i

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Papai noel dos correios chega a crianças do Ovídeo Montenegro


O Papai Noel dos correios chegou para as crianças da Escola Ovídeo Montenegro. Alguns presentes foram doados aos alunos da professora Iracelía Miranda, que incentivou os alunos a escrever as cartinhas ao bom velhinho.

A campanha dos correios ocorre anualmente, as cartinhas podem ser adotadas em uma agência dos correios mais próxima. Os presentes doados são entregues pelos carteiros. 

Foto: Facebook de Iracelía 

Cidade de Natal completa hoje (25) 414 anos

Um das cidades nordestinas mais procuradas pelos turistas, Natal (RN) comemora 414 anos nesta quarta-feira (25). Entre as atrações da comemoração, destaca-se a apresentação do espetáculo “Um presente de Natal”, que vai até a quinta-feira (26) na Praça da Árvore do bairro de Mirassol, sempre com início às 19h.
Em 2012, a cidade registrou mais de 1,2 milhão de desembarques nacionais e 5,5 mil desembarques internacionais, confirmando a forte vocação turística do estado. Os dados são do Anuário Estatístico 2013 do Ministério do Turismo. Com a intenção de qualificar a recepção aos visitantes da Copa do Mundo de 2014, o MTur investiu R$ 334,7 mil na construção e reforma de Centros de Atendimento ao Turista em Natal. Além disso, a capital foi contemplada pelo PAC do Turismo em 2013, recebendo R$ 30 milhões para a reforma do Centro de Convenções.
Sol o ano inteiro
Segundo os moradores, a cidade tem quatro estações bem parecidas: verão, “quentura”, calor e mormaço, o que garante aos visitantes praia e sol o ano todo. O litoral norte de Natal se destaca pela beleza de dunas, lagoas e praias de Genipabu. Nas lagoas de Pitangui e Jacumã, o turista pode experimentar manobras radicais dirigindo pequenos bugs que costeiam lindos espelhos d’água. Além disso, dá pra se aventurar no divertido “esquibunda”, atividade que leva o turista, sentado em uma prancha, a descer (com emoção) as dunas de areia em alta velocidade.
No litoral sul, o famoso vilarejo de Pipa concentra algumas das mais belas praias da região e na badalada Pirangi do Norte, o maior cajueiro do mundo atrai visitantes de diversas nacionalidades. Se o passeio for com crianças, a dica é visitar as piscinas naturais de Pirangi do Sul.
Apesar das temperaturas convidativas, nem só de praia vive Natal. O Forte dos Reis Magos, monumento tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), traz heranças da época da colonização. Compõem esta construção de mais de 400 anos uma capela, vãos em arcos, a Casa da Pólvora e uma cisterna. Bem próximo ao Forte, o turista pode visitar o bairro histórico da Ribeira, de onde partem barcos pesqueiros e grandes navios do rio Potengi.

Francisco: “Jesus veio para nos libertar das trevas e nos dar a luz”

O papa Francisco celebrou na noite de ontem (24), no primeiro Natal do seu pontificado. Milhares de fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo lotaram a Basílica de São Pedro para participar da tradicional cerimônia, concelebrada por mais de 300 cardeais, bispos e sacerdotes. O pontífice observou não tratar-se apenas de um fato emotivo, sentimental. “Comove-nos porque exprime a realidade profunda daquilo que somos: povo em caminho, e ao nosso redor, mas também dentro de nós, há trevas e luz”, observou.
Recordando o curso da história ao longo do caminho da salvação, partindo do nosso pai na fé Abraão, o Bispo de Roma recordou a nossa identidade de fiéis qual povo peregrino que caminha para a terra prometida. “E nesta noite, enquanto o espírito das trevas envolve o mundo, renova-se o acontecimento que sempre nos maravilha e surpreende: o povo em caminho vê uma grande luz, que nos faz refletir sobre este mistério do andar e do ver”.

Francisco frisou que aquele que odeia seu irmão nas trevas caminha, sem saber para onde vai, porque lhe cegaram os olhos. “A graça que se manifestou no mundo é Jesus, nascido da Virgem Maria, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Entrou na nossa história, partilhou o nosso caminho. Veio para nos libertar das trevas e nos dar a luz. Nele manifestou-se a graça, a misericórdia, a ternura do Pai: Jesus é o Amor feito carne”. Ao término, Francisco deixou o Altar da Confissão deslocando-se com a imagem do Menino Jesus até a entrada da nave central, onde depositou o Menino na manjedoura do presépio montado na Basílica Vaticana.

Adolescentes e jovens apresentam auto do natal, levando emoção ao interpretar o nascimento do menino Jesus

Elenco contou com a participação de alunos das escola da rede municipal, programas e projetos sociais. 

A praça da matriz Nossa Senhora de Lourdes foi palco nesta véspera de natal, dia 24, do Auto do Natal 2013, promovido pela Prefeitura de Ipanguaçu através das Secretarias de Cultura e Turismo, Assistência Social e Educação. 

Na sua terceira edição o Auto do Natal teve como tema, “A luz do Anjo Gabriel”. Envolvendo mais de 50 pessoas, sendo 40 deles atores do elenco principal do espetáculo e bailarinos, os artistas ipanguaçuenses fazem parte dos programas, projetos sociais e alunos da rede municipal atendidos pela Prefeitura do município.

A jovem Layanne Patrícia é uma delas, ela faz parte do Projovem Adolescente e do grupo de teatro da Secretaria de Cultura. Interpretando Maria de Nazaré, à mãe do menino Jesus, Layanne fala da felicidade em participar por mais um ano do auto do natal, desta vez interpretando Maria, “fiquei feliz quando soube que iria interpretar, Maria, um dos papeis principais na história do nascimento do menino Jesus, o espetáculo este ano se tornou ainda maior, ficamos contentes por tudo ter dado certo”, fala a jovem de 17 anos.

Nilber Alcântara, diretor e professor de teatro, disse que toda a produção para o espetáculo durou mais de 5 meses, envolvendo participantes das mais diversas comunidades e bairros do município. “Iniciamos com oficinas de preparação, para ensinar técnicas ao grupo e logo após fazer a escolha do elenco. Concluímos o auto do natal, na certeza de dever cumprido, acredito que a comunidade de Ipanguaçu aprovou a apresentação do talento local” fala o diretor.

O Auto do Natal – “A luz do Anjo Gabriel” contou com a duração de 1h de espetáculo, tendo a praça Nossa Senhora de Lourdes lotada para a apresentação. 

O prefeito da cidade, Leonardo Oliveira, frisa que o auto de natal por mais um ano expressa o espírito natalício, trazendo emoção e um show de interpretação pelos jovem do município, “o nosso povo é muito talentoso, temos tentando valorizar isso, o elenco são alunos de nossas escolas e jovens atendidos por programas e projetos sociais, fico feliz vendo frutos como estes no palco emocionando não só a mim, mas suas famílias e toda a cidade que prestigia está noite de Natal. Parabenizo todos pelos resultados alcançados, a cultura a cada dia, mas viva do que nunca.”, destaca. 

O auto de natal vem fazendo parte da programação de emancipação política do município, a qual este ano completou 65 anos. Antes do espetáculo a banda filarmônica Elizaldo Rodrigues dos Santos apresentou um concerto musical. A banca conta com a participação de mais de 40 adolescente e jovem do município, e é mantida pela Prefeitura do Município através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Confira mais fotos, aqui.