i

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Caravana em pró-Iberê 40 continua hoje em Pataxó




Hoje, 28 de setembro o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, e toda a caravana Vitória do Povo, estará concluindo a visita antes iniciada no Distrito de Pataxó. Todos que votam no 40 e nos candidatos da coligação estão sendo convidados a participar dessa movimentação a favor de Iberê!

Fonte: Cassimiro Junior.

Segundo encontro do Projeto Político Pedagógico acontece amanhã em Ipanguaçu e Computadores do UCA chegam a Secretaria de Educação

Acontecerá amanhã (29) nas dependências da câmara municipal o 2º Encontro do Projeto Político Pedagógico onde diretores e vices, supervisores, secretários e conselhos escolares além da equipe da Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Desenvolvimento Social - NDS se reunirão para a exposição do regulamento interno das escolas para a formação continuada do projeto.
Computadores promoverá inclusão digital a alunos. 
Foto: Cassirio Júnior
Também durante o evento a secretária de Educação Jeane Dantas Bezerra, empossará os novos conselhos das 9 escolas publicas municipais. Os representantes dos alunos, pais, funcionários, professores, supervisores estarão presentes para a posse oficial.
“Os conselhos têm um papel fundamental dentro dos planos da Secretaria de Educação, muito ainda não sabem como o conselho deve atuar, mas estamos sempre reforçando o papel dentro de um projeto como este”, frisa a secretária de Educação, Jeane Dantas Bezerra.
A solenidade está prevista para acontecer ás 8hs da manhã, onde reunirá diversas representantes ligados à educação municipal. O documento representa idéias propostas com objetivos, metas e sequência de ações que irão orientar todas as ações das escolas.
Projeto UCA
Jeane Dantas, ainda destaca a chegada dos 395 computadores que a Escola Municipal Maria Rizomar de Figueredo Barbosa receberá através do Projeto Um Computador Por Aluno - UCA, programa esse do Ministério da Educação (MEC).
“Recebemos os computadores na sexta-feira (24), nesta segunda (hoje) vim mostrar o computador ao Prefeito Leonardo Oliveira, onde juntos ficamos encantados. O projeto promoverá a inclusão digital de crianças e adolescentes de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, através da distribuição de 1 laptop por aluno, a Escola Maria Rizomar que está localizada no Conjunto Habitacional Presidente Lula, passará por reforma e reestruturação da segurança para receber os computadores”concluiu Jeane. 

Alunos promovem diagnóstico em comunidade rural

A ação propiciou uma interação entre os alunos e os agricultores
Alunos promovem diagnóstico em comunidade rural
Alunos e agricultores familiares
Os alunos do quarto período do Curso de Agroecologia realizaram um trabalho de extensão, durante o mês de setembro, junto aos agricultores familiares da Associação Comunitária da Base Física sediada no município de Ipanguaçu. No trabalho orientado pelo professor Ernesto Tacconi, os alunos colocaram em prática o que aprendem em sala de aula, num ambiente de total interação entre os alunos e os agricultores da comunidade.
Na ação os alunos implementaram o Diagnóstico Rural Participativo – DRP que é uma metodologia de extensão rural, onde são utilizadas técnicas e ferramentas que permitem que as comunidades façam seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. De acordo com o professor, o objetivo principal do DRP é apoiar autodeterminação da comunidade pela participação e, assim, fomentar um desenvolvimento rural sustentável.
O resultado desse trabalho foi exposto durante a II Semana de Agroecologia, Tecnologia e Cultura do Vale do Açu – SEATEC, que aconteceu de 20 a 24 do corrente mês.

Fonte: IFRN - Campus de Ipanguaçu
Fernando Freire, coordenador de extensão.