A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipanguaçu está oferecendo a famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família cursos de capacitação com recurso do Índice de Gestão Descentralizada - IGD. Nesta segunda-feira (19) foi iniciado o curso de eletricista instalador predial, que acontece na comunidade do Luzeiro na Escola Municipal Maria Natalia onde 20 pessoas estão participando do curso que conterá a carga horária 80h/aula.
E nesta quarta-feira (21) iniciam o curso básico de cabeleireiro na comunidade do Porto com carga horária de 140h/aula, que atenderá também 20 pessoas beneficiadas pelo programa social.
Segundo assistente técnica da Secretaria de Assistência Social, Glória Josefa, os cursos proporcionará conhecimentos teóricos e práticos com ações de qualificação profissional, criando novas oportunidades de ocupação e renda para que as famílias consigam superar a situação de vulnerabilidade social.
A Comissão Pró-Selo Unicef – Município aprovado edição 2009-2012 de Ipanguaçu e membros do conselho de direito se reunirá na próxima terça-feira (27), para uma reunião onde será discutido o 1º Fórum Comunitário do Selo. Segundo o articulador do Selo Unicef de Ipanguaçu, Fernando Neto, a reunião acontecerá no Centro Integrado da Cidadania – CIC as 9hs, onde a comissão discutirá a organização do fórum comunitário.
A Secretaria Municipal de Saúde, preocupado com a saúde de seus funcionários está oferecendo todos os sábados atendimento dentário no Posto de Saúde Tiburcio Freire da Silveira. Durante a semana a comunidade é atendida, e no sábado o atendimento é direcionado aos funcionários da Prefeitura, para ser atendido é necessário a procura do interessado a secretaria de saúde e retirar a ficha.
A Secretaria Municipal de Educação fêz ontem 19/07 o cadastramento de oito agricultores na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O cadastro tem a finalidade de apoiar os agricultores na comercialização de seus produtos extraídos da agricultura. Trata-se do programa Compra Direta de Aquisição de Alimentos que garante a compra de produtos agropecuários de agricultores enquadrados no PRONAF- famílias atingidas por rios ou barragens e comunidades quilombolas ou indígenas.
Fiscalização da merenda
O conselho Municipal da Alimentação Escolar - CAE, iniciou nesta semana uma fiscalização nas escolas do município. O trabalho de monitoramento está sendo feito pela presidente do conselho Francisca de Souza Câmara. "Se for constatado alguma irregularidade na qualidade da merenda escolar, a escola ficará sob orientação", disse Francisca Rodrigues.
O Conselho Municipal da Alientação Escolar foi formado recentemente em Ipanguaçu durante reunião realizada no Centro Integrado da Cidadania (CIC), com a presença de diversas pessoas ligadas principalmente a educação. É de competência do CAE acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos á conta do PNAE, monitorar a aquisição dos produtos para o PNAE, zelando pela qualidade dos produtos em todos os níveis, até o recebimento da refeição pelas escolas e orientar sobre o armazenamento dos gêneros alimentícios nas unidades escolares.
Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação do município
Os profissionais em educação da rede pública do município de Ipanguaçu/RN terão um curso de inglês gratuito e exclusivo. Trata-se de um projeto de extensão do IFRN/Ipanguaçu que contará com a participação de alunos como facilitadores, sob orientação da professora Priscila Aliança.
O projeto é destinado aos profissionais de educação das redes municipal e estadual de ensino atuante no município de Ipanguaçu. Os participantes irão contar com material de alta qualidade - livro texto, livro de exercícios e o CD de áudio InterEnglish, de propriedade do Yázigi Internexus. O Yázigi é uma escola de línguas já consolidada no Brasil e conhecida por sua excelência e adaptação aos contextos do aluno brasileiro.
O curso visa oportunizar aos participantes uma aprendizagem consistente na oralidade e escrita da língua-alvo (compreensão auditiva, pronúncia, fluência, vocabulário, compreensão de textos escritos e produção textual). “Pretendemos com esse projeto contribuir com formação continuada desses profissionais, preenchendo lacunas que muitas vezes uma formação acadêmica não dá ao professor”, ressalta a professora, Priscila Aliança.
O curso, inteiramente gratuito, começará no dia 16 de agosto ás 19 h e 30 min. As inscrições são limitadas a 25 vagas e poderão ser feitas com a professora Aloma Daiany na Secretaria de Educação do Município.
Mais informações: (84) 3335-2303 Coordenação de Extensão
Após a divulgação das médias por escola relativas ao Enem 2009 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), constatou-se mais uma vez a superioridade dos Institutos Federais.
Em relação ao Rio Grande do Norte, o campus de Mossoró ficou com a 1ª colocação no estado, enquanto o campus Ipanguaçu com a 33ª posição, dentre 486 escolas participantes. Ao comparar os resultados juntamente com o Ensino Médio Regular e EJA, o IFRN/Ipanguaçu ficou com a 5ª posição, mas com um detalhe: Dos 5 primeiros, 4 deles são Institutos Federais.
Considerando somente os Institutos Federais do Rio Grande do Norte, o Campus Ipanguaçu aparece em 4º lugar no geral, e em 3º ao considerar somente os resultados de alunos no Ensino Médio Regular. Ao considerar somente as escolas situadas no Vale do Açu, o campus lidera. Segundo a listagem a seguir.
Instituto Federal – Campus Ipanguaçu – 592,58 pontos – Ipanguaçu
Complexo Educacional Santo André – 582,60 pontos – Assú
Degrau Colégio e Curso – 563,32 pontos – Assú
Educandário N. Sra. Das Vitórias – 542,26 pontos – Assú
E. E. João Tertulino Lopes – 514,08 pontos – Itajá
“Isso é o resultado dos esforços que o nosso campus faz para melhorar o nível de ensino aplicado à região do Vale”, concluiu Francisco de Assis, diretor em exercício.
Mais informações:
(84) 3335-2303
Coordenação de Extensão