i

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira entrega Centro de Saúde reformado e ampliado a população



O município de Ipanguaçu, localizado na mesorregião do oeste potiguar a pouco mais de 214 km de Natal, tem conquistado destaque na prestação dos serviços públicos municipais oferecidos à população ipanguaçuense. Um dos destaques são os investimentos efetivados na saúde pública. 

Nesta última terça-feira, 23, no dia em que se comemoram os 66 anos pela emancipação política do município, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo Federal promoveu a reinauguração do Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira. Após 19 anos sem reformas, a cidade ganha uma nova unidade totalmente reformada, ampliada e equipada.

O secretário municipal de saúde, Tales Praxedes, parabenizou a gestão municipal por proporcionar à população serviços de saúde pública com mais qualidade. Em sua fala ainda solicitou ao deputado federal Rafael Motta a colaboração com a cidade por meio da destinação de emendas parlamentares para aquisição de um aparelho de raio-x para a unidade de saúde.

A ex-professora Maria da Salete Silveira, filha de Tibúrcio Freire da Silveira, patrono do Centro de Saúde, falou em nome da família durante a solenidade de reinauguração das novas instalações. 


Para Salete, priorizar a saúde do município é um dos pilares mais importantes e essenciais dentro da gestão pública. “Quero dizer que hoje o povo de Ipanguaçu está feliz, na certeza de um atendimento mais eficaz e humano, porque a equipe que faz a saúde trabalha com competência, e para eles é um incentivo ter um ambiente para trabalhar melhor”, disse a ex-professora, que agradeceu ao prefeito Leonardo Oliveira por oficializar e reconhecer o trabalho do seu pai. 

A cidade de pouco mais de 14 mil habitantes investe hoje 33% da arrecadação em políticas voltadas à saúde pública, 18% a mais que o mínimo estabelecido em lei. Esses investimentos refletem nas estatísticas municipais junto ao Ministério de Saúde, que premiou o município em 2010 com o Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública, classificando Ipanguaçu entre as cem cidades brasileiras com melhores serviços prestados à população na saúde.


Rafael Motta, novo deputado federal, também prestigiou a reinauguração. Em seu discurso, Rafael colocou seu mandato à disposição do município e seu povo, parabenizando ainda o prefeito Leonardo Oliveira pela exemplar administração pública, como também os munícipes pelos 66 anos de emancipação política. “Tenho andado por muitas cidades e quase não tenho visto estruturas como esta. O centro de saúde é um exemplo de infraestrutura minimamente adequada para muitas cidades. Registro minha alegria por estar hoje prestigiando esse momento”, frisou o deputado reiterando que colaborará, junto à senadora Fátima Bezerra, no atendimento de novas demandas do município. 

A obra faz parte da parceria entre o município e a União através de emenda parlamentar da deputada federal e senadora eleita, Fátima Bezerra; além da ampliação dos recursos municipais destinados à área, orçando um total de quase meio milhão de reais.


O prefeito Leonardo Oliveira destacou durante a solenidade a felicidade em poder colaborar com obras e investimentos importantes no município onde nasceu e construiu toda sua vida. "Era um dos meus maiores desejos poder entregar essa obra que conquistamos com muito esforço, com desejo de ver a saúde sendo transformada. Mas o Centro de Saúde não é a única obra. Temos melhorado as UBS em várias comunidades e, em breve, as comunidades de Arapuá e Tira Fogo também terão suas unidades funcionando", disse o prefeito acrescentando: "meu desejo de reativar a antiga maternidade se mantém vivo a cada dia e vamos, se Deus quiser, concretizar mais esse sonho. Não posso deixar de estender meus agradecimentos a todos os profissionais de saúde, à ex-secretária de saúde Sumaira Fonseca, que também teve sua colaboração na concretização deste momento, e meu agradecimento mais que especial à deputada federal e agora senadora, Fátima Bezerra, que muito tem contribuído com nossa terra", frisou o chefe do executivo lembrando que ainda pretende ampliar a frota de veículos com aquisição de novas ambulâncias. 



O Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira passa a funcionar agora com 80% a mais da sua antiga capacidade. A nova estrutura constitui-se como uma unidade que se propõe à realização de atendimento à população de forma programada, com assistência odontológica, serviços laboratoriais, como também atendimento médico especializado com serviços de ortopedia, ginecologia, gastroenterologia, cardiologia, além de exames de média complexidade que incluem ultrassonografia, eletroencefalograma e eletrocardiograma, oferecendo ainda à população ipanguaçuense serviço de pronto atendimento 24 horas com médico generalista e equipe de enfermagem todos os dias da semana.








 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons