i

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu discutirá criação da Área de Proteção Ambiental das Carnaúbas nesta quinta-feira

A Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA promovem a primeira consulta Pública para discussão da proposta de criação da Área de Proteção Ambiental das Carnaúbas – APA das Carnaúbas. 


Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Silvério, a proposta para área de proteção inclui uma área aproximadamente de 100, 000 hectares que inclui além do município de Ipanguaçu as cidades de Afonso Bezerra, Assú, Alto do Rodrigues, Pendências e Carnaubais. “O momento é oportuno em um século que já vive os efeitos climáticos, a preservação da vegetação nativa é de extrema importância não só para o meio ambiente mais como valor característico das cidades que sempre foram tomadas por carnaúbas” disse o secretário. 

Que destaca ainda a fundamental importância na participação dos mais diversos setores da sociedade “será uma discussão valida, que norteará para até as maneiras que cada um pode contribuir na efetivação da APA das Carnaúbas” conclui. 

A expectativa da Secretaria é de unir órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terras, representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e sociedade civil. Durante o evento, o IDEMA irá apresentar a proposta de criação aos participantes e reunir contribuições para a posterior implantação da APA. 

O evento acontecerá nesta quinta-feira (23) às 9 horas da manhã no auditório da Câmara de Vereadores, localizado na Avenida Luiz Gonzaga, no centro da cidade. 

Prefeito visita construção das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida 2 na comunidade de Pedrinhas


 
O Prefeito Leonardo da Silva Oliveira acompanhado do Secretário de Obras e Serviços Urbanos Genilo Rodrigues, da Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social Cristina Oliveira, da Assessora de Desenvolvimento Social Glória Josefa Bezerra, da Coordenadora Municipal de Habitação Tereza de Paula Lopes de Souza e do representante dos beneficiários Josemberg Roque dos Santos visitaram na manhã desta quarta-feira(22) o canteiro de obras das 40 Unidades Habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida 2( PMCMV) do município de Ipanguaçu. 

O PMCMV 2, frisou o Prefeito Leonardo garante segundo a Constituição Federal Brasileira, a moradia como direito fundamental do ser humano. O Programa está sendo executado numa parceria com a Companhia Hipotecária Brasileira – CHB e irá beneficiar 40 famílias, num total 146 pessoas. Cada Unidade Habitacional custa R$ 25.000,00, portanto sendo investidos R$ 1.000.000,00 na Comunidade de Pedrinhas. 

Paralelo à construção das Unidades Habitacionais, a equipe social desenvolve o Projeto de Trabalho Social junto aos beneficiários do PMCMV visando à garantia dos direitos sociais, principalmente o direito à moradia, que compreende muito mais que o acesso a Unidade Habitacional, por meio de informações devidas para as famílias contempladas. 

Segundo a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social Cristina Oliveira no Projeto de Trabalho Social são elencadas diversas ações socioeducativas e o acompanhamento sistemático dos beneficiários através de atendimento individual e familiar, realizados principalmente pela equipe social e reuniões de caráter informativo e educativo.

Prefeitura de Ipanguaçu lançará nova edição do Cursinho Pré-Universitário na sexta-feira


A Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) realizarão nesta próxima sexta-feira (24) o lançamento da edição 2013 do Cursinho Pré-Universitário popular. 

O projeto faz parte do convênio entre a Prefeitura e a Universidade firmada no ano passado em busca de oportunizar aos alunos que estejam concluindo ou já tenha concluído o Ensino Médio nas escolas públicas de Ipanguaçu, atendendo este ano 80 estudantes. 

Segundo a Secretária de Educação a professora Jeane Dantas, o projeto com os aulões dá espaço para que os estudantes revisem os conteúdos para que possam fazer uma boa prova no ENEM 2013, “no ano passado consegui uma ótima aprovação, queremos repetir este êxito mais uma vez, e oportunizar a novos estudantes a ingressarem em uma universidade pública” desta a secretária. 

O lançamento acontecerá na sede da Câmara de Vereadores às 9h da manhã.As aulas acontecerão todos os sábados pela manhã na Escola Municipal localizada no Conjunto Habitacional Presidente Lula, no centro da cidade. Os professores são alunos bolsistas dos cursos da UFERSA - Mossoró e Angicos, que participam do curso de extensão na cidade financiado pela Prefeitura do Município.

Fátima vai lutar por recursos para construção da UFERSA em Assú


fatima universidade
Durante audiência pública que debateu a expansão do ensino superior para o Vale do Assú e região a deputada federal Fátima Bezerra (PT) anunciou que vai se empenhar junto à bancada federal para que seja incluída no orçamento de 2014, emenda coletiva para construção do campus da UFERSA em Assú. Evento que contou com expressiva representatividade foi realizado nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Assú.
Com o plenário da Câmara lotado, a deputada Fátima Bezerra, os reitores Arimatea Matos – UFERSA e Ângela Paiva – UFRN e o prefeito de Assú, Ivan Júnior debateram a expansão do ensino superior na região com destaque para a possível criação de um campus da UFERSA em Assú.
“Foi no governo popular e democrático do PT que tivemos a alegria de ampliar o ensino técnico e superior na região com a transformação da Esam em UFERSA, e com a chegada de dois IFRNs (Ipanguaçu e Macau). Por que não sonhar agora com essa expansão aqui em Assú, com a chegada da UFERSA?” questionou a deputada Fátima.

Papa: “Não deve haver luta de poder na Igreja”


papa maio“Para o cristão, progredir significa abaixar-se como fez Jesus” – ressaltou o Papa na missa celebrada na manhã desta terça, 21, na Casa Santa Marta. Francisco reiterou ainda que o verdadeiro poder é o serviço e que não deve haver luta pelo poder na Igreja.
Como de costume, o Papa refletiu sobre o episódio narrado no Evangelho do dia, e neste caso, falou a respeito dos discípulos, que discutiam sobre quem era o mais poderoso enquanto Jesus narrava a sua Paixão. “A luta pelo poder na Igreja – observou – não é coisa destes dias”.
E lembrou: “O verdadeiro poder é o serviço. Como Ele fez, que veio para servir e não para ser servido. Ele se rebaixou até a morte de Cruz por nós, para nos salvar. E não existe na Igreja nenhum outro caminho para progredir. Se não aprendermos esta regra cristã, jamais entenderemos a verdadeira mensagem de Jesus sobre o poder”.
Continuando, Francisco disse que o maior serviço é o serviço aos outros: esta é a regra. E, todavia, desde as origens até hoje, houve sempre “lutas de poder na Igreja”, inclusive “em nosso modo de falar”.

Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da Forbes


20130401020933_cv_dilma_gdeA presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é a segunda mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel, segundo o ranking anual da revista Forbes. Dilma, que ficou na terceira posição por dois anos consecutivos, alcançou o segundo lugar após a saída de Hillary Clinton do posto de secretária de Estado americano, o que fez a ex-primeira dama dos Estados Unidos cair para o quinto lugar.
Outra brasileira aparece entre as 20 primeiras da lista da revista americana: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar. A chanceler alemã Angela Merkel lidera a lista da revista pelo terceiro ano consecutivo. Depois da presidente brasileira aparecem Melinda Gates – que preside ao lado do marido a Bill and Melinda Gates Foundation -, e a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.
A presidente argentina Cristina Kirchner caiu 10 posições na lista e aparece na 26ª posição. A lista anual inclui mulheres influentes na política, negócios, imprensa, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lucrativos, classificadas por “fortuna, presença na mídia e impacto”, segundo a revista.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons