i

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu entrega kits da rede cegonha a grávidas



Em Ipanguaçu mais de 41 grávidas participaram nesta sexta-feira (18) na Câmara de Vereadores da entrega kits da Rede Cegonha, contendo itens para os cuidados básicos com o bebê. 

Promovido através da parceria entre a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, o objetivo é entregar kits as futuras mães, assegurando também cuidados e o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento saudáveis.

Segundo a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, a parceria entre o governo municipal e federal faz parte do pacto na qual propõe um atendimento ainda mais humanizado, garantindo a realização de todos os exames, inclusive a ultrassonografia. “Nossas mulheres tem agora uma atenção a mais, o kit entregue é um complemento de todos os serviços. Estamos aperfeiçoando a saúde pública, construindo um serviço ainda mais de qualidade”, disse. 

A estratégia é que Rede Cegonha consiga implementar uma rede de diminuição da mortalidade neonatal. Hoje, além da parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura promove a entrega de kits de bebê a centenas de mães anualmente, através do programa de atenção as gestantes da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), com a participação de médicos e a oferta de uma série de exames clínicos e laboratoriais.

A entrega dos kits contou com ainda orientações as mães, antes e depois do parto. A s secretárias, Cristina Oliveira (Assistência Social), Vera Lúcia (Planejamento e Administração), Fernando Neto (Cultura e Turismo), Rayron Ribeiro e Rodinney Carlos (Conselheiros Tutelares), agentes de saúde e enfermeiros prestigiaram a solenidade.

Veja mais fotos, aqui.

Prefeitura de Ipanguaçu certifica através do Pronatec mais 190 alunos


 Parceria já qualificou na cidade mais 280 pessoas. Prefeitura prevê novos cursos até o fim do ano. 

A qualificação profissional é uma das principais ferramentas para gerar autonomia e conseqüentemente emprego e renda as pessoas, pensando nisso a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) vem capacitando centenas de pessoas nas mais diversas áreas do mercado. 

Nesta última quinta-feira (17), o governo municipal promoveu a certificação de mais de 190 alunos dos Cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), realizado em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí. 

Maria Concebida da Costa de 48 anos é pescadora, dona de casa e uma das alunas do curso de operador de beneficiamento do pescado. Maria Concebida, que mora próxima a Lagoa de Ponta Grande, segunda maior lagoa de água doce do estado, fala que agora está sabendo aproveitar da melhor forma o paraíso aquático. 

“Eu já pesco há anos e vendo o peixe aqui na cidade mesmo, mais ao participar deste curso, soube que já perdi muito dinheiro. Eu vendia o peixe sem nenhum tratamento, hoje já estou produzindo file de peixe, e aproveitando tudo, com isso há uma valorização do preço” fala uma das alunas, que já está sabendo aproveitar os conhecimentos adquiridos. E conclui, “to com muitas expectativas, as encomendas já estão chegando, quero ganhar muito dinheiro e até contratar gente”, revela.

Maria Concebida não é a única a ser qualificada, ao todo 190 alunos foram beneficiados nos cursos de agricultor familiar, horticultor orgânico, programador web, recepcionista de eventos, agente de alimentação escolar, agente de informação turística e operador de beneficiamento do pescado. 

O estudante Jorge Soares de 19 anos, também é um desses. “Foi uma experiência muito boa, aprendi muito com esse curso. Antes esse tipo de trabalho precisaria contratar alguém de fora, agora temos pessoas que possam fazer esse tipo de trabalho, e eu pretendo atuar nessa área”, disse o jovem, conclui do curso de programador web. 

Diversas autoridades municipais participaram da solenidade, entre elas a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Cristina Oliveira, para ela os cursos é aporta para novas oportunidades, “a cada dia novas chances no mercado são abertas, e estamos preparando nossa cidade para estes novos desafios. Já estamos viabilizando novas parcerias, mais cursos que atenderam um público ainda maior, mas também já estamos pensando como articular esse profissional direto para o mercado”, frisa a secretária. 

A primeira dama e secretária de Planejamento e Administração, Vera Lúcia, prestigiou a noite, também representando o prefeito, Geraldo Paulino. Segundo Vera a administração municipal estará à disposição da população, buscando novas parcerias e oportunidades que melhorem a vida de cada ipanguaçuense, visando à independência e autonomia dos moradores. “Contem com o nosso prefeito, Geraldo na conquista de mais oportunidades. Agora também é a vez de todos os alunos darem os primeiros passos, e se esforçarem e dedicarem que podem está ocupado os espaços no mercado. Da gestão fica a torcida e apoio para que tudo se concretize”, disse. 

No início do mês 96 alunos também foram certificados através do Pronatec junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI nos cursos de auxiliar de cozinha, recepcionista, depilador e auxiliar administrativo 

Prestigiaram ainda a coordenadora dos Supervisores, Maria Hermínia do Nascimento – que esteve representando o coordenador Geraldo do Pronatec/Escola Agrícola – João Inácio, a supervisora do Pronatec em Ipanguaçu – Fátima Pessoa, a interlocutora municipal do Pronatec – Rayanne Ribeiro, os vereadores, Fonseca Filho e José Antônio os secretários Jeane Dantas (Educação), Edilson Júnior (Finanças e Tributos) e a subsecretária de Articulação Política, Luciene Alcântara, além dos professores. 

Veja mais fotos, aqui.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons