i

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu abre inscrições para cursos de qualificação profissional do Pronatec

200 vagas são oferecidas em 10 cursos nas mais diferentes áreas de forma gratuita. 

Em busca de democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) realizará nos dias 19 e 20 desta semana as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo a secretária da SEMTHAS, Cristina Oliveira, os cursos integram o programa Pronatec na perspectiva de aumentar as oportunidades através da qualificação profissional para o mercado de trabalho. “Estão sendo oferecidos, gratuitamente, cursos para qualificação profissional para estudantes e trabalhadores. Um dos principais critérios é que os integram tenham tenha renda per capita de até R$140”, explica a secretária, Cristina Oliveira. 

As inscrições acontecerão na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, localizada na Avenida Luiz Gonzaga, nº 961 - Centro das 7 às 17 horas, os interessados deverão portar cópias documentos como: RG, CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS).

Estão sendo oferecidas 200 vagas no total para os cursos de auxiliar de cozinha, auxiliar de recursos humanos, contador de histórias, eletricista instalador predial de baixa tensão, gesseiro, mecânico de máquinas agrícolas, pedreiro de alvenaria, pintor de imóveis, recepcionista e tratorista agrícola.

Horário de verão 2013/2014 começa no dia 20 de outubro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o início do horário de verão para às 0 horas do dia 20 de outubro de 2013. Neste período, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora.

O estado da Bahia (que participou do horário de verão em 2012) não fará parte do programa este ano, conforme confirmou o governador baiano, Jaques Wagner.
horario_de_verao_m
No dia 16 de fevereiro de 2014, os relógios serão atrasados em uma hora, com o fim do horário de verão.
Com a mudança de horário, os fusos do Brasil se organizam da seguinte forma em relação ao horário da capital do país:
- 2h: os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
- 1h: os estados do Nordeste (inclusive Bahia), Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
0h: as regiões Sul e Sudeste, junto com os estados da Bahia e Goiás adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.
Gerlane Lima, Nominuto.com

Casal é preso após tentar vender a filha através do facebook

imagemO homem preso em flagrante suspeito de tentar vender, junto com a esposa, a filha de dois anos, disse em depoimento à polícia que não pretendia entregar a menina, mas sim aplicar um golpe e ficar com o dinheiro. O casal foi preso na noite de terça-feira (17) e ocorreu em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife . A negociação foi feita por meio do Facebook com uma mulher de Campina Grande (PB), que resolveu denunciar o caso à Polícia Civil e ao Ministério Público, ambos da Paraíba.
O delegado do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) do Recife, Geraldo da Costa, conta que o suspeito era foragido do regime semiaberto do estado do Rio de Janeiro. “Ele assume que fez um perfil falso. Embora a mulher também tenha participado, ele insistiu que foi apenas ele que fez a negociação. O suspeito alegou que a intenção não era entregar a menina, era só pegar o dinheiro. Na realidade, segundo ele, seria um golpe que ele ia passar”, detalha.
A mãe da menina alegou que não teria condições de trabalhar e ficar com a criança ao mesmo tempo, mas teria entrado em contradição durante o depoimento. “Ela disse que estavam passando necessidade, depois disse que não sabia. Ela estava com o cartão do banco na mão, queria que a filha mais velha do suspeito viesse para pagar a fiança, mas quando soube do valor, desistiu”, afirma Costa.
Como não pagaram a fiança de R$ 15 mil para cada um, o pai da menina foi para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu Lima, Grande Recife, enquanto a mãe foi encaminhada à Colônia Penal Feminina, no Recife. O casal de cariocas, que não vive mais junto, foi autuado em flagrante por entrega de filho a terceiro mediante pagamento ou recompensa, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles podem pegar um pena de até quatro anos de reclusão.

Melão do RN ganha selo que atesta exclusividade do produto potiguar

download (1)O melão amarelo produzido em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi contemplado com um selo que garante identidade e exclusividade à fruta potiguar. A conclusão do processo durou quatro anos de pesquisas e estudos. A certificação em questão é de Indicação Geográfica de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), que realizou os estudos junto ao Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), a Indicação Geográfica é um certificado que atesta a procedência regional e a qualidade de um produto, garantindo proteção e diferenciação no mercado. O certificado garante maior credibilidade do produto junto ao mercado e potencializa o valor comercial.
Ao delimitar a área de produção e restringir o uso do produto aos produtores da região (normalmente reunidos em entidades representativas), a IG ajuda a manter os padrões de qualidade do produto e impede que outras pessoas utilizem o nome da região em produtos ou serviços indevidamente. O melão de Mossoró foi contemplado com o registro de Indicação de Procedência, que é um tipo de IG que se refere ao nome do local que se tornou conhecido por produzir, extrair ou fabricar determinado produto ou prestar determinado serviço.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons