i

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Semana do bebê em Ipanguaçu é aberta fortalecendo cuidados na infância




Em Ipanguaçu uma semana de atividades destinadas a gestantes, crianças e adolescentes vem sendo desenvolvida nos últimos anos em busca de fortalecer as políticas de atenção a primeira infância de meninos e meninas do município localizado na região do Vale do Açu. 

A semana do Bebê, estimulada pelo UNICEF ganhou espaço na agenda do poder público municipal desde 2011 com uma programação de mobilização que busca oferecer serviços médicos, oficinas, palestras e atividades educativas as famílias. 

Nesta última segunda-feira(24) a 4ª Semana do Bebê foi aberta na sede da Câmara Municipal de Vereadores pela banda filarmônica Elizaldo Rodrigues dos Santos. Entre os presentes estavam o prefeito Leonardo Oliveira, a presidente da Câmara - Luzineide Cavalcante, a secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – Cristina Oliveira, a coordenadora do Conselhos dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) - Raquel Tavares, o articulador do Selo Unicef Luís Antônio e a representantes das crianças e adolescentes, Joanita Rodrigues. 

O articulador do Selo Unicef Luís Antônio, destaca que a semana do bebê prosseguirá durante toda a semana com uma programação diversificada, que atenderá as mães e as crianças do município. 

Durante a abertura o prefeito Leonardo Oliveira destacou a importância de proteger e manter políticas públicas destinadas as mães e os filhos da gestação e durante toda a infância. “Manter a saúde, educação, o direito à vida são fundamentais, são direitos básicos, que todo município precisa e deve manter. Nosso desejo é sempre de fazer mais, temos caminhado de mãos dadas com as mais diversas instituições e fortalecido o trabalho do poder público”, frisa o prefeito. 

A Semana do Bebê ocorrera com atividades na zona rural e urbana com a realização de palestras, oficinas que se estenderão até o sábado, dia 29, com a realização da “Caravana Direitos das Crianças e Adolescentes” que oferta serviços de saúde, com atendimento médico, psicólogo, fonoaudiólogo além atendimento educativos, psicopedagógico e atividades de lazer com a oferta de aulas de xadrez, dama entre outras modalidades, como também atendimento do Ministério Público e do Conselho Tutelar.

Durante a abertura oficial foram abertas a discussão temática sobre os “Múltiplos Olhares sobre a Primeira Infância”, sendo lançado ainda o concurso, “Bebê Feliz 2014”. Segundo Luís Antônio, o concurso fotográfico estará aberto até meia noite da quinta-feira(27). “As fotos estão disponível no Facebook para votação, a mais curtida levará o título de ‘Bebê Feliz’, é uma maneira de estimulamos a imunização das crianças. Regra obrigatória do concurso”, reitera. 


O concurso está dividido em duas categorias, de 0 a 1 ano, e de 2 ano a 5 anos e 11 meses. A votação acontece na página oficial da prefeitura no endereço: Facebook.com/PrefeituradeIpanguacu. O resultado será divulgado na sexta(28). 

Estiveram presentes ainda durante a abertura, os secretários Jeane Dantas (Educação), Tales Praxedes (saúde), Marcos Bezerra (Esporte), Leda Oliveira (Cultura e Turismo), e os vereadores Marluce Barbosa e Fonseca Filho. 

A iniciativa ainda conta com o apoio do Ministério Público Federal, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Tultelar e as Secretarias municipais.A programação completa pode ser vista no site da prefeitura: www.Ipanguacu.rn.gov.br ou aqui.

Veja mais fotos, aqui.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons