i

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Programação de 62 anos de emancipação de Ipanguaçu é divulgada

Nesta quarta-feira (08) a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria de Cultura e Turismo do município, divulgou oficialmente a programação da festa de 62 anos de emancipação Política.

Segundo as informações, este ano as comemorações acontecerá de 17 a 24 de dezembro, reunindo inaugurações, espetáculo, jogos, desfiles, show de calouros e de DJs.

No dia 17/12 - SEXTA – FEIRA, ás 07h na Praça Nossa Senhora de Lourdes, acontece o Iº Fórum dos Agricultores de Ipanguaçu com a inauguração da Feira - Agro ecológica, que beneficiará 80 famílias; DIA 18/12 – SÁBADO ás 19h no clube municipal acontecerá o Natal das Famílias beneficiadas pelos programas da Assistência Social; DIA 19/12 – DOMINGO ás 15h acontece no estádio Joacy Fonseca a final da 2ª Copa Prefeito Leonardo Oliveira, ás 16h30min acontece o Desfile da Infância, Adolescência e Juventude Missionária comemorando os 14 Anos de missão no estado do Rio Grande do Norte; DIA 21/12 – TERÇA – FEIRA ás 16h – Inauguração do Espaço Cultural da Praça Nossa Senhora de Lourdes, ás 17h – FEST LEITURA – com o tema: “Da África a Ipanguaçu a leitura se faz presente”; DIA 22/12 – QUARTA – FEIRA a partir das 20h acontece o Show de Talentos, com apresentações culturais, a mais bela Voz de Ipanguaçu, encerrando com a participação da Banda Deixe Cum nós; DIA 23/12 - QUINTA-FEIRA – EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE IPANGUAÇU, acontecerá ás  5h – Alvorada Festiva, 8h – Hasteamento das Bandeiras, 8h30min – Inauguração do Teatro Municipal Maria Eugênia Marceira Montenegro, 9h – Inauguração da Biblioteca Pública de Ipanguaçu Manoel Nunes Filho, 10h – Missa em Ação de Graças na matriz de Nossa Senhora de Lourdes, as 16h – Desfile de emancipação com o tema: “A África da luta, do revide e da libertação: Ipanguaçu agora conta a história de uma nação”, com a participação das escolas municipais,estaduais e projeto sociais da cidade, as 21hs o dia se encerra com o show de dois DJs na praça da cidade. Para concluir a programação no DIA 24/12, SEXTA – FEIRA – acontece o NATAL DO POVO, no Espaço Cultural da Praça Nossa Senhora de Lourdes, com a apresentação cultural e o espetaculo de Natal que acontece às 20hs.


PROGRAMAÇÃO



FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA-62 ANOS



DIA: 17/12 SEXTA - FEIRA
        07h - Fórum dos Agricultores de Ipanguaçu e Inauguração da Feira - Agro ecológica.
         Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes.

DIA 18/12 – SÁBADO
19h– Natal das Famílias beneficiadas pelos programas da Assistência Social.
Local: Clube Municipal de Ipanguaçu

DIA 19/12 – DOMINGO
       15h - Final da Copa Leonardo Oliveira
       Local: Estádio Joaci Fonseca
       16h30min – DESFILE DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE MISSIONÁRIA – 14 ANOS.

DIA 21/12 – TERÇA – FEIRA
        16h – Inauguração do Espaço Cultural da Praça Nossa Senhora de Lourdes.
        17h – FEST LEITURA – “Da África a Ipanguaçu a leitura se faz presente”.
        Lançamento do Livro “A Princesa Sonho no Reino da Educação” da Professora Maria dos Santos.
        Lançamento do Livro “Ipanguaçu conta suas histórias em verso, pros e opinião” dos alunos das escolas municipais, estaduais e federal.
        Apresentações Culturais

DIA 22/12 – QUARTA - FEIRA
       20h - Show de Talentos:
       - Coral Vozes da Juventude
       - Orquestra Filarmônica
       - Coral Sacramento
       - Coral Canto Jovem
       - Regional Traquinos do Forró
  
       21h - A mais bela Voz de Ipanguaçu.
       22h - Banda Deixe Cum nós

DIA 23/12 - QUINTA-FEIRA – EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE IPANGUAÇU.
        5h – Alvorada Festiva
        8h – Hasteamento das Bandeiras
        8h30min – Inauguração do Teatro Municipal Maria Eugênia Marceira Montenegro.
        9h – Inauguração da Biblioteca Pública de Ipanguaçu Manoel Nunes Filho.
       10h – Missa em Ação de Graças:
       Local: Matriz de Nossa Senhora de Lourdes
      16h – Desfile Temático: “A África da luta, do revide e da libertação: Ipanguaçu agora conta a história de uma nação” – Escolas Municipais e Estaduais.
      21h – DJs
       Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes.

DIA 24/12. SEXTA – FEIRA – NATAL DO POVO
       20h – AUTO DO NATAL
       Local: Espaço Cultural da Praça Nossa Senhora de Lourdes
       - Grupo de Teatro da Sec. de Cultura
       - Alunos do PETI
       - Alunos do Lula
       - Crianças do Projeto Ação Criança
       - Jovens do Projovem Adolescente.

Prefeito Leonardo Oliveira participa da entrega de certificados e de laptops a professores de Ipanguaçu



Ontem (07) o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo da Silva Oliveira, participou da entrega dos laptops (uquinha) do projeto Um Computador por Aluno – UCA, projeto esse que 35 educadores participarão dos encontros de formação do PróUCA da Escola Professora Maria Rizomar de Figueiredo Barbosa, no conjunto habitacional presidente Lula, escola que foi beneficiada com o projeto. Os educadores do município serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação, através das multiplicadoras do projeto na cidade, Francisca Lucimária, Ianny Almeida e Poliana Rocha e terão uma duração de 180hs.
Além disso, os educadores receberão suporte de pesquisadores dos departamentos da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). As orientações serão repassadas as multiplicadoras do município que realizarão encontros na própria escola.

Segundo o chefe de executivo, o prefeito Leonardo Oliveira, o projeto UCA é um projeto que ira beneficiar não só o aluno, como também toda rede educacional, criando a escola como modelo para a educação tecnológica da região.

A secretária municipal de Educação, Jeane Dantas Bezerra, como também os professores Dr. Ricardo Valentim (UFRN), Maria José (SECD-Undime/RN) e Mizael Cortez, esteve presente na solenidade de entrega dos laptops.



O professor Ricardo Valentim, destaca a boa infra-estrutura que a escola já dispõe, mas também esclarece que é necessária a melhoria nas instalações para que o projeto seja manuseado com uma melhor qualidade na escola.

Para isso o governo municipal, já esta construindo mais duas novas salas, que ajudará na melhoria da estrutura, como também reforçará a segurança em toda a escola.  

Na escola o projeto Um Computador por Aluno disponibiliza o sistema Wireless (internet sem fio). As máquinas têm capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, tela de sete polegadas, 512 megabytes de memória e bateria com duração mínima de três horas. Os computadores funcionarão com o sistema Linux e terão ferramentas de internet, editor de texto, software de apresentação entre outros programas.



“Construiremos todos juntos uma nova forma de socializar a tecnologia digital a educação, criando uma maior interação entre o aluno e o professor. Para isso é necessário que os professores possam estar capacitados para esse trabalho que será fortalecido gradativamente” frisa a secretária de educação, Jeane Dantas.





Na solenidade também aconteceu à entrega de 39 certificados aos professores, coordenadores e diretores que participaram do curso de Introdução a Educação Digital, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.

O curso PROINFO é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, com a oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais. 



Crianças do Projeto Ação Criança participa de oficina


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipanguaçu, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a coordenadora do Telecentro do CIC, Rayanne Ribeiro e professora de informática, Rayllivia Guimarães, estiveram realizando na manhã de terça-feira (07) o encerramento da oficina com as crianças do Projeto Ação Criança.

Participaram das atividades mais de 100 crianças do projeto, que construíram todo um jogo que foi utilizado na oficina.  


Segundo a coordenadora, Rayanne Ribeiro, a oficina chamada de “Trilha das Boas Maneiras” foi criada com o objetivo atender as necessidades das crianças aprenderem as boas maneiras de uma forma diferente, sendo brincando. “Todos eles construíram o joguinho, onde durante o jogo eles aprendiam as boas maneiras que devem ser praticada no nosso dia adia com isso ele conseguiram absorver a atividades, brincando” frisa Rayanne.  




Começa capacitação de professores do Programa Um Computador por Aluno

Ipanguaçu - A Prefeitura deu início ontem aos encontros de formação do Programa Um Computador por Aluno (PróUCA), que contemplará 35 educadores da Escola Maria Rizomar, escola beneficiada com o projeto. Na oportunidade, foram entregues os laptops aos professores para que se familiarizem com a nova ferramenta de uso pedagógico.

O curso do PróUCA terá uma carga horária de 180 horas. A formação acontecerá através das multiplicadoras do projeto no município Francisca Lucimária, Ianny Almeida e Poliana Rocha.

Durante o encontro foram entregues também os certificados do Curso de Introdução à Educação Digital (40h) (PROINFO), que é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídias e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola; pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais. 

A iniciativa é voltada para professores e gestores das escolas públicas contempladas, ou não, com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas. Mais de 36 educadores da rede pública de ensino receberão o certificado do curso de Introdução a Educação Digital (40h) - Proinfo.


Fonte: Jornal de Fato

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons