i

domingo, 15 de maio de 2011

Programação: FESTA DO CORAÇÃO DE MARIA


PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
CAPELA DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA
COMUNIDADE DE LUZEIRO – IPANGUAÇU/RN

FESTA DO CORAÇÃO DE MARIA  2011
“Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”
«No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo»
(Jo 16, 33)

Maio – Peregrinação das imagens do Coração de Maria nas famílias da comunidades e nas famílias ausentes residentes em Assú.

27/05 – Sexta-feira – ABERTURA – Noite dos Motoristas, Motociclistas, Educação, Escola Municipal Maria Natália de Souza, Juventude e Jovens Unidos ao Sagrado Coração de Maria.
19h – Procissão das imagens peregrinas.
Saídas: Residência de José Mariano e de Marleide
19:30 – Hasteamento das bandeiras
-        Celebração da Palavra
Celebrante: Seminarista Luciano Inácio
Convidados: Exército de Santo Expedito (Baldum) e Grupos de Jovens.

28/05 – Sábado – Noite das Famílias Ausentes, Idosos e Doentes.
12h – Ofício da Imaculada Conceição
19:30 – Celebração da Palavra
Celebrante: Rafael Cosme e Enilda Barbalho
Convidados: Grupo de Oração Sagrada Família (Cuó) e Grupo de Oração Santa Teresinha.

29/05 – Domingo – Noite das Crianças, Mãe Peregrina, Infância, Adolescência e Juventude Missionária e Coroinhas.
12h – Ofício da Imaculada Conceição
19:30 – Celebração da Palavra
Celebrante: Rafael Cosme
Convidados: Mãe Peregrina, Infância Missionária (Ipanguaçu, Cuó e Pedrinhas) e Terço dos Homens Sagrada Família (Pataxó e Ipanguaçu).

Dia 30/05 – Segunda-feira – Noite dos Dizimistas, Agricultores, Criadores e Trabalhadores.
12h – Ofício da Imaculada Conceição
19:30 – Celebração da Palavra
Celebrante: Seminarista Luciano Inácio
Convidados: Apostolado de São Sebastião (Pedrinhas), Apostolado da Oração (Ipanguaçu) e Grupo de Oração N. Sra. das Dores..

Dia 31/05 – Terça-feira – DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA
5h – Alvorada e Pipocaço
6h – Café da manhã com Maria.
12h – Ofício da Imaculada Conceição
16h – Procissão motorizada – Saída: Residência de Francinete Valentim
-        Missa Solene, batizados e Consagração do Grupo de Oração Coração de Maria e Grupo de Oração Coração de Jesus .
Celebrante: 

Reunião sobre festa de padroeiro de Pataxó acontece na comunidade

Na ultima quinta-feira (12) o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Neto, e a vice-prefeita Vera Lúcia, esteve na comunidade de Pataxó para reunião com a organização da festa do padroeiro, São Pedro.

Segundo o secretário, a reunião com os organizadores da festa serviu para colher sugestões para a realização da festa do padroeiro este ano “O poder público sempre apóia a realização dos festejos do padroeiro, este ano não será diferente” afirma Fernando Neto que ainda disse que as sugestões serão levadas ao gabinete do prefeito, Leonardo Oliveira, ainda esta semana.

A vice-prefeita, Vera Lúcia, disse que estará dando todo o apoio necessário aos festejos “Estarei conversando esta semana também com o prefeito, e vamos viabilizar novidades para a festa que já é tradição na comunidade” disse a vice-prefeita.

A programação do padroeiro prevê as comemorações de 27 de junho a 02 de julho, com procissão, celebrações e festa social.
Mutirão de limpeza “Cidade Limpa” é realizado pela Prefeitura em bairro atingido pelas enxurras

Aconteceu por toda manhã deste domingo (15), o mutirão de limpeza “Cidade Limpa” ação promovida pela Prefeitura de Ipanguaçu.

Ação aconteceu no bairro Maria Romana, primeiro bairro atingido pela cheia do Rio Pataxó. A escolha se deu por ser nesta área o maior foco de contaminação das águas acumuladas, de acordo com laudo da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

Ações de dedetização de residências, visitas dos agentes saúdes e de endemias, limpeza e coleta de lixo, esgotamento de fossas sépticas, alerta com placas com identificação de água contaminada, palestras, apresentação de fantoches, teste de glicemia, verificação da pressão arterial, aplicação de flor, vacinação, distribuirão de sulfato ferroso para as criança (6 meses a 2 anos), campanhas informativas e panfletagens, entre outras ações ocorreram no bairro com a participação de secretarias municipais afim de minimizem os estragos feitos pelas chuvas.

Para a dona de casa que reside há 31 anos no bairro Maria Romana, Aldaclenia da Silva, ação como esta faz a diferença para prevenção de doenças “A campanha chama mais atenção dos moradores do bairro, fazendo com que fiquemos mais atentos dos riscos que podem ocorrer com o pós enchente” afirma a moradora que diz nunca ter visto uma preocupação tão válida do poder público quanto esta “Nunca ocorreu este tipo de ação em nosso bairro, moro a 31 anos aqui. Agentes de saúde passando nas residências orientando os moradores, e deixando sacos de lixo e hipoclorito para o tratamento da água. Teste de diabetes e palestras para os adultos e crianças” destaca a moradora que se sentiu satisfeita com a ação em seu bairro.

Ipanguaçu, no vale do Açu, é o município mais atingido pelos alagamentos no RN. Mais de 578 pessoas (163 famílias) estão sob assistência da prefeitura, vivendo em abrigos municipais ou em casas de parentes. Até o momento, cinco bairros foram atingidos pelas águas, que apresentam um sensível recuo. São eles: Maria Romana, Ubarana, Manoel Bonifacio, Frei Damião e Pinheirão.

O prefeito Leonardo Oliveira explica que, ações como esta fortalece a campanha de conscientização a população, “Estamos vivendo o momento em que as águas estão baixando gradativamente, com isso ocorre vários problemas que podem afetar a saúde dos moradores, com ocorrências de casos de dengue e contaminação por alimentos e água, mas a conscientização não pode parar, os moradores devem ficar alerta”, disse o prefeito que tem a preocupação com o grande volume d’ água parada em algumas localidades.

“Com a trégua das chuvas, os trabalhos de limpeza urbana têm condições de serem intensificados. Os mutirões estarão acontecendo na cidade, mas a manutenção não pode parar”, afirma o prefeito Leonardo Oliveira.
O bairro Ubarana será a próxima a receber o multidão de limpeza que terá continuidade em outros bairros e localidades da cidade.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons