i

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prefeito de Ipanguaçu participa de abertura da capacitação para beneficiados com barracas da feira da agricultura familiar

Iniciou nesta segunda-feira (18) o curso de capacitação para os beneficiados com o projeto “Feira da Agricultura Familiar” projeto esse idealizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, a capacitação será dividida em duas turmas de 40 pessoas, a primeira turma que iniciou nesta segunda no auditório Pedro Julião Filho, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu, terá a carga horária de 40h/semanais onde passarão duas semanas participando do curso que será ministrado pelo instrutor, Manoel Bezerra, do Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS).


O Prefeito Leonardo Oliveira, esteve presente junto ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Ferreira da Cunha, onde o chefe do executivo destacou a necessidade de inserir os pequenos agricultores familiares na economia local, de modo a gerar renda para que possam manter suas famílias com as condições mínimas de sobrevivência através do projeto com uma visão empreendedora rural, possibilitando maior rendimento na comercialização de seus produtos.“Nosso maior objetivo é buscar a independências das famílias, assim elas podendo caminhar com suas próprias pernas, sem precisar dos atravessadores” Concluiu o prefeito Leonardo.



O projeto beneficiará 80 famílias de pequenos e médios agricultores da zona rural e urbana. A Prefeitura disponibilizará a estrutura adequada para a comercialização direta de diversos produtos. A “Feira da agricultura Familiar” terá material permanente e de consumo que proporcionem maior conforto aos feirantes e seus clientes, o governo municipal está investindo em um total geral cerca de R$ 116.234,00. 

Monitores do PETI participam de curso

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou nesta segunda-feira no Centro Integrado de Cidadania – CIC, o curso destinado aos monitores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O curso foi aberto pela Secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, onde destacou a necessidades dos monitores participarem de cursos onde aprimorem os trabalhos para serem desenvolvidos com as crianças e adolescentes que participam do programa.



O curso interdisciplinar de leitura e praticas inovadoras: Através dos resgates culturais, terá 8 encontros que acontecerá toda segunda feira no Centro Integrado de Cidadania – CIC, onde serão ministradas pelos professores, Rubens Oliveira e Ligia Cabral.
Segundo Ligia, o objetivo do curso é poder desenvolver habilidades de leituras com praticas inovadoras, colocando em pratica atividades diferenciais onde os alunos possam aprender brincando, assim os monitores terão novos recursos nos aspectos sociais, culturais e educativos. 


Secretaria de Educação de Ipanguaçu realizará I Seminário de Cultura Afro-Brasileira

Na manhã de hoje (18) a Secretária Municipal de Educação, Jeane Dantas Bezerra, se reuniu com membros da coordenação escolar do município, para apresentar a eles a realização do I Seminário de História e Cultura Afro Brasileira em Ipanguaçu, que acontece amanhã(19) ás 08h00min na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de professores, diretores e supervisores.

Segundo a professora, Jeane Dantas Bezerra, o seminário terá como palestrante o professor de língua portuguesa, André Magri, onde apresentará a lei 11645/2008 que torna obrigatório no ensino fundamental e médio, nas escolas brasileiras públicas e particulares, o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, “Apartir deste estudo queremos discutir a implementação da matéria no currículo escolar, assim colocando em prática a lei federal”, Jeane adianta que o seminário também faz parte do inicio dos trabalhos para o desfile cívico da emancipação política do município, ontem terá o tema enfocado na luta e libertação dos descendentes africanos.

Dilma e Serra participam de debate eleitoral em São Paulo


Encontro foi promovido pela Rede TV e pelo jornal Folha de São Paulo.

Entre os temas debatidos estiveram privatização, drogas e educação.


Do G1, em Brasília
Dilma e serraDilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) em debate
realizado no domingo (17). (Foto: Tiago Queiroz/AE)
Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) participaram na noite deste domingo (10), em São Paulo, de mais um debate eleitoral. O encontro foi promovido pela Rede TV e pelo jornal Folha de São Paulo.
O debate foi dividido em cinco blocos. No primeiro, os candidatos responderam a uma pergunta feita pelo mediador sobre as qualidades e os defeitos de seu adversário. Ainda no primeiro bloco, cada candidato fez uma pergunta para o outro, tendo o que fez a pergunta o direito a réplica e o que respondeu o direito a tréplica.
No segundo bloco, cada um fez duas perguntas ao outro. No terceiro bloco, os candidatos responderam a uma pergunta cada feita por jornalistas da Folha de São Paulo e da Rede TV. No quarto bloco, os candidatos novamente fizeram duas perguntas cada para o adversário. No último bloco, os presidenciáveis tiveram três minutos cada para suas considerações finais.
Temas
O encontro, que durou cerca de duas horas, abordou os seguintes temas: qualificação profissional, escolas técnicas, privatizações, segurança nas fronteiras, combate às drogas, infraestrutura, denúncias de corrupção, saúde, educação, políticas para deficientes físicos e emprego.
Um dos temas que teve destaque nos debates novamente foi a privatização de empresas públicas. Dilma iniciou o tema ainda no primeiro bloco questionando sobre um veto que teria acontecido por uma agência paulista à venda de uma empresa de distribuição de gás que atua no estado à Petrobras.
Serra afirmou que este assunto não dependeria do governo de São Paulo e que a agência tinha liberdade e autonomia para questionar a compra. Dilma voltou ao tema dizendo que os problemas para a compra mostravam que o adversário poderia desejar privatizar outras empresas ou riquezas, como o petróleo do pré-sal.
O tucano partiu então ao ataque. Ele acusou o governo federal de fazer loteamento em empresas públicas e destacou a privatização da telefonia feita no governo Fernando Henrique Cardoso. Serra afirmou ainda que com sua subida nas pesquisas as ações da Petrobras teriam se valorizado.
O combate às drogas e o tratamento de dependentes químicos foi outro tema que opôs os candidatos. Serra afirmou que o governo brasileiro era conivente com a Bolívia e que não pressionava o presidente Evo Morales a combater o tráfico de drogas. O tucano afirmou que não há combate ao tráfico de drogas e armas nas fronteiras.
Dilma afirmou que foi investido mais em segurança no governo Lula do que no anterior. Ela destacou investimentos na Polícia Federal e a criação da Força Nacional de Segurança Pública.
Serra falou também sobre o tratamento de dependentes e afirmou que o governo federal não investiu nessa área. Ele destacou a realização de clínicas em São Paulo e o apoio às comunidades terapêuticas. Dilma ironizou o trabalho de Serra na área das clínicas, que atendem a 300 pacientes. Segundo ela, levaria um século para tratar os dependentes de São Paulo com o que já foi feito em São Paulo.
No terceiro bloco, as perguntas das jornalistas trouxeram as denúncias de corrupção para o debate. O tucano foi questionado sobre o ex-diretor de engenharia Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, que é suspeito de desviar recursos que seriam de caixa dois da campanha de Serra. O ex-diretor nega as acusações.
Serra afirmou que não houve o problema de desvio de recursos de sua campanha. Ele afirmou que quando se divulgou que ele tinha dito não conhecer o ex-diretor é porque perguntaram pelo apelido, que ele não conhecia.
No caso de Dilma, a pergunta foi sobre o escândalo de tráfico de influência na Casa Civil que levou Erenice Guerra a deixar o cargo de ministra. A repórter perguntou como a candidata seria capaz de escolher ministros.
Dilma afirmou que Erenice errou e que ela não concordava com a contratação de amigos e parentes para cargos públicos. A petista destacou que o caso está sendo investigado pela Polícia Federal.
No quarto bloco, a educação foi um dos temas abordados. Dilma questionou o tucano sobre os índices da educação no estado de São Paulo, onde ele foi governador.
Serra respondeu dizendo que São Paulo teve o maior avanço no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que é aplicado pelo Ministério da Educação. O tucano afirmou ainda que a gestão federal na área estava ruim e que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estava desmoralizado, fazendo referência ao vazamento de provas em 2009.
Dilma, em sua réplica, afirmou que os números de São Paulo no Ideb não refletem a realidade porque um dos critérios é a aprovação dos alunos e no estado há a “progressão automática” dos alunos mesmo que eles não tenham aprendido. A candidata destacou ainda que o DEM, partido da coligação de Serra, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Prouni, que dá bolsa em universidades privadas.
Serra retomou o tema destacando sua ação de colocar duas professoras no primeiro ano para melhorar a alfabetização das crianças. Ele também enfatizou a premiação por mérito que é paga aos funcionários de escolas bem avaliadas. Dilma rebateu criticando a situação dos professores no estado de São Paulo. Um dos ataques da petista foi ao fato de quase metade dos professores do estado não tem escola fixa e ficam mudando de local de trabalho.
 
Considerações finais
Dilma foi a primeira a fazer suas considerações finais. Ela destacou sua participação no governo Luiz Inácio Lula da Silva. “Tenho a honra de ser apoiada e representar o governo do maior presidente que este pais já teve, que é o presidente Lula”. A candidata falou também de suas prioridades no governo e se disse preparada para ser presidente.
Serra começou suas considerações finais destacando sua origem. “Vim de família pobre, gente trabalhadora, graças à escola publica cheguei aonde cheguei, foi dentro minha família que eu aprendi valores”. O tucano disse ainda que em toda sua vida pública procurou agir como servidor e afirmou que deseja fazer um governo de união nacional.

Fonte: G1

AVISO


 A Unidade Local da EMATER, Secretaria de Agricultura de Alto do Rodrigues e o IDIARN (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do RN) avisam a todos os criadores que até o dia 30 de outubro de 2010, ficam obrigados conforme a Lei Nº. 7.838 de 05/06/2000 a vacinarem o seu rebanho bovino contra a febre aftosa e que devem procurar o escritório local da EMATER trazendo a nota fiscal da vacina e a relação do rebanho, para fazerem à declaração da vacinação do rebanho.
2ª Etapa de vacinação: 01 a 30 de outubro
Quem não vacinar fica sujeito à multa de R$ 21,20 por animal e proibido de comercializar seu rebanho.


Atenciosamente, 
                                                       Edimilson José dos Santos                                   
                                                 Extensionista Rural-EMATER RN                       

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons