i

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Secretaria de Educação de Ipanguaçu promove capacitação para Censo Escolar 2011

A secretaria de Educação de Ipanguaçu reuniu na manhã desta quarta-feira (08) diretores e secretários escolares da Rede Municipal de Ensino para repassar informações sobre o Censo Escolar 2011. O objetivo do encontro foi subsidiar a análise, planejamento e monitoramento do sistema educacional local, bem como melhor definir as políticas públicas de forma a promover um ensino de crescente qualidade para todos.


A apresentação foi ministrada pela representante do Censo, Enilda Barbalho. Ela informa que foram abordadas as incorreções mais comuns no cadastramento e foram tiradas dúvidas quanto aos procedimentos que devem ser seguidos com as orientações do MEC.

Segundo a professora Jeane Dantas, secretária de Educação, a responsabilidade e o comprometimento com essas informações são importantíssimos para que seja alcançado um resultado refinado e de qualidade.

Sistema Educacenso

O Sistema Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estadual e municipal) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet. A partir dos dados do Educacenso é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Membros da Cáritas se reúnem com Prefeito de Ipanguaçu no intuito de ajudar famílias atingidas pelas enchentes

Com o objetivo de ajudar as famílias atingidas pelas cheia do Rio Pataxó, que alagou diversos pontos do de Ipanguaçu nos últimos dois meses, membros da organização católica Cáritas Brasileira estiveram nesta terça-feira (07) no município, onde se reuniram com o prefeito Leonardo Oliveira.

De acordo com o Secretário Regional da Caritas do Nordeste II (RN, PB, PE, AL), Padre Joseilson Alencar, a visita se deu para que fossem avaliadas as necessidades que as famílias desabrigas no período chuvoso estão passando agora ainda por decorrência das enchentes. “Estamos aqui para avaliar em que poderemos ajudar, ver como será o procedimento para atender essas famílias” disse o padre.

A secretária de Assistência Social Cristina Oliveira apresentou ao Padre Joseilson Alencar e aos demais presentes a situação do município, como também acompanhou a visita dos membros da Cáritas às áreas atingidas.

Para o prefeito Leonardo Oliveira a parceria da Cáritas será de grande importância, sobretudo para os que tiveram suas casas invadidas. “Toda ajuda é bem vinda. São louváveis atitudes como esta, que atendem as pessoas que mais precisam”, afirmou o prefeito.

Os representantes das Cáritas em Ipanguaçu, Rafael Cosme, Luciene Alcântara, Diacuir Rocha e Salete Silveira, serão os responsáveis pelo processo de envio de quaisquer donativos que poderão vir a ser enviados às famílias.

Ronaldo: Vitória para fechar uma era fenomenal

Getty Imagens
Ronaldo se despede da seleção brasileira em jogo-festa no Pacaembu

O adeus emocionado do maior artilheiro da história das Copas do Mundo da FIFA foi mesmo o ponto alto do último teste do time de Mano Menezes antes da Copa América


A vitória por 1 a 0 diante da fraca equipe da Romênia, com gol de Fred, foi apenas um detalhe da festa de despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira, nesta terça-feira, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. 


O adeus emocionado do maior artilheiro da história das Copas do Mundo da FIFA foi mesmo o ponto alto do último teste do time de Mano Menezes antes da Copa América, que tem início no dia 1 de julho, na Argentina. 

E por pouco o Fenômeno não deixou os holofotes repetindo o velho hábito de marcar gols com a camisa verde-amarela: o atacante teve três boas chances de anotar nos breves 15 minutos que passou em campo.


Ronaldo não iniciou o jogo no banco de reservas; permaneceu no vestiário realizando um aquecimento leve ao lado dos filhos Ronald e Alex enquanto a Seleção controlava as ações em campo. Diante de um adversário pouco operante, o Brasil assumiu rapidamente o controle do jogo e chegou bem ao ataque com o trio formado por Jadson, Neymar e Fred.

O atacante tricolor teve a chance de abrir o placar já aos 18 minutos após bela jogada do jovem craque santista, mas o bonito voleio saiu sem direção. Apenas três minutos depois, Fred se redimiu, novamente em lance iniciado por Neymar: o camisa 11 recebeu pela esquerda, driblou o goleiro romeno e tocou para Fred que, bem posicionado, só empurrou a bola para o fundo da rede. 

À exceção de uma boa cobrança de falta de Muresan, que carimbou o travessão de Victor, a Romênia permaneceu praticamente imóvel. Até a entrada mais aguardada da noite, que pareceu despertar o goleiro Tatarusanu.

O cronômetro marcava exatamente 30 minutos da primeira etapa quando Ronaldo surgiu no gramado do Pacaembu, levando a torcida que lotava o estádio ao delírio. Ovacionado, o atacante entrou no lugar de Fred com um largo sorriso no rosto e partiu para a área romena. Quatro meses depois do anúncio de sua aposentadoria, o Fenômeno estava de volta ao seu habitat natural vestindo a camisa 9 amarela que ele consagrou ao longo de 12 anos.

Nem a forma física distante da ideal nem a falta de ritmo de jogo foram capazes de frear Ronaldo: o artilheiro precisou de apenas três minutos para mostrar que o faro de gol e a noção de posicionamento na área continuam os mesmos. Aos 33, Neymar arrancou com a bola pela direita e tocou para Ronaldo, livre no meio da pequena área. O Fenômeno escorou bem, mas o Tatarusanu apareceu bem para impedir a primeira tentativa de gol do camisa 9.

Aos 39, nova chance para Ronaldo. Neymar fez mais uma bela jogada pela direita e deixou o ídolo novamente na cara do gol, mas o atacante pegou muito mal na bola e chutou muito longe, por cima do gol de Tatarusanu. A terceira oportunidade surgiu aos 44, em jogada iniciada por Lúcio. O zagueiro tocou para Neymar, que foi até a linha de fundo e rolou para Ronaldo, atrás. O camisa 9 chutou fortre, de primeira, mas o goleiro romeno fez outra boa defesa e impediu o triunfo final do Fenômeno.

Três minutos depois da última tentativa, a trajetória de Ronaldo com a camisa amarela chegava ao fim. O apito final soou e Ronaldo recebeu a bola do jogo para iniciar sua despedida oficial. O atacante deixou o campo ovacionado pelos jogadores e pela torcida, partindo para uma volta olímpica ao lado dos dois filhos. Durante o passeio pelo gramado, o artilheiro cruzava com bandeiras que traziam os detalhes de cada um de seus 15 gols pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

Enrolado a uma bandeira do Brasil, Ronaldo se dirigiu ao púlpito montado no centro do gramado e falou aos torcedores.

"Tive três chances de gol mas não consegui fazer, me desculpem. Seria uma forma incrível de recompensar tudo o que vocês, que estão aqui, mas também todos os que me acompanharam ao longo da minha carreira, fizeram por mim durante todo esse tempo. A vocês que choraram quando eu chorei, que sorriram comigo, que torceram por mim e me incentivaram, o meu muito obrigado. Um até breve, mas da próxima vez fora dos campos", disse um emocionado Fenômeno.

A era Ronaldo na Seleção chegava ao fim, mas o jogo contra a Romênia tinha que continuar. E ele seguiu, apenas para provar que o ponto alto havia realmente ficado para trás. A segunda etapa foi morna e o time de Mano Menezes voltou a receber vaias da torcida - assim como no amistoso contra a Holanda, no último sábado - mas confirmou a vitória magra por 1 a 0.

Fonte: Nominuto.com/ Site da Fifa

Palocci entrega cargo da Casa Civil; Gleisi Hoffmann é a substituta

Pressionado por denúncias de enriquecimento, ele se desligou do governo da presidente Dilma Roussef ontem, terça-feira (07) 


Antônio Palocci não é mais ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República. Ele pediu demissão no começo da noite desta terça-feira (7) após denúncias do aumento de seu patrimônio em 20 vezes entre 2006 e 2010, tempo em que foi deputado federal e coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff.

Palocci foi o primeiro integrante dos auxiliares de Dilma a sair do governo após seis meses. A Casa Civil anunciou a saída de Palocci por meio de uma nota à imprensa.

Segue a íntegra da nota divulgada pela Casa Civil:

"O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.

O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta.

Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento."

Com a saída de Palocci, a mais cotada para assumir o cargo é a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Ela é casada com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Pouco depois da saída de Palocci, Gleisi aceitou o convite para assumir o cargo.
 



MP: Informações sobre Copa têm de ser disponibilizadas ao público


O promotor Márcio Luiz Diógenes, da 12ª Promotoria de Justiça de Natal, divulgou uma recomendação exigindo transparência por parte dos órgãos municipais e estaduais que irão acompanhar as obras e projetos relativos à Copa de 2014. As informações a respeito dos projetos, documentos e licenças devem ficar disponíveis à população, de forma acessível, possivelmente através da Internet. 

O texto determina um prazo de dez dias para que secretarias e órgãos de fiscalização disponibilizem "o acesso ao público a processos de licenciamento, a todos os projetos, documentos e informações, em meio físico ou eletrônico, referentes a obras ou atividades relacionadas à preparação da Cidade para sediar os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e especialmente os referentes à demolição dos estádios para a construção do Arena das Dunas".

Os dados devem ficar "em local previamente divulgado e de fácil acesso ao público, possibilitando-se a consulta ampla aos projetos já licenciados". Com relação aos que ainda se encontram em fase de elaboração, estudos ou licenciamentos, o MP cobra o cumprimento das exigências legais a respeito da participação popular na definição dos detalhes.

A recomendação é dirigida à Secretaria do Estado para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 (Secopa); à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb); à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi); à Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel); e ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). 

Um dos motivos alegados para o pedido foi o início, divulgado pela imprensa, das obras de demolição do Machadinho e Machadão, sem que houvesse "na Internet ou em qualquer outro local o acesso ao público interessado a todas as informações a respeito dos projetos licenciados, em licenciamento, em execução ou em fase de preparação". De acordo com o texto, a promotoria vem recebendo constantes reclamações noticiando a falta de transparência e de divulgação dos dados.

Atualmente no Ministério Público já tramita um inquérito civil, de número 19/2009, que tem como objetivo fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental e urbanística durante a execução das obras e atividades relativas à preparação de Natal para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

Wagner Lopes - Repórter/Tribuna do Norte 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons