i

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ipanguaçu vira referência no cultivo agroecológico

Agricultoras geram renda e estimulam outras famílias em comunidades rurais na produção
Lucimara cuida de cada detalhe da produção.Para o negócio prosperar é preciso um olhar diferenciado na horta

- Você tem que ter cuidado com as ervas daninhas, com as pragas. Realmente muito cuidado fazendo isso não só um dia,mas todos os dias você tem que estar verificando se apareceu uma praga,uma doença para a gente poder cuidar -ressalta a agricultora, Lucimara Batista.


A produção agroecológica já é uma realidade em muitas comunidades rurais do estado. Nesta, que fica na comunidade tabuleiro alto, a 18km de Ipanguaçu, moram 58 famílias. em formatos de anéis, o cultivo é feito em uma pequena área de um hectare e meio. um dos problemas, no entanto, ainda é a escassez de água


- Nós estamos tentando viabilizar a questão dos poços, aqui com a secretaria de recursos hídricos do Rio Grande do Norte.Nós temos uma promessa que dentro de poucos dias eles estarão aqui para fazer esse levantamento, inclusive alocar um poço nesta localidade, e aí nos termos condição de tocar essa produção agroecológica com as pessoas que já tem essa iniciativa e que tem interesse em continuar- avalia o secretário de Agricultura de Ipanguaçu, José Ferreira da Conha


O trabalho teve início há 3 anos e acabou se tornando referência para outras famílias de agricultores do RN. Atualmente, já são 16 famílias, só no município, trabalhando com a produção agroecológica. Dinheiro garantido e qualidade na mesa dos consumidores 


Consumidores, que segundo Sônia, vão aprendendo, a cada dia, sobre a importãncia do consumo de produtos saudáveis e com sabores nem sempre conhecidos para eles

- A gente conseguiu mudar hábitos alimentares, não só da comunidade mas da nossa cidade.Rúcula por exemplo é um produto que quase ninguém conhecia – esclarece Sônia Alexandre da Costa, agricultora.


NA horta, são mais de 10 tipos de hortaliças. Cebolinha, couve, alface, pimentão e coentro são, quase sempre, os produtos com maior aceitação no mercado. Elas colhem duas vezes por semana. Tudo que é produzido tem venda garantida. Algumas tem renda de dois salários mínimos e o acompanhamento técnico ajuda a diminuir possíveis prejuízos 

- O que mais dificulta é conseguir todo plantio, todas as ervas que elas necessitam para o cultivo agroecológico.Então a gente procura suprir esse coquetel de plantas, que serve para macerar e usar contra os insetos do controle biológico -afirma Fernanda Santana, agrônoma da Emater.

Em maio desse ano, elas representaram o RN no primeiro Encontro Nacional de Produção Agroecológica e Sustentável, realizado em Brasília. Mostraram ao país como driblar as dificuldades vivendo numa região com poucas oportunidades aos sertanejos que vivem da lavoura e o que a atividade mudou na vida de cada uma delas

- Desde que eu comecei a trabalhar aqui, que muda a vida, a auto-estima, a saúde, a alegria de viver -completa Lucimara.



PREFEITURA DE IPANGUAÇU COMEMORARÁ DIA DA INDEPENDÊNCIA

O grito da independência (foto: internet)
A prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação, realizará amanhã (7), a comemoração do Dia da Independência do Brasil. O evento terá inicio com uma caminhada saindo do Ginásio de Esportes, José Araujo Filho, a partir das 7hs da manhã, em direção a Prefeitura do Município. Onde será feito o hasteamento das bandeiras.

Segundo a Secretária de Educação, Jeane Dantas Bezerra, está confirmadas as presenças de todas as escolas da rede municipal, estadual e particular. “Este ano a comemoração será realizada com uma caminhada em direção a Prefeitura Municipal, onde acontecerão apresentações culturais.”, disse.

O Dia 7 de setembro tem como objetivo resgatar os valores de cidadania, promover a integração das instituições escolares com a comunidade, além de manter vivo o espírito de patriotismo e de valorizar a participação de todos os Ipanguaçuenses. “Não podemos deixar que as novas gerações percam o interesse pelo civismo de nossa Pátria”, disse.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, a Independência do Brasil é um dos grandes marcos da história brasileira. “Não poderíamos deixar de fora do calendário da administração municipal, um momento como esse de civismo e de brasilidade”, comentou.

EQUIPE DISCUTE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM QUILOMBOLA


A Casa da Cidadania em Natal foi palco de mais um encontro para discutir o Lançamento do Selo Quilombola no RN. o evento ocorreu no início deste mês.

De Ipanguaçu estiveram presentes Jeane Dantas, Secretária de Educação, Francisca Câmara, assessora técnica da Secretaria, Mara Núbia de França - responsável pela ação de divulgação da cultura afro-brasileira no município de Ipanguaçu dentro do Selo Unicef além de Maria Lidérica Cosme representando a VALER/Assu.

Ivonete Carvalho membro da Secretaria de Políticas e Programas de Igualdade Racial (SEPPIR), destacou a impotância da valorização dos produtos produzidos pelas comunidades quilombolas.

O Selo Quilombola é na verdade, uma certificação de origem, que visa atribuir identidade cultural aos produtos de procedência quilombola, a partir do resgate histórico dos modos de produção e da relação das comunidades com determinada atividade produtiva na perspectiva de agregar valor étnico aos produtos, contribuindo para a formação da auto-sustentabilidade dos empreendimentos quilombolas no Brasil. É uma iniciativa articulada e coordenada pela SEPPIR juntamente com inúmeros parceiros.

Cassimiro Júnior
ASSECOM

CARNAUBAIS INICIARÁ FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

 A partir do dia 10 deste mês inicia-se a programação oficial da festa dos 47 anos de emancipação política, social e administrativa do município de Carnaubais, região do Vale do Açu.
A agenda comemorativa terá desdobramento até o dia 18 de setembro, de acordo com a informação prestada pelo secretário municipal de Cultura e Lazer, professor Carlos Augusto Pereira da Silva.
O itinerário festivo será aberto, dia 10, às 16h30, com a cerimônia de hasteamento de bandeiras defronte ao prédio-sede do Poder Executivo municipal. A solenidade contará com a participação do prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, “Luizinho” (PSB), além de outras autoridades locais e da região. Na oportunidade acontecerá a primeira apresentação pública da orquestra filarmônica municipal Avani Domingos Martins.
Às 19h30 ocorrerá a missa em ação de graças alusiva à data, na igreja matriz de Santa Luzia. Ainda na sexta-feira, a partir das 21h, será realizado um Festival de Violeiros & Repentistas, nas dependências da Praça Santa Luzia, logradouro central de Carnaubais. A movimentação do dia 11 começará com a abertura da Copa Norte/Nordeste de Futsal Feminino, cujos jogos serão realizados no ginásio poliesportivo Francisco Hélder de Brito. Às 21h será aberto o carnaval fora de época da cidade – Carnafolia -, cujas  atrações são Grafith e Prabalá, indo até o domingo, 12.
O cronograma comemorativo sequencia no dia 13 com a realização do 1º Festival da Capoeira de Carnaubais, durante todo o dia, no interior da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas). A cerimônia de premiação dos melhores capoeiristas se verificará às 20h desse dia, na praça central. No dia 14, entre 8h e 17h, acontecerão atividades de caráter socioesportivo nas comunidades do município, culminando, às 20h, com a celebração de um culto evangélico, na Praça Santa Luzia, onde também haverá uma apresentação da banda gospel Ágape.
O dia 15 marcará a continuidade e desfecho dos eventos socioesportivos durante o período da manhã e tarde. Às 15h será verificado o ato de inauguração do Centro de Inclusão Digital situado no projeto de assentamento rural de Canto Comprido. Às 19h30 ocorrerá a 1ª Mostra de Material Reciclável promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Às 21h será a solenidade de conclusão e entrega de troféus e medalhas aos vencedores dos eventos socioesportivos comunitários, na praça central do município.
No dia 16, às 18h, ocorrerá a sessão especial da Câmara Municipal de Carnaubais para a concessão de títulos honoríficos de cidadania a várias personalidades. Segundo o secretário, a agenda segue a partir de 20h, com a solenidade oficial de inauguração de obras de pavimentação asfáltica no setor central da cidade. No mesmo dia acontecerá mais uma edição do Tributo a Núbia Lafayette, ocasião em que a vencedora do evento cultural em 2009, Rafaela Souza, fará o lançamento do primeiro CD do Concurso “Vozes de Ouro Núbia Lafayette”.
Fonte: O Mossoroense

REPRESENTANTE DO MDA FAZ ESTUDO DE VIABILIDADE DE PRÉDIO PARA RECEBER PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL


Um representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, esteve visitando a comunidade da Agrovila Picada, com a finalidade de realizar uma vistoria na sede da Associação Sócio Cultural da Picada(Acosp), objetivando conhecer as condições que o prédio oferece para receber o projeto do Telecentro Digital.

Conforme o representante do MDA, o referido órgão financia todos os equipamentos de informática, mas impõe algumas exigências como:

O prédio deve ter temperaturas confortáveis e para isso podem ser utilizados ventiladores, condicionadores de ar e outros equipamentos, dependendo da disponibilidade de recursos; em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade; para hospedar o Telecentro é necessário, é necessário o espaço suficiente para acomodar todo o conjunto dos produtos, bem como uma área para circulação dos usuários. 

O Telecentro deverá possuir área mínima de 48m², devendo ser definida de forma a possibilitar a instalação adequada dos equipamentos que compõe o Kit Telecentro ou Casa Digital, bem como o bem estar das pessoas que vão utilizar o espaço.

Na parte mobiliária o Telecentro é composto de 21 cadeiras multiuso, 01 mesa para professor, 01 Armário baixo em MDF, 11 mesas para computador e 01 mesa para impressora. E para complementar 11 microcomputadores e 01 Projetor Multimídia.

Somente deverão ser empregados materiais adequados para a finalidade em vista e que satisfaçam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT). O projeto também propõe que a prefeitura local crie infra-estrutura elétrica independente para a Casa Digital, composta de um Quadro de Força(QD) que abrigará os circuitos elétricos do Telecentro, isso aumentará o grau de segurança para os equipamentos.

Fonte: Cassimiro Júnior

Blog de Ana Valquiria com novo endereço



Infelizmente o meu espaço no Blog Zip net estourou. Não consigo postar absolutamente nada. Depois de muito tentar, descobri que não tenho muito jeito para entrar no mundo de Herry Potter, então a saída foi criar outro blog.


Abraços

Ana Valquiria.

Nota do Blog: Seja Bem vinda ao Blogspot.com, estava sentindo falta das suas postagens. Sucesso. 

Congresso em Foco destaca ação de Fátima no parlamento brasileiro



“Fiquei muito feliz por ter meu nome posto em destaque pelo site Congresso em Foco, ao lado de nomes como o do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pela minha luta em favor da educação brasileira. Esse reconhecimento é, sem dúvida, mais um grande estímulo para aprimorar nossa luta enquanto parlamentar, na valorização da educação do Brasil”.

Assim a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) recebeu a notificação que seu nome é um dos pré-escolhidos para concorrer ao Prêmio Congresso em Foco 2010. Pelo quinto ano consecutivo, o site Congresso em Foco premiará senadores e deputados federais que melhor representam a população no Congresso Nacional.
A votação é pela internet, tendo por base uma lista de parlamentares predefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. O processo de formação da lista é fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília.
A luta que Fátima empreende em favor da educação desde os tempos de sindicalista e professora da rede pública de ensino, é motivo de elogios dos que fazem a educação.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, “a deputada Fátima Bezerra tem sido uma parceira na luta em defesa da educação do Brasil e do RN”. Ele também considera que Fátima “teve um papel decisivo para que o Rio Grande do Norte fosse um dos Estados mais contemplados no Plano de Expansão da Educação Profissional”.
Fonte: Robson Pires

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons