O município de Ipanguaçu, localizado no Vale do Açu, está entre os três melhores da região na gestão do Sistema Único de Saúde. É o que indicam os dados do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), conjunto de ferramentas que avaliam o acesso e a qualidade dos serviços de saúde ofertados no país. O município, com aproximadamente 14 mil habitantes, obteve índice de 5,44, número acima da média no Rio Grande do Norte e não muito distante do obtido pela capital do Estado, Natal (5,9), uma das capitais mais bem posicionadas do país.
.jpg)
Para o prefeito Leonardo Oliveira o IDSUS já se constitui em um importante instrumento de avaliação dos serviços prestados. “O resultado prova o que o povo de Ipanguaçu já sabe: as ações de saúde tem melhorado ano após anos. No entanto, sabemos que há espaço para evoluirmos e crescermos mais. Estamos investindo cada vez mais em busca de oferecer ao nosso povo uma saúde ainda melhor para os ipanguaçuenses”, afirmou o prefeito.
O IDSUS foi criado pelo Governo Federal para melhor avaliar a saúde pública brasileira. O estudo leva em conta diferentes níveis de atenção à saúde (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura para o atendimento aos usuários e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
O IDSUS 2012 está disponível para consulta pelo endereço www.saude.gov.br/idsus.