i

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

IPANGUAÇU PLEITEIA APOIO DA PETROBRAS PARA PROJETO SOCIAL

A prefeitura Municipal de Ipanguaçu está buscando junto a Petrobras, o incentivo financeiro para patrocinar um projeto social que visa atender cerca de cem jovens e adolescentes do município, com a pratica de várias atividades extra curriculares . A iniciativa que foi motivo de uma reunião ontem com dirigentes da empresa estatal , na base da Petrobras no Alto do Rodrigues, já foi discutida anteriormente no âmbito da secretaria de ação social, que tem a frente à secretária e 1ª dama do município Cristina Oliveira. O projeto já foi apresentado também ao Conselho Tutelar das Crianças e Adolescente do município que participou da elaboração da proposta. O Coordenador do Conselho de Direito de Ipanguaçu, conselheiro Beto Rocha falou da importancia da aprovação desse projeto para os jovens e adolescentes do Município.



(REPORTAGEM –BETO ROCHA – PROJETO


A secretária municipal da pasta de Ação Social e 1ª Dama de Ipanguaçu Cristina Oliveira disse que essa ação da prefeitura está inserida na meta social da admistração do prefeito Leonardo Oliveira (PT) de buscar sempre parcerias no sentido de oferecer melhores condições para a aplicação de atividades educativas e de lazer para os jovens carentes do município.

(REPORTAGEM –CRISTINA OLIVEIRA – PROJETO JOVEM


A 1ª Dama do município de Ipanguaçu, também falou sobre uma programação que acontecerá nesta quinta-feira, voltada para o grupo de idosos coordenado pela secretaria de ação social. Cristina Oliveira disse que o projeto amigo do idoso, projeto criado pela secretaria e que vem recebendo apoio de varias pessoas e entidades, acontecerá hoje a tarde na residência do empresário Hugo Cabral (Hugo do Posto). A Secretária fala sobre essa programação e deixa o convite aberto para quem desejar contribuir com o projeto que visa dar uma melhor atenção ao pessoal da terceira idade.



(REPORTAGEM –CRISTINA OLIVEIRA – IDOSOS 



Ainda com relação à Ipanguaçu, os agricultores do município que são fornecedores do programa compra direta que é gerenciado pela EMATER-RN, em todo o estado estão recebendo por parte de técnicos da empresa, uma capacitação que visa melhorar a qualidade de vida desses agricultores. A coordenadora estadual do programa e servidora da EMATER Deusa Dantas, falou sobre essa capacitação e quais seus reais objetivos junto ao homem do campo.



(REPORTAGEM –CRISTINA OLIVEIRA

 
fonte: Rádio Princesa do Vale

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO PT DO RN DEBATEM NESTA QUINTA-FEIRA

O PT do Rio Grande do Norte irá promover nesta quinta-feira (29) o primeiro debate entre os candidatos à Presidência regional do partido. Olavo Ataíde, Eraldo Paiva e Valmir Alves disputam a sucessão do atual comandante da legenda no estado, Geraldo Pinto, o Geraldão. O Processo de Eleições Diretas do PT (PED) elegerá no dia 22 de novembro o novo comando da legenda nas esferas municipais, estaduais e federal. A expectativa para a participação no Rio Grande do Norte é que aproximadamente 10 mil filiados dêem seus votos, enquanto um milhão de filiados no país elegerão a direção nacional. A deputada Fátima Bezerra, maior liderança do partido no estado, acredita que o PED representa a consolidação da democracia dentro do Partido dos Trabalhadores, legenda do presidente da República. O debate entre os candidatos ocorre às 18h da quinta-feira (29), no Liceu das Artes/IFRN, na Avenida Rio Branco, no centro de Natal.




INAUGURAÇÃO DO FORRÓ DO SITÍO EM IPANGUAÇU, AMANHÃ!





NÃO PERCA,
VAI SER SHOW!

Escola Municipal de Ipanguaçu é Vencedora do Selo Solidário 2009






Instituição: EM NELSON BORGES MONTENEGRO

Rede: Municipal

Endereço: FAZ ITU S/N

Cidade: IPANGUACU (RN)

CEP: 59508-000

Telefone: ()



Que problema a escola quis resolver com esse projeto:

O analfabetismo e acima de tudo as condições de desigualdade social vivida por todos na comunidade.



Descrição do Projeto:
Projeto viver igual na desigualdade, atividades de visitas as casas de todos os alunos para avaliar as condições de vida de cada um, muitas vezes o aluno já chega na escola sofrido, então somos responsavéis para melhorar as condições de vida de cada um, e a melhor forma de ajudar é, por exemplo, fazer com que eles vivam o prazer de atuar, de ler ao público e sentir que é capaz de chamar a atenção de todos que ali estão assistindo, por fazer parte de uma comunidade muito carente a escola faz eventos para receber alimentos e depois destribuir.



Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais:
Dentro do contexto vivido em sala de aula, levamos para eles a aprendizagem além das quatro paredes da sala de aula, com eventos e feiras culturais elaborando todas as dúvidas que ficaram nas aulas, o aluno é capaz de desenvolver em projetos o que não conseguiu nas aulas, aprendendo nas mais diversas formas de brincadeiras, e ajudando as familias.



Resultados:

Além da aprendizagem, o desenvolvimento cultural e o relacionamento entre escola e comunidade.
O texto, a veracidade e a continuidade das atividades aqui relatadas são de responsabilidade da escola


NOTA DO BLOG: Parabéns a direção da escola e todos que participaram desse projeto.

Municípios têm até amanhã para aderir ao prêmio Selo Unicef

Tendo em vista a data de encerramento para adesão dos municípios do Rio Grande do Norte ao Selo Unicef, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) lembra às cidades que ainda não se inscreveram que o prazo se estende até o dia de amanhã.



O selo representa a participação de vários setores da sociedade, em colaboração com a equipe municipal, na busca pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.



Das 167 cidades potiguares, foram confirmadas até a última terça-feira a presença de 110 municípios.



"Esperamos que até a data de término, os 57 municípios restantes façam a adesão ao projeto, que representa um avanço na política direcionada à criação de oportunidades para jovens e crianças ", destacou o titular da Sethas, Fabian Saraiva.



O Selo Unicef desempenha um papel colaborativo ao lado do município no intuito de desenvolver políticas miradas na criança e no adolescente, assim como a promoção da interssetorialidade da comunidade. Junto a isso, por meio de técnicos capacitados, são desenvolvidos encontros com objetivo de criar oportunidades para o público em questão sem contrapartida financeira.



Entre as cidades inscritas na edição passada, o percentual de crianças menores de dois anos que apresentavam estado de desnutrição foi o indicador da saúde que apresentou os maiores avanços.



Em 2007, nos 165 municípios inscritos, 2,5% das crianças nesta faixa etária estavam inseridas nesta problemática. Em 2004, esse índice era de 5,2%. Na prática, isso representa que 21 mil crianças ficaram livres da desnutrição.



EDUCAÇÃO



A qualidade do ensino foi medida através da adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. Esse indicador passou de 43,4% para 16%, demonstrando que a distorção idade-série caiu 63% nos municípios inscritos. Além disso, de 2004 a 2007, observou-se um aumento no acesso ao ensino fundamental de 12,2%. Também houve incremente no percentual de mulheres que realizam pelo menos sete consultas de pré-natal durante a gestação, passando de 36,5% para 44,4%. A nova edição do projeto acontecerá de 2009 a 2012, diferente das anteriores que tinham duração de dois anos. Nesse período, serão realizados dois fóruns comunitários com o objetivo de envolver mais ainda a comunidade.



Veja as cidades que ainda não mandaram o termo de adesão



Água Nova, Alexandria, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Canguaretama, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais novos, Equador, Espírito Santo, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Francisco Gomes, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Jardim de Angicos, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa dos Velhos, Lajes Pintadas, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Montanhas, Mossoró, Nova Cruz, Ouro Branco, Paraú, Passa e Fica, Passagem, Patu, Santa Maria, Pedro Avelino, Portalegre, Pureza, Rafael Fernandes, Riachuelo, Tibau, Ruy Barbosa, São Bento do Trairi, São Francisco do Oeste, São José de Mipibu, Senador Elói de Souza, Serrinha, Tenente Ananias, Tibau do Sul, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Upanema, Venha-Ver e Vila Flor.



Fonte: O Mossoroese

Garibaldi lamenta subutilização da barragem

O senador Garibaldi Filho aproveitou a sessão de ontem em homenagem aos 100 anos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) para destacar a necessidade de melhorar o aproveitamento das águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu. Em discurso durante a sessão, ele explicou aos demais senadores e aos convidados que a Armando Ribeiro Gonçalves acumula 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos e que “com águas perenizadas pela barragem, o perímetro irrigado do Baixo-Açu está projetado para irrigar 6 mil hectares, dos quais 2 mil já estão implantados”.



“Mas meus senhores, olha aqui, quantos anos faz que essa barragem foi construída? Faz mais de 20 anos. Quantos mil hectares teriam que ser irrigados? No início, falava-se em 6 mil hectares e só irrigaram 2”, afirmou. E criticou: “Então, se o Nordeste era uma prioridade – como diziam muito aqueles que passaram pelos governos sucessivamente – prioridade não se faz assim”.



Na opinião do senador, mesmo com a melhora que a gestão de recursos hídricos obteve a partir da edição da Lei das Águas (9.433 de janeiro de 1977), o cenário poderia estar melhor do que o atual. E citou um exemplo: “Há um estratégico açude do Rio Grande do Norte para se construído, que ajudará no controle de cheias do Rio Piranhas-Açu, que é o açude, o reservatório e a barragem de Oiticica, que, até agora, não foi construído”. O senador fez questão de deixar claro que suas críticas não estavam dirigidas ao Dnocs, nem ao diretor do órgão, Elias Fernandes, mas sim à forma como o Nordeste é tratado pelos governos.



Fonte: Tribuna do Norte

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons