i

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Para minimizar danos à saúde da população, prefeitura de Ipanguaçu promove neste domingo o mutirão “Cidade Limpa”

Como forma de minimizar os perigos à saúde pública causados pelas enchentes no município de Ipanguaçu, a prefeitura do município promoverá neste domingo (15) um mutirão de limpeza, através de ação batizada como “Cidade Limpa”.

O Maria Romana, primeiro bairro atingido pela cheia do Rio Pataxó, será também o primeiro onde a ação será desenvolvida. A escolha se deu por ser nesta área o maior foco de contaminação das águas acumuladas, de acordo com laudo da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

Serão realizadas, a partir das 07 horas da manhã, ações como coleta de lixo, palestras, visitas de agentes de saúde e endemias, vacinação, campanhas informativas e panfletagens, entre outras ações que minimizem os estragos feitos pelas chuvas. Todas as secretarias municipais estarão envolvidas na ação.

“Este trabalho foi uma recomendação do prefeito Leonardo Oliveira, que tem se preocupando com o grande volume de água parada no município. Mobilizaremos toda a cidade para que a população nos ajude a deixar Ipanguaçu limpa, combatendo também o mosquito da dengue, minuciosamente, em todas as residências” disse a secretária municipal de Saúde, Sumaira Fonseca.

Ipanguaçu, no vale do Açu, é o município mais atingido pelos alagamentos no RN. Mais de 578 pessoas (163 famílias) estão sob assistência da prefeitura, vivendo em abrigos municipais ou em casas de parentes. Até o momento, cinco bairros foram atingidos pelas águas, que apresentam um sensível recuo. São eles: Maria Romana, Ubarana, Manoel Bonifacio, Frei Damião e Pinheirão.

Na zona rural, cerca de 2340 pessoas se encontram isoladas em 13 comunidades, nas quais só se chega através de canoas: Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá. A comunidade de Olho D' Água também já apresenta alguns pontos inundados.

Alunos da rede pública de Ipanguaçu participarão do programa “Construindo o Futuro”, da Petrobras

Alunos da rede pública de ensino de Ipanguaçu participarão do programa “Construindo o Futuro”, iniciativa da Petrobras que divulga as carreiras técnicas das indústrias de óleo, gás e energia nas instituições de ensino do país. Parceria entre a prefeitura e a estatal, o programa tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes de nível médio e técnico e do último ano do ensino fundamental para as crescentes oportunidades profissionais desse segmento.

A ideia é estabelecer uma “conexão” com o público e, para tanto, o programa conta um amplo material de apoio, concebido para conquistar a empatia dos jovens, com grafismos que lembram os desenhos despretensiosos que os alunos costumam rabiscar nas páginas do caderno.

“Estamos trabalhando para que essas atividades possam ter início no segundo semestre deste ano”, informou a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas. Para tanto, o programa aposta no trabalho de multiplicadores, que vêm sendo continuamente capacitados desde o segundo semestre de 2010.

De acordo com Jeane Dantas, o programa tem como parceiros o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Tecnológica – SETEC, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, Escolas de Ensino Médio e Fundamental, Escolas Técnicas Federais, Sistema S (Senai, Senac, Sesi) – e entidades ligadas à cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.

Cultura: Prefeitura de Ipanguaçu oferece aulas gratuitas de teatro à alunos da rede pública de ensino

Promover o desenvolvimento da arte e cultura em Ipanguaçu, além de proporcionar aos jovens e adolescentes do município uma alternativa saudável de aprendizado e lazer. Com esse intuito, a prefeitura de Ipanguaçu reabre a partir das 08 da manhã deste sábado (14) as portas do Teatro Municipal Maria Eugênia aos alunos das escolas públicas, municipais ou estaduais, interessados em fazer aulas de interpretação teatral.

O Projeto é realizado desde o ano passado pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo. As aulas são semanais e gratuitas. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo Fernando Neto, “o projeto visa valorizar a cultura ipanguaçuense e incentivar a formação de grupos teatrais na cidade”.

Só em 2010, quase meia centena de adolesces e jovens participaram das aulas oferecidas pela prefeitura. Para participar os interessados devem obrigatoriamente estar presentes na aula inaugural.

SERVIÇO
QUANDO: Aulas todos os sábado.
HORÁRIO: Turno Matutino (08:00 às 13:00 horas)
ONDE: Teatro Municipal Maria Eugênia
QUANTO: Gratuito
INFORMAÇÕES: 3335-3900

Gripe: Vacinação segue até sexta-feira

Faltando um dia para o final da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a prefeitura de Ipanguaçu registra um número promissor. De acordo com os dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde, já foram imunizadas no município mais de 75,6% dos idosos, trabalhadores de saúde, gestantes e crianças menores de 02 anos, o público alvo da empreitada. A média nacional está abaixo dos 50%.

As vacinas, que protegem contra três diferentes tipos de gripe, inclusive a H1N1 (Gripe Suína), são gratuitas e oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde, no período das 07:30 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.

Segundo a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, o atendimento está sendo facilitado dentro do possível. Aqueles que tiveram a carteira de vacinação extraviada, por exemplo, terão direito à reposição do documento nas unidades de saúde. “A falta da carteira não impede que a pessoa receba a vacina. Todos os que estão dentro das faixas da campanha receberão a dose”, informa. Além disso, a Prefeitura de Ipanguaçu criou equipes volantes, que atuam inclusive nas residências das famílias através do Programa Saúde da Família (PSF).

A Campanha de Vacinação teve início no último dia 25 de abril, em todo o país. A meta do governo federal é vacinar em torno de 24 milhões de pessoas.

Com o encerramento da campanha previsto para sexta-feira (13), a expectativa da secretaria de Saúde de Ipanguaçu é de que haja um aumento significativo na procura pelo medicamento no município.

Piloto de aeronave da FAB e tripulante estão mortos, segundo PM

super_tucano
A Polícia Militar confirma a morte do piloto e do tripulante (único a bordo) após a queda da aeronave – um A-29, conhecido como Super-Tucano – no assentamento de Manibu, zona rural de Ceará Mirim.

O acidente aconteceu nesta quinta-feira (12) aproximadamente às 7h20.
Equipes do Corpo de Bombeiros e Aeronáutica também estão no local.
Ainda segundo a PM, a aeronave foi completamente destruída no impacto da queda.
A polícia foi acionada por populares que viram a explosão.
O acidente aconteceu perto da RN-064, que liga Ceará-Mirim a Pureza.
Com informações do blog Fator RRH.
Retirado do Jornal O mossoroense 

Nova sede do MP será construída em Mossoró

mp_sedeO Ministério Público terá nova sede em Mossoró. A obra prevê uma área construída de 3.289,20m², dividida em quatro  blocos. O novo prédio, totalmente adaptado para o acesso de pessoas com deficiência, vai conter 26 gabinetes, 93 vagas de estacionamento e auditório para 250 pessoas.
A abertura das propostas deve acontece em 01 de junho, às 9h. Nessa data serão avaliados apenas os documentos referentes à habilitação das empresas e será marcada nova data para avaliar as propostas.
A modalidade de licitação empregada é a “Concorrência”, visando escolher a empresa que apresentar o menor preço para execução a obra. O prazo previsto para conclusão é de 12 meses, devendo ser iniciada a construção em até dez dias após a emissão da ordem de serviço.

As empresas interessadas em realizar a obra devem apresentar os envelopes com as propostas até 30 de maio na comissão Permanente de Licitação do MP (Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97 – Candelária).
Com informações e foto da assessoria de imprensa do MP/RN.
retirado do O mossoroense

Dia Mundial do Enfermeiro

Hoje 12 de maio 2011 se comemora o Dia Mundial do Enfermeiro, a data se tornou uma comemoração do nascimento de Florence, enfermeira precursora da Enfermagem no mundo, que em 1854 na Guerra da Criméia e prestou assistência a 4.000 feridos. Atualmente a Enfermagem não é somente arte, mas uma ciência! O Enfermeiro dentro da sua profissão alicerça seus atos formados e mantidos pela graduação e pós graduação.

Ser Enfermeiro é além de tudo ser ético, humano e dinâmico na busca de um processo interpessoal enfermeiro-cliente, produzindo cidadania e bem estar…

Por essas e outras, Parabéns pelo seu dia, enfermeiros e enfermeiras! Pela história, pela luta, pela dignidade, pelo respeito e a vitória dentro da profissão!

Aos enfermeiros, Aline, Bruna, Gisele, Geyze, Luciere, Samara e Caninde:

Feliz Dia do Enfermeiro!

De todos da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons