i

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu capacita famílias de crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Visando a promover ganhos reais na qualidade de vida da população, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando uma série de capacitações com as famílias cujas crianças são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho infantil (PETI). Na semana passada, 20 famílias da comunidade rural de Serra do Gado participaram da capacitação de bolos, salgados e doces.

De acordo com a coordenadora do PETI em Ipanguaçu, Valéria Faustino, há grande interesse e procura por parte das famílias por atividades que venham a gerar ocupação e renda. “Não basta atendermos apenas às crianças, se as famílias também precisam de oportunidades. A prefeitura entende desta forma e, por isso, vem atender mais uma vez as famílias das comunidades onde o PETI está presente. Todas estas pessoas terão condições de contribuir individualmente com a renda de suas famílias”, afirma a coordenadora.

As outras comunidades onde o programa está presente também vão receber oficinas de capacitação. As próximas serão Porto e Pedrinhas, onde serão capacitadas mais de 60 famílias.

Para a secretária de Assistência social, Cristina Oliveira, além de influenciar positivamente na realidade financeira destas famílias, as oficinas também elevam a autoestima da população. “Elas são direcionadas a pessoas que tiveram poucas oportunidades e que, em breve, estarão aptas a vender seus produtos e adquirir mais uma fonte de renda. É uma ação que tem o potencial de mudar vidas”, diz a secretária.

Inscrições do vestibular da Uern devem ser feitas em novembro


A inscrição ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2012 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deve ser iniciada no começo do próximo mês de novembro e se estende até dezembro.

O período foi definido em reunião realizada na última sexta-feira, 23, pela Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).
A confirmação das datas depende de alguns ajustes internos que serão definidos nos próximos dias, segundo informa o diretor-coordenador da Comperve, José Egberto Mesquita.
De acordo com as datas apresentadas, o edital do PSV 2012 será lançado no final de outubro, os documentos dos inscritos serão entregues em dezembro e o cartão de inscrição será disponibilizado na Internet para impressão em janeiro.
A única coisa confirmada antecipadamente são as datas de aplicação das provas: 4 e 5 de março do próximo ano. "O restante do calendário está para se confirmar, pois depende de algumas respostas das pró-reitorias", explica Egberto, acrescentando que a previsão é que o próximo vestibular da Uern tenha 21 mil inscritos.
 
COMEMORAÇÃO
A Uern comemora nesta quarta-feira, 28, 43 anos de fundação. Uma Missa em Ação de Graça será celebrada às 8h, na Capela de Mãe Rainha. Às 19h, será realizada a Assembleia Universitária, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Durante a solenidade, serão agraciadas personalidades com a Comenda da Abolição. Neste ano, o tema da medalha é "Liberdade pela Dedicação à Arte e à Cultura Nordestina". Em virtude do movimento grevista dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, não houve tempo hábil para realizar a concessão dos títulos honoríficos. 

Entre os homenageados deste ano está o cantor e compositor Chico César, que atualmente é o secretário de Estado da Cultura da Paraíba. Também receberão a medalha: Deífilo Gurgel dos Santos (escritor folclorista), Marieta Lima de Medeiros (artista plástica) e Sebastião de Araújo Alves das Graças (professor do Conservatório de Música D'Alva Stella Nogueira Freire).


MAGNOS ALVES
Da Redação do JORNAL DE FATO

Dilma quer "conversa franca" com Fifa, diz jornal

Para acabar com desentendimentos acerca da Lei Geral da Copa, presidente quer se reunir com entidade

Para esclarecer os motivos que geraram desentendimento entre o governo federal e a Fifa a respeito da Lei Geral da Copa, a presidente Dilma Rousseff planeja se reunir com integrantes da cúpula da federação em Bruxelas, na Bélgica, já na próxima semana. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Blatter e Dilma durante evento da Copa no BrasilOntem (26), a presidente já teria solicitado à assessoria um encontro com os cartolas da entidade. A intenção é ter uma "conversa franca".

De acordo com Dilma, está havendo "uma plantação de supostas contrariedades" entre os interesses dos dirigentes e do governo brasileiro e, para isso, será necessário "conversar em busca de harmonia". A governante sustenta, ainda, que a Lei Geral da Copa, motivo do desentendimento, foi baseada em compromissos firmados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e está ancorada na Constituição brasileira.

Um dos tópicos da conversa será a questão das meias-entradas para ingressos de partidas do Mundial. A Fifa esperava que a Lei Geral da Copa não autorizasse os descontos, mas o interesse da entidade esbarrou em leis estaduais pelo país que legitimam a meia entrada, assim como o benefício para idosos, garantido por legislação federal. A presidente deve estar em Bruxelas na terça e quarta-feira da próxima semana.

* Fonte: copa2014.org.b

RN tem dez ambulâncias paradas

Na edição deste domingo (25) no Fantástico, da Rede Globo, foram mostrados vários estados brasileiros com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) paradas enquanto as pessoas precisavam do serviço. Destaque para Alagoas e Paraíba. O Rio Grande do Norte foi poupado. Não por acaso. Havia mais de 30 ambulâncias enferrujando no Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, em Natal, mas todas foram recuperadas e 20 já colocadas em funcionamento.

As outras 10 estão em garagens nos municípios de Macaíba (4) e Mossoró (6). No caso de Macaíba, o coordenador do Samu Metropolitano, o médico Luis Roberto Fonseca, aguardam a capacitação dos profissionais que vão atuar nas ambulâncias em quatro municípios do Litoral Leste. A capacitação começa no dia 29 e deve ser concluída em 30 dias, com o serviço de Samu no litoral leste começando a funcionar imediatamente.

Já na região Oeste do Rio Grande do Norte, o trabalho de ampliação do serviço de Samu, a partir da base de apoio em Mossoró, está mais lento. As seis ambulâncias que estão no pátio do Corpo de Bombeiros serão destinadas para as cidades de Areia Branca, Baraúnas, Apodi e Caraúbas. Cada uma destas cidades terá que providenciar a base de apoio e contratar um enfermeiro para atuar na equipe.. 

O custeio do combustível, do médico, do motorista e das peças da reposição e manutenção da Ambulância será mantido pelo Governo do Estado. Apesar do investimento ser relativamente baixo para os municípios, muitos ainda sequer começaram o processo de preparação para receber o serviço do Samu. Na região Oeste, apenas o município de Assú concluiu o processo e já recebeu a ambulância. Vai receber outra.

No Alto Oeste, as cidades de Pau dos Ferros e São Miguel estão mais avançadas, segundo destacou o médico Luis Roberto Fonseca. Quanto a Mossoró, caberá um investimento maior por parte da Prefeitura, pois será necessário ampliar a base já existente para operacionalizar (vai centralizar os pedidos de socorro de toda a região) e receber os pacientes que serão enviados por Areia Branca, Caraúbas, Apodi e Baraúna.

Luis Roberto disse que o médico regulador do Samu que vai atuar em Mossoró atenderá os pedidos de Socorro de toda a região Oeste e destinará a viatura do Samu que estiver mais próxima para socorrer. O secretário de Saúde, Domício Arruda, disse que espera que até o final de 2011 todas as ambulâncias paradas no Pátio do Corpo de Bombeiros de Mossoró já estejam funcionando, principalmente na região do Alto Oeste, onde os serviços de saúde são mais carentes.

Fonte: Jornal DE FATO

Ruan Montenegro confirma mudança de partido: saiu do PSDB e reforça fileiras do PRB de Ipanguaçu


Responsável pela função simbólica de líder do Governo municipal na instância da Câmara, o vereador Ruan Montenegro deixou a situação que talvez fizesse dele protagonista da única situação do gênero em todo o território nacional. Filiado ao PSDB, o parlamentar-mirim exercia a condição de líder de uma administração do PT, dirigida pelo prefeito Leonardo a Silva Oliveira. O fato pode ser considerado politicamente inusitado, visto que o PSDB – ao lado do DEM – são o dois partidos com os quais o PT possui maiores diferenças, inclusive existindo resoluções da legenda petista que representa certo impedimento nas relações com PSDB e DEM. Porém, no caso de Ipanguaçu, o fato de pertencer ao PSDB não vinha representando qualquer problema de ordem político para o vereador Ruan Montenegro. Entretanto, no final de semana que passou, o que poderá ser interpretado como um cenário de constrangimento político e até desconforto para o vereador deixou de existir. Domingo, Ruan Montenegro assinou sua ficha de filiação o PRB, partido que, na cidade, é liderado pelo atual presidente da Câmara Municipal, vereador Tunefis da Silva Morais. O acontecimento foi verificado dentro da grande programação partidária de partidos que compõem a base de sustentação do prefeito Leonardo Oliveira, ocorrida domingo último dia 25, na sede do Poder Legislativo de Ipanguaçu. Segundo o vereador Ruan Montenegro, a mobilização transcorrida domingo foi marcada por inúmeras filiações aos partidos da base aliada e, ainda, pela realização do encontro municipal do PT, partido do prefeito. Falando à reportagem da Rádio Princesa do Vale, Ruan Montenegro apresentou um relato da movimentação política ocorrida domingo passado em Ipanguaçu. 
 
Fonte: Rádio Princesa

Bancários paralisam atividades

Funcionários de todas as 131 agências no RN devem aderir ao movimento
 
A greve geral dos bancários começa hoje. A mobilização nacional prevê uma paralisação longa, de cerca de 20 dias ou mais, sob o propósito da categoria protestar contra o esquema bancário vigente. A categoria reivindica um reajuste de 26% nos salários, bem como a reposição integral das perdas salariais acumuladas desde 1994 com o Plano Real, o fim do assédio moral e das metas vistas como abusivas. Outros pontos como a contratação de novos bancários e isonomia entre funcionários antigos e novos fazem parte da negociação. No Rio Grande do Norte, todas as 131 agências bancárias existentes, somando 80 na capital e 51 no interior, participam da greve, somando cerca de 2.900 bancários mobilizados.

Em virtude da greve, os bancos funcionarão apenas com o serviço de auto-atendimento, que corresponde ao uso dos caixas eletrônicos e a página da internet, bem como as loterias e canais alternativos, o que já corresponde há mais de 30% de serviços prestados à população, conforme o previsto pela lei de greve. Segundo Marcos Tinôco, diretor de comunicação da Conlutas-RN, durante os dias parados, os bancários se organizarão em piquetes de frente às agências bancárias a fim de orientar a população e esclarecer os motivos que levaram à paralisação por tempo indeterminado.

Até a última sexta-feira, data em que ocorreu a assembléia que optou por deflagrar a greve, os bancos haviam oferecido um reajuste de 8%, bem abaixo do esperado pela categoria. "É desgastante e infeliz que a nossa categoria precise fazer esse tipo de ação grevista", analisa .

Baseado em dados do Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-Econômicos (Ilaese), Marcelo Tinôco explica que, desde a vigência do Plano Real, os lucros dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil cresceram 121% ao ano, enquanto a folha salarial cresceu apenas 19% anuais.

Seguindo as informações do Ilaese, é possível constatar que na década de 1980 existia uma agência bancária para cada 7.432 habitantes. Hoje, a média é apenasuma para cada 9.615 habitantes. Porém, em 1990, são contabilizados 826.244 bancários em todo o Brasil enquanto hoje apenas 486.196 fazem parte do quadro de funcionários - o que faz com que, estatisticamente, cada bancário administre 250 mil contas.

Outro ponto analisado é referente à questão salarial dos bancários. Segundo dados do Ilaese, em 1995, um bancário custava 21 salários mínimos. Com a evolução do valor do salário e os baixos reajustes, um bancário não ganha mais que 7,5 salários mínimos mensais. "Isso incluindo férias, 13º, INSS, tudo", afirma Tinoco.

Outro lado

Para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a proposta de reajuste salarial "contempla pelo oitavo ano consecutivo correção de salário com aumento real e reforça o caráter abrangente da Convenção Coletiva do Trabalho da categoria dos bancários, que inclui pisos salariais elevados para uma jornada reduzida e muitos e significativos benefícios".

Memória

Ano passado, a maior greve da categoria dos últimos 20 anos, com a duração de 15 dias, chegou ao fim quando os bancários aceitaram a proposta dos bancos de reajuste salarial de 7,5% para quem ganha até R$ 5.250. Acima dessa faixa, a oferta foi uma parcela fixa de R$ 393,75 ou a correção da inflação (4,29%). A participação nos lucros reais do banco aumentou para R$ 1.100,80, com teto de R$ 7.181. O piso salarial foi reajustado em 16,33%. Já o Banco do Brasil e Caixa reajustaram em 7,5% independentemente do salário. Em registro, os funcionários tiveram que repor os dias parados e trabalharam cerca de duas horas a mais por dia. 

Fonte: Diário de Natal

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons