i

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeais escolhem novo papa


fumaça branca
Após 13 dias da renúncia de Bento 16, a quinta votação do conclave, realizada na manhã desta quarta-feira (13), terminou com a escolha do novo papa. Por volta das 19h05 (15h05 do horário de Brasília), uma fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo pontífice recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais e já aceitou a missão de comandar a Santa Sé.
O anúncio dos nomes de batismo e pelo qual será conhecido o sucessor de Bento 16 será feito na sacada da basílica de São Pedro, com a famosa frase: “Habemus Papam!”.
A escolha foi realizada por 115 cardeais, sendo cinco brasileiros: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.
Estavam aptos a votar apenas os cardeais com menos de 80 anos. A presença deles, segundo o Vaticano, era obrigatória. No entanto, dois eleitores conseguiram a dispensa necessária para não participarem da votação, um por motivo de saúde (cardeal indonésio Julius Darmaatjadja) e outro por ter renunciou ao cargo (cardeal britânico Keith O’Brien).

Prefeitura de Ipanguaçu reabre edital com retificações no processo seletivo para professores

A Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação reabriu o período de inscrição do processo seletivo simplificado para a contratação de professor que foi reaberto através do Edital nº02/2013 – Circular Retificada publicado na edição extra do Jornal Oficial do Município (JOM) nesta quarta, dia 13, que retifica o período de inscrição, divulgação dos resultados e os aptos a concorrer as vagas. 

Segundo a Secretária de Educação Jeane Dantas, o edital foi reaberto atendendo a recomendação do Ministério Público e a fim de dar mais transparência e seguridade no processo seletivo, “recomendamos que todos verifiquem o novo edital, a fim de que o candidato se enquadre dentro dos critérios” disse Jeane. 

Uma das alterações é no item 1.2 onde estabelece que no edital de retificação os candidatos aprovados que estejam em nível acadêmico, a partir do 3º período de seu respectivo curso, lecionarão na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e que os candidatos que possuem curso de licenciatura concluído lecionarão nos anos finais do ensino fundamental. 

A inscrição podem ser feitas de 14 a 19 deste mês das 9h às 11h na Secretaria de Educação, localizado na Avenida Luiz Gonzaga nº 749, o novo edital com a retificação pode ser conferido no site oficial da prefeitura, www.ipanguacu.rn.gov.br. 

O processo seletivo será constituído de duas etapas, uma avaliação escrita e de uma avaliação de desempenho, às avaliações escrita e de desempenho será atribuída nota de 0 a 100 pontos, sendo considerado candidato habilitado na avaliação àquele que obtiver o mínimo de 60 pontos em cada etapa. 

São oferecidas 20 vagas, sendo três correspondem a cadastro de reserva, com salários correspondentes a uma remuneração inicial bruta de R$ 980 para os candidatos aprovados e que estejam em nível acadêmico, a partir do 3º período de seu respectivo curso e de R$ 1.174,00 para os candidatos aprovados no processo que possuam curso de licenciatura concluído. 

O resultado final do processo seletivo simplificado será divulgado no dia 06 de abril, no site oficial.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons