i

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE IPANGUAÇU PARTICIPA DE REUNIÕES EM NATAL E ENCAMINHA PROJETOS

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu, José Ferreira da Cunha está há dois dias em Natal onde se reuniu com órgãos estaduais e manteve alguns contatos na perspectiva de lutar por projetos já encaminhados, e que venham a contribuir com o fortalecimento do meio rural, dando aos trabalhadores do campo condições de vida e a merecida dignidade.

Como sempre teve o apoio do chefe do executivo, prefeito Leonardo Oliveira, o trabalho de José Ferreira tem sido marcado por muitas cobranças junto as mais diversas instâncias do governo estadual. Ontem 23 e hoje 24/08, o secretário está na capital potiguar participando de reuniões com membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável Rural (CEDRS). A discussão gira em torno do seguinte tema: "Políticas Públicas de Assistência Técnica".

Para José Ferreira, o encontro se consolida como o primeiro grande instrumento de avanço pela busca do desenvolvimento rural sustentável através de um acompanhamento sério de técnicos agrícolas. Esses profissionais dão suporte máximo aos projetos de assentamentos por meio de técnicas avançadas e orientações baseadas em estudos ou pesquisas. Mas nos últimos anos a produção agrícola nessas áreas sofreu uma forte queda por razões diversas, inclusive pela falta de técnicos agrícolas.

Aproveitando a viagem, o secretário Ferreira reforçará hoje terça-feira, o pedido de agilização para efetivação de projetos e liberação de recursos na Secretaria de Desenvolvimento Solidário. Na Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos fará cobranças a respeito dos poços tubulares que serão construídos em comunidades rurais de Ipanguaçu onde a água consumida pelos moradores não é absolutamente potável.

O secretário lembrou ainda que o projeto dos poços tubulares será estendido em outras áreas do município assegurando o líquido precioso para todas as famílias da zona rural que não têm acesso a água de boa qualidade. O projeto dos poços é uma questão de saúde pública e por isso preocupa o prefeito Leonardo Oliveira.

Cassimiro Júnior
Assecom

Trabalhadores rurais buscam aumento salarial de 15%



IPANGUAÇU - Está previsto para hoje, 24 de agosto, o início da rodada de conversações entre representantes do patronato rural e de sindicatos de trabalhadores do setor sob intermediação da unidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Mossoró.
Neste dia, de acordo com o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu, no Vale do Açu, João Batista Mota de Oliveira, "João das Peças", será entregue oficialmente a pauta de reivindicações da categoria assalariada.
"O encontro de amanhã (hoje) é na realidade apenas para que os sindicatos apresentem a proposta oficial que será analisada pelos empresários que, em seguida, irão apresentar a contraproposta", sintetizou o representante sindical.
O documento reivindicatório foi aprovado de forma conjunta por todos os sindicatos vinculados ao Polo Sindical Rural Assú-Mossoró, que compreende aproximadamente 14 municípios. Seu texto final foi avalizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn).
"João das Peças" disse que, além da manutenção de alguns direitos adquiridos pelos agricultores assalariados, a pauta procura garantir a conquista de novos benefícios. Apesar de reiterar que todos os tópicos da pauta são importantes, o sindicalista reconheceu que o que atrai mais curiosidade dos empregados é a proposta de fixação do novo teto salarial da categoria.
"Neste item nós mantivemos um gatilho de 15% por sobre o valor do novo salário mínimo que brevemente será anunciado pelo Governo Federal", registrou o dirigente sindical.

TELECENTRO
O presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu confirmou que a entidade será uma das contempladas em todo o Estado com a implantação de centros de inclusão digital - os chamados telecentros.
O empreendimento é fruto de uma parceria dos sindicatos com a Fetarn e a Confederação dos trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília. "João das Peças" frisou que, de um total de mais de 140 cidades do Rio Grande do Norte onde existem sindicatos, somente 24 municípios foram beneficiados neste primeiro instante. "Sem dúvida alguma é um grande investimento que favorecerá nossos trabalhadores rurais", concluiu.

Fonte: O mossoroense

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA ENVIA DOCUMENTOS PARA GARANTIR PROJETO CASA DIGITAL



A Associação Comunitária Sócio Cultural da Picada (ACOSP), entidade sem fins lucrativos foi nascida em 2005 de um sonho alimentado por um grupo de mais de 40 jovens de enaltecer a cultura local. Depois de muitas dificuldades para caminhar, atualmente, a associação alegra-se com a contemplação do projeto territórios digitais, sendo uma ação pertinente do programa territórios da cidadania através do Ministério das Comunicações.

O Território Digital resume-se na instalação de uma Casa Digital e pode ser instalado em escolas de assentamentos rurais, sindicatos ou em municípios integrantes do projetoTerritórios da Cidadania do governo federal. O objetivo das casas, é promover a inclusão social e digital dos moradores das comunidades atendidas.

O prédio da ACOSP será o local definido onde vai funcionar a Casa Digital com 11 computadores, servidor, impressora e demais instrumentos de acessibilidade. Geralmente, como vem ocorrendo em outras regiões o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério das Comunicações são os responáveis pela capacitação dos usuários e pelo fornecimento e instalação dos equipamentos.

O secretário de agricultura de Ipanguaçu José Ferreira José Ferreira da Cunha e Clemente Fernandes membro da ACOSP acreditam na possibilidade da prefeitura municipal dá sua parcela de contribuição para o sucesso do projeto, inclusive no que diz respeito a execução de um serviço de adaptação do prédio onde funcionará a Casa Digital.

Na última semana José Ferreira da Cunha manteve contato direto com o presidente da ACOSP Josivan Rodrigues, com o qual conversou atentamente e esclareceu todas as exigências do pojeto como o envio da documentação da associação e tantos outros dados importantes da mesma, tudo isso para acelerar o processo de instalação.

Cassimiro Júnior
Assecom


IBERÊ: VOU ESTIMULAR AINDA MAIS A AGRICULTURA FAMILIAR NO MEU PRÓXIMO GOVERNO

O governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição, afirmou em seu programa político que, nos próximos quatro anos, vai levar o programa “Compra Direta” a todos os municípios do Rio Grande do Norte, ampliando o estímulo à agricultura familiar.



O “Compra Direta” é um programa do governo estadual em parceria com o governo federal, que garante a compra de toda a produção dos pequenos agricultores por um preço justo e sem a presença de intermediários. O programa já beneficiou mais de 1,6 milhão de pessoas no Estado.

“É isso o que eu chamo de desenvolvimento econômico com avanço social imediato, quem produz vende, quem consome o produto, vive mais e melhor”, destacou o governador, durante o programa eleitoral exibido na noite desta segunda-feira (23).

Ex-governadora e candidata ao Senado pela Vitória do Povo, Vilma de Faria ressaltou que o sucesso do programa se deve à parceria entre o governo do PSB e o presidente Lula.

“O extraordinário resultado do programa Compra Direta no Rio Grande do Norte é mais uma vitória da parceria entre o Governo do Estado com o presidente Lula. Esse trabalho contou com a participação especial de Iberê, que planejou as ações e soube acompanhar, passo a passo, o desenvolvimento do programa”, explicou Vilma de Faria.

Mais resultados

Iberê enfatizou que a parceria com o presidente Lula continua trazendo resultados positivos para o Rio Grande do Norte.

“O Ministério do Desenvolvimento Agrário acaba de liberar mais R$ 200 milhões para a agricultura familiar no Estado e viabilizar a safra 2010/2011”, completou o governador.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, também defendeu a continuidade da parceria entre o governo do PSB no RN e do PT no Brasil, para que o Estado avance na melhoria de vida dos agricultores.

“Essa parceria entre o governo federal e o governo estadual tem melhorado muito a vida das pessoas no Brasil e aqui no Rio Grande do Norte. Na área rural, por exemplo, que é onde eu trabalho, as melhorias têm sido muito grandes. Isso porque o governo federal e o governo estadual, o Lula e o Iberê, têm trabalhado juntos, e esse trabalho junto tem gerado maior produção, alimentos de melhor qualidade a preços justos pra toda população. É assim que a gente quer continuar trabalhando”, disse o ministro.

“Antes, muita gente do campo vinha para as cidades em busca de oportunidades. Hoje, as oportunidades estão no campo. As pessoas crescem nestas regiões, felizes e confiantes. Por isso, eu digo que quem vive nos grandes centros, apesar de não ver os avanços que acontecem na zona rural, já sentem a mudança, pois a revolução que o setor rural está vivendo ajuda também quem vive fora dele e vai continuar ajudando, porque o estímulo à agricultura vai ser ampliado no meu próximo governo, com o incentivo da presidente Dilma, que já me garantiu todo o apoio nas ações para o desenvolvimento do setor rural”, destacou Iberê Ferreira.


Fonte: Blog Iberê 40

Grupo armado invade comitê de Wilma



Bandidos levaram computadores, celulares, jóias e carro do vereador Adenúbio Melo
A ex-governadora Wilma de Faria, candidata do PSB ao Senado, estranhou o assalto ao seu comitê, ocorrido ontem. Seis homens armados, sendo dois encapuzados, fizeram um arrastão na casa, localizada em Lagoa Nova, Natal, no final da manhã de ontem, enquanto ela participava de um comício em Nova Cruz. O grupo entrou no comitê rendeu as cerca de 20 pessoas que se encontravam no local e levou cinco lap tops, 13 aparelhos celulares e pertences, como dinheiro, alianças, relógios e correntes. Na saída, os assaltantes tomaram o carro do vereador Adenúbio Melo (PSB), candidato a deputado federal, e fugiram. O veículo, uma Pajero, foi abandonada em San Vale, na tarde de ontem. O vereador não se encontrava no comitê, apenas o seu motorista que tinha ido pegar material de campanha.


A ex-governadora estranhou a ação e o foco em computadores e telefones Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Por meio da assessoria de imprensa, a ex-governadora Wilma de Faria declarou: "é muito estranho que alguém faça um assalto a um escritório de campanha com o objetivo de levar celulares e computadores".

Além de comitê, a casa funciona como escritório de articulação política da campanha de Wilma ao Senado. Nos computadores, segundo a assessoria dela, haviam informações como contatos de lideranças políticas que a apoiam e agenda de audiências. A assessoria garantiu que, dentre as informações, não há nada confidencial (a não ser os números de telefones) ou que possa vir a trazer prejuízos à campanha da postulante ao Senado pelo PSB, caso venha a vazar.

No momento do assalto, Wilma de Faria encerrava caminhada pela feira livre de Nova Cruz ao lado dos candidatos ao Senado, Hugo Manso (PT), a deputado estadual Claudio Porpino (PSB) e a reeleição, deputada federal Fátima Bezerra (PT).

De acordo com o tenente da Polícia Militar Águiar Filho, os bandidos chegaram armados e anunciaram o assalto, que durou aproximadamente 20 minutos. O vereador Adenúbio Melo disse que seu motorista ainda levou uma coronhada, mas está bem. "Graças ao bom Deus, que tem guardado a minha vida, tudo não passou de um susto. Mas nós confiamos no trabalho da nossa polícia e vamos esperar que tudo acabe bem", disse Adenúbio Melo.

Fonte: DN online

Núcleo da OAB/RN promoverá 1º Seminário Jurídico para profissionais do Vale do Açu

ASSÚ - Idealizado pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB/RN), sediada em Assú, acontecerá de hoje, 24, até sábado, 28 de agosto, a realização do 1º Seminário Jurídico do Vale do Açu. De acordo com informação prestada pelo presidente da subseção, advogado Ivanaldo Paulo Salustino e Silva, o evento está inserido nas comemorações alusivas à Semana do Advogado. O tema central do seminário já foi definido: "Os 20 Anos do Código de Defesa do Consumidor".
"Nós consideramos que este tema é atual pelo fato de estar presente no cotidiano do cidadão de uma maneira em geral", justificou o presidente da unidade regional da OAB/RN. Ivanaldo Salustino declarou que a programação oficial, que está em processo de elaboração, contará com a participação de grandes preletores de renome regional e nacional especialmente convidados para essa oportunidade. Um dos palestrantes já confirmados é o desembargador Hector Valverde Santana, titular da 2ª Vara de Família do Distrito Federal.
Ele exerce também o posto de presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon). O juiz Hector Valverde, da 2ª Vara de Família de Brasília, foi eleito o presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon). O magistrado foi indicado e eleito por unanimidade para ocupar o cargo no biênio 2010/2012. A eleição ocorreu em maio passado por ocasião do 10º Congresso Nacional de Direito do Consumidor, em Florianópolis (SC). Essa é a segunda vez que um magistrado assume o comando da entidade.
O elenco de palestrantes ainda inclui o diretor-geral da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte (Procon/RN), Jorge Alberto Madruga. O presidente da subseção da OAB/RN adiantou que o primeiro dia de programação, 24 de agosto, será voltado exclusivamente para advogados, estudantes de Direito e estagiários ligados à área jurídica. "Isso porque, nesse dia, as atividades previstas se voltarão especificamente para essas categorias", argumentou. As palestras versarão sobre os temas "Prerrogativas na Advocacia" e "As Atribuições do Tribunal de Ética da Advocacia".


ITINERÁRIO


O evento se desenvolverá durante os cinco dias nas dependências do auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), na cidade do Assú. O ciclo de palestras, mesas-redondas e debates ocorrerá de hoje até sexta-feira próxima, sempre a partir de 19h.
O encerramento do 1º Seminário Jurídico do Vale do Açu será marcado pela palestra do juiz Hector Valverde, às 9h. "Esperamos poder contar com o comparecimento de todos os colegas advogados do Vale do Açu e proximidades nesta programação que acreditamos será uma grande jornada jurídica para a região", concluiu Ivanaldo Salustino.


Fonte: O mossoroese 

Com vagas no RN, inscrição grátis em curso de petróleo e gás termina nesta terça


Os beneficiários do Bolsa Família têm até esta terça-feira (24) para fazer de graça a inscrição ao processo de seleção pública que o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) vai fazer para qualificar mão-de-obra e atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás, especialmente às da Petrobras.  

 
A isenção da taxa também é garantida às pessoas inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais.
Para pedir a isenção, basta preencher a ficha de inscrição, que está na internet, na página do Prominp (www.prominp.com.br), e preencher o Número de Identificação Social (NIS). O beneficiário que não souber o NIS deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social ou outro local de atendimento do Bolsa Família do município ou uma agência da Caixa Econômica Federal. Para solicitar o número, deve apresentar documento de identidade.
Quem não cumprir o prazo para obter a gratuidade poderá fazer a inscrição até o dia 12 de setembro, mas terá que pagar uma taxa que varia de R$ 24 a R$ 60, de acordo com o nível da capacitação. São oferecidas 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior.
Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas através do site do Prominp (www.prominp.com.br) ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Outros postos serão criados no decorrer do período de inscrições e divulgados no site do programa. O processo será executado pela Fundação Cesgranrio.
Serão oferecidas vagas para os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons