i

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ipanguaçu recebe retroescavadeira do Governo Federal

Tendo como um de seus pilares econômicos a agricultura, o município de Ipanguaçu – localizado na região do Vale do Açu – será beneficiado com a doação de um retroescavadeira pelo Governo Federal. A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“A maior parte da nossa população reside na zona rural. Grande parte também trabalha no campo. Logo, esta máquina vai ser de grande importância para o desenvolvimento do município, para a realização de investimentos na infraestrutura, facilitando obras de melhorias das estradas vicinais, por exemplo” disse o prefeito.

Em todo o RN, serão doadas 26 máquinas, todas destinadas a municípios com menos de 50 mil habitantes e onde a agricultura familiar tenha forte participação no Produto Interno Bruto (PIB).

A entrega das máquinas está prevista para a próxima segunda-feira (14), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, estará presente.

Final da Taça Ipanguaçu de Futsal é nesta quinta-feira



Em curso desde o último dia 23 de março, a Taça Ipanguaçu de Futsal chega ao final na próxima quinta-feira (10). A competição, realizada pela Prefeitura de Ipanguaçu, está em sua 2º edição, reunindo mais de 400 crianças, adolescentes e jovens em 27 equipes e três categorias.

Segundo o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio Bezerra, a 2ª Taça Ipanguaçu de Futsal tem repetido o sucesso de público do ano passado, atingindo o objetivo de promover a prática desportiva e a integração social entre competidores e a população em geral. “A prática desportiva dá a esses jovens mais que a oportunidade de aperfeiçoarem suas aptidões físicas; ela os estimula socialmente de forma muito positiva. Queremos encerrar a competição, que integra um vasto calendário esportivo no nosso município, com uma bonita cerimônia na qual os vencedores receberão medalhas e troféus”, disse Marcos.

Os jogos estão acontecendo sempre a partir das 19 horas no Ginásio Poliesportivo Municipal José Araujo Filho. Nas semifinais, disputadas nesta terça-feira, jogam: Elisa X Olho D’água (Pré-mirim); Língua de Vaca x Frei Damião (Mirim); ADDI x Lula (Infantil) e Lula e Arapuá (Feminino). Na quarta-feira (09), se enfrentam Arapuá x Frei Damião (Pré-mirim); Olho D’água x ADDI (Mirim); Porto x Olho D’água (Infantil); Tabuleiro Alto e Picada (Feminino).

Dificuldade orçamentária compromete revisão eleitoral

ITAJÁ – Embora aprovada no fim de 2011 na alçada do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), em Natal, a recontagem de eleitores nas cidades de Itajá (Vale do Açu) e Rafael Godeiro (Alto Oeste) não deverão realizar-se mais, pelo menos antes do processo eleitoral de 7 de outubro, por conta da inexistência de dotação orçamentária para atender tal demanda.
A informação foi revelada pelo chefe do Cartório Eleitoral da 29ª Zona, com sede em Assú e que compreende os municípios de Ipanguaçu, Itajá, Carnaubais e Porto do Mangue, Arthur Nascimento da Costa.
Ele contou que, antes mesmo da determinação do TRE, a 29ª Zona havia reivindicando a revisão eleitoral, em se tratando de sua área de abrangência, para Itajá, Carnaubais e Porto do Mangue.
“Essa solicitação foi feita pelo juiz eleitoral na época, de ofício, e foi negado também para 2012 a realização dessas revisões por motivo de orçamento”, observou Arthur Nascimento.
“Para fazer revisão [eleitoral] é um orçamento federal (…) e todas as revisões a partir de 2009 têm que ser biométricas, então é um tipo de revisão que é muito mais custosa para o estado”, explicou. Sem previsão orçamentária definida, não existe sequer expectativa de quando a atividade poderá acontecer. 
Ações foram deferidas pelo TRE após denúncias
As correições em Itajá e Rafael Godeiro foram deferidas pelo TRE em acatamento à reivindicação formulada pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN).
A instituição pleiteou a revisão eleitoral com coleta de dados biométricos, prioritariamente, nos dois municípios. Os pedidos de prioridade foram enviados ao TRE em razão de as referidas localidades apresentarem indícios de irregularidades na constituição do eleitorado, preenchendo cumulativamente todos os requisitos legais para revisão. No caso de Rafael Godeiro, foi denunciado à PRE/RN que o atual prefeito, Abel Belarmino de Amorim Filho (PSB), teria arregimentado eleitores por intermédio de transferências eleitorais fraudulentas.
Nas eleições de 2008, ele teria se utilizado do mesmo mecanismo para transferir o domicílio eleitoral de cerca de 600 eleitores para o município. O caso já é objeto de investigação na 55ª Zona Eleitoral.
Ainda sobre Rafael Godeiro, foi constatado que o número de eleitores (3.078) no município atualmente é superior à população da localidade no ano de 2010 (3.063 habitantes). Situação semelhante foi verificada em Itajá, onde se observou que o percentual de eleitores (6.533) em relação à população no ano de 2010 (6.932) é de 94,53%, ou seja, excede ao percentual de 65% previsto na lei ou de 80% fixado pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Mossoroense

Campanha de vacinação contra gripe segue até 25 de maio


O “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Gripe foi realizado neste sábado, 5 de maio. No Rio Grande do Norte mais de 1.700 postos&nbspestavam disponíveis para a vacinação contra o vírus da influenza, das 8h às 17h.&nbspA campanha segue até 25 de maio.
A meta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é imunizar cerca de 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa 484.283 pessoas em todo o estado.
Podem se vacinar as pessoas com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes, os povos indígenas e a população prisional.

Conselho decide hoje sobre processo contra Demóstenes

O Conselho de Ética do Senado deverá aceitar nesta terça o pedido de abertura de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Será o primeiro passo para o início do processo de cassação do mandato do senador que aparece na operação Monte Carlo, da Polícia Federal, como um dos integrantes da organização do contraventor Carlos Augusto Ramos, conhecido por Carlinhos Cachoeira.

A expectativa é que o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) com o pedido de abertura do processo seja aprovado com a unanimidade dos votos dos 15 conselheiros.

Na avaliação de um dos integrantes do Conselho de Ética, a situação de Demóstenes é “muito delicada”, “não é nada confortável”. Os senadores acusam Demóstenes de ter mentido ao negar ter relações com Cachoeira. Este foi um dos argumentos usados por Humberto Costa no parecer de 63 páginas apresentado na semana passada. No relatório, Costa alegou que Demóstenes “faltou com a verdade”, o que configura quebra de decoro, ao afirmar que militou contra a legalização dos jogos de azar no País e só mantinha “relações sociais” com Cachoeira, em discurso feito em 6 março último, no plenário do Senado. Na ocasião, Demóstenes subiu à tribuna para explicar o recebimento de presentes de casamento de Cachoeira.


- Publicado por Robson Pires

PEC do Trabalho Escravo pode ser votada hoje

Depois de dez anos tramitando no Congresso, a  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo (438/01) pode ser votada hoje (8), em sessão extraordinária no plenário da Câmara dos Deputados. Organizações da sociedade civil, centrais sindicais e o governo estão se mobilizando desde o ano passado para a votação da PEC.

A proposta prevê a expropriação de propriedades rurais ou urbanas onde for constatado trabalho escravo. Segundo o texto, o proprietário não terá direito a indenização, e os bens apreendidos serão confiscados e revertidos em recursos a um fundo cuja finalidade será definida em lei.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons