso ímpar de valorizar a educação e todos os seus agentes, muito especialmente as professoras e professores. Aprovação e cumprimento rigoroso do Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação, ampliação das estruturas escolares, início do processo de reformas nas escolas, investimentos em projetos de formação continuada docente ousados e completamente ligados às demandas da contemporaneidade, eleições diretas para dirigentes escolares, canal de diálogo com a categoria, apoio a projetos escolares e uma série de outras conquistas figuram nos autos desses 7 anos “governando nossa terra”, frisa o prefeito. 

A programação par aos próximos dias, 26 e 27, os profissionais de educação reúnem-se nas instituições escolares para o planejamento escolar, as atividades ocorrerão por unidade educacional, os trabalho serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação. O início do ano letivo segundo a Secretaria está marcado para o próximo dia 02 de Março.























Fotos: Aluísio de França//Ipanguaçu do Bem







 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons