i

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu e a comissão pró-selo UNICEF promovem I Circuito de Esporte e Cidadania neste sábado

A Prefeitura de Ipanguaçu, através das secretarias de Educação e Esporte, em parceria com a Comissão Pró-Selo UNICEF, promove neste sábado (30), a partir das 15:30, o I Circuito de Esporte e Cidadania no município. O evento será sediado na escola municipal do Conjunto Habitacional Presidente Lula.

Segundo o articulador do selo UNICEF em Ipanguaçu, Luiz Antônio Tavares, o circuito tem o objetivo de promover a integração entre os alunos e a comunidade, através de esporte, cultura e ações de cidadania voltadas às crianças e adolescentes do município. “É o nosso primeiro circuito e a nossa expectativa é levar essa iniciativa a mais escolas de nossa cidade. Queremos que as crianças e adolescentes de Ipanguaçu tenham a cada dia mais oportunidades e acesso às praticas de esporte, cultura e lazer”, afirma.

Durante o evento, serão realizadas atividades de diferentes modalidades como futsal, voleibol, queimada, atletismo, corrida, jogos de tabuleiro, jiu-jítsu, dança e música, entre outros. O objetivo é estimular a participação de meninos e meninas em atividades esportivas junto à escola, a fim de melhorar os movimentos corporais e o raciocínio lógico, fortalecendo os vínculos sociais.

Em parceria com a UFERSA, prefeitura de Ipanguaçu implanta em maio cursinho pré-vestibular para alunos da Rede Pública de Ensino



Em Ipanguaçu, os estudantes da rede pública que estejam concluindo ou já tenham terminado o Ensino Médio contarão com um grande reforço para ingressar no Ensino Superior. Em reunião na Universidade Federal Rural do Semiárido, o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, acompanhado da secretária de Educação Jeane Dantas, tratou com o diretor do campus de Angicos, Joselito Medeiros, sobre a implantação de um cursinho pré-vestibular em solo ipanguaçuense. A reunião, ocorrida na última quinta-feira (26), também contou com a presença da coordenadora de extensão e Cultura da UFERSA, Rita Diana, e do coordenador do cursinho Eder Jofre.

De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, a implantação do cursinho em parceria com a UFERSA deverá ocorrer ainda no mês de maio. “Os estudantes do Ensino Fundamental já contam com o nosso apoio para enfrentarem o processo seletivo do IFRN. Agora, os que buscam entrar em uma faculdade contarão com o cursinho que, sem dúvidas, fará grande diferença”, afirmou.

Na etapa inicial, o curso pré-vestibular vai oferecer aulas presenciais a cerca de 60 alunos das escolas públicas da cidade. Outro importante ponto do projeto é que os próprios alunos que já estão na UFERSA ministrarão as aulas. Para isso, contarão com uma bolsa de incentivo paga pela prefeitura de Ipanguaçu. “Ficamos muito felizes com esta parceria, que vejo como uma grande oportunidade para que vários alunos tenham a chance de reforçar os estudos para entrar em uma das universidades espalhadas pelo Brasil”, disse a coordenadora de Extensão e Cultura da UFERSA, a professora Rita Diana.

Na oportunidade, o prefeito Leonardo Oliveira conheceu toda a estrutura do campus da Ufersa na cidade de Angicos e disse que a implantação da universidade é um importante passo na região para que mais alunos venham alcançar o Ensino Superior. “O projeto de expansão das universidades empreendido pelo governo federal busca enfrentar as desigualdades historicamente construídas, abrindo espaços para que os jovens alcancem novos patamares. Enquanto gestores públicos, nós temos que incentivar esses alunos na busca de um futuro ainda mais cheio de conquistas”, disse o prefeito.

Relator do Conselho de Ética começa a elaborar hoje parecer sobre Demóstenes Torres

Demostenes_Torres25
Brasília - O relator do Conselho de Ética, Humberto Costa (PT-PE), iniciou hoje (27) a elaboração do parecer que apresentará na quinta-feira (3) aos integrantes do colegiado sobre a possibilidade de abertura de processo de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), por quebra de decoro parlamentar.

Os senadores votarão o parecer no dia 8 de maio. O relator encerrou ontem (26) a leitura da defesa por escrito entregue pelo advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, ao Senado na quarta-feira (25). Humberto Costa frisou que a ação que tramita no Conselho de Ética da Casa é diferente da que está na Justiça, que se trata de um inquérito policial, com provas contundentes. "O que estamos analisando é quebra de decoro, ou seja, se a atitude do senador está de acordo ou não com os princípios da ética parlamentar".
Nesta fase preliminar dos trabalhos, analisa-se a possibilidade de abertura de processo de cassação com base nas denúncias de envolvimento de Demóstenes Torres em um esquema de corrupção e exploração de jogos ilícitos supostamente comandado pelo empresário goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que está preso em Brasília.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Wildes Barbosa/O Popular/Futura Press
 

Moto tomada de assalto na comunidade de Tabuleiro alto município de Ipanguaçu


Fato ocorrido e registrado dia 19/04/2012 na comunidade de Taboleiro Alto, Município de Ipanguaçu, trata-se de uma moto Honda Fan 150, ano 2011, cor prata, placa NNT-7181, IPANGUAÇU-RN, A mesma foi tomada juntamente com mais outra moto por dois meliantes em um GOL bola branco, gratifica-se muitíssimo bem a quem der informações que venham a mesma ser recuperada, Não sendo nescessario se identificar, fone pra contato 9907-8849 / 3331-6596 / 3335-4762

PT de Ipanguaçu realizará encontro municipal para definição de tática eleitoral

Os membros do Partido dos Trabalhadores em Ipanguaçu promoverão neste  sábado (28) na Câmara de Vereadores, encontro municipal de tática eleitoral e definição dos candidatos, que acontecerá às 19hs.

Segundo o coordenador do pólo do PT no Vale do Açu, Joildo Lobato, será discutida a conjuntura política nacional, estadual e municipal como subsídios para as eleições que ocorreram este ano, “nosso objetivo maior para este encontro será a construção de estratégias eleitorais definida pelo partido no município, assim referendando a pré-candidatura própria a prefeito, e os nomes postulantes dos pré-candidatos a vereadores que o partido apresentará” frisa Joildo.

Joildo Lobato ainda destaca que o momento vivenciado pelo PT a nível nacional e municipal contará para a consolidação do partido, “Na estância nacional e municipal o PT vem tendo importantes índices de aprovação, debateremos sobre esse momento vivenciado, e aproveitaremos o encontro para fazer uma avaliação do quadro político municipal e como encontra-se nossa política de alianças, seguindo as deliberações superiores do PT Nacional e Estadual” conclui.

O gestor do município de Ipanguaçu membro do diretório do PT, Leonardo Oliveira, também participará do encontro.

Desembargador Rafael Godeiro depões por 3 horas, mas conteúdo é segredo

O desembargador Rafael Godeiro  foi ouvido ontem, durante três horas, pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) César Asfor Rocha, relator do processo que afastou Godeiro e o desembargador Osvaldo Cruz de suas funções no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte por suspeita de corrupção.
O depoimento de Osvaldo também estava marcado para acontecer ontem, mas por conta dos problemas de saúde do desembargador, que foi submetido no início da noite a um cateterismo, procedimento realizado pelo médico Itamar Ribeiro, a defesa precisou ser adiada para uma data ainda a ser defi nida pelo ministro.
Somente depois que Osvaldo se defender, César Asfor Rocha encaminhará o processo para a procuradoria geral da República, que pode pedir diligências (produção de provas), apresentar a denúncia contra os dois desembargadores ou arquivar o processo.
O advogado Armando Holanda, que defende Osvaldo Cruz, foi a Brasília acompanhar o depoimento de Rafael Godeiro, mas não comentou a defesa. “Aqui o clima está ameno e a temperatura ambiente agradável”, ironizou o advogado enquanto o cliente dele aguardava a hora do cateterismo no quarto 225 do hospital da Unimed, em Natal.
O testemunho de Rafael Godeiro começou às 10h e só terminou às 13h. Na sala de audiência estavam o ministro relator, o desembargador, o advogado Bóris Trindade, um representante da procuradoria geral da República e um servidor auxiliar. Não foi possível registrar o depoimento através de imagens.
Como o processo corre em segredo de Justiça, a assessoria de comunicação do STJ não informou o conteúdo do depoimento.
Novo Jornal

IBGE: Mortalidade infantil cai 47% em dez anos; no Nordeste, queda superou 50%

A taxa de mortalidade total no país, que em 2000 era de 29,7‰, isto é, 29,7 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos, teve uma redução de 47,6% na última década. Segundo novos números do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de mortalidade infantil em 2010 foi de 15,6‰.


O declínio mais acentuado foi observado no Nordeste (58,6%) e o menor, no Sul (33,5%), região que já apresentava níveis relativamente baixos de mortalidade infantil.
O alto índice da redução chama atenção e, de acordo com o IBGE, é explicado, em parte, pelo aumento do salário mínimo e a ampliação dos programas de transferência de renda, que ajudaram a ampliar a renda especialmente da parcela mais pobre da população. Isso acarretou em queda das desigualdades sociais e regionais, atuando em favor da diminuição da mortalidade infantil no país.
Apesar dos altos declínios, o Brasil ainda precisa reduzir ainda mais a taxa para se aproximar dos níveis de mortalidade infantil das regiões mais desenvolvidas do mundo, que fica em torno de 5 óbitos de crianças menores de 1 ano de idade para cada 1.000 nascidos vivos.

Arimatea, Pordeus e Ricardo disputam voto da comunidade acadêmica

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está concluindo os preparativos para a eleição que vai compor a Tríplice de indicação ao cargo de Reitor. A consulta à comunidade acadêmica será realizada nesta sexta-feira, 27 de abril, no horário das 8 às 21h, nos quatro campi da UFERSA.

Na UFERSA Mossoró as urnas vão estar no prédio da Biblioteca Orlando Teixeira; em Angicos, na Sala do DCE que fica no Centro de Convivência; em Caraúbas, na Sala 2 da Escola Estadual Lourenço Gurgel e, em Pau dos Ferros, na Sala 30, do IFRN, Pau dos Ferros.

Estão disputando o cargo de Reitor os professores José de Arimatea de Matos, Vice professor Odolberto; Ricardo Henrique de Lima Leite, Vice professor Carmelindo e, Roberto Vieira Pordeus, Vice professor Barreto.

O voto é secreto com cada participante da votação optando por um único candidato. Para a contabilização será atribuído peso de 70% para o voto dos professores e peso de 15% para os estudantes e servidores técnico-administrativos. O eleitor que estiver enquadrado em mais de uma categoria deve exercer o direito de voto em apenas uma categoria.

No total, serão utilizadas 17 urnas por toda a UFERSA, sendo 9 no campus de Mossoró (7 urnas para estudantes, 1 para servidores e mais 1 para professores); 4 urnas em Angicos (2 para os discentes, 1 para os técnico-administrativos e 1 para os docentes), e, 3 urnas em Caraúbas (1 urna para os alunos, 1 para os técnico-administrativos e 1 para os professores). Já Pau dos Ferros terá a disposição apenas 1 urna, direcionada aos estudantes.

As listas para as escolhas e nomeação do Reitor e do Vice-reitor serão encaminhadas ao Ministério da Educação, com antecedência mínima de 60 dias do término do mandato do atual reitor.

Ufersa/Assecom

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons