i

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Secretário de Agricultura de Ipanguaçu espera posicionamento oficial do governo



O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu Mario Silvério, esteve na última semana com agricultores do município na visita da governadora Rosalba Ciarlini que participou no final da tarde de sexta-feira (11) da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção de unidades habitacionais inclusas no Programa Minha Casa, Minha Vida 2 na cidade do Alto do Rodrigues.

Durante a visita o Secretário cobrou da governadora uma resposta para os problemas enfrentados pela população do município, com o do canal que leva água da Barragem Armando Ribeiro para o leito do rio Pataxó ao longo dos 9 mil metros de extensão construído, que apresenta diversos vazamentos, acarretando em desperdício d’água que deveria ir para o rio. 

“Fizemos um apelo direto à governadora, ela se prontificou a colaborar e afirmou que já autorizou ao Secretário Leonardo Rêgo a dar inicios os procedimentos necessários. Agora aguardamos um contato do Secretário para que esse impasse tenha um fim, e a população não seja prejudicada” disse o Secretário Mário Silvério.

Na última semana, no dia 09, em busca de sensibilizar o Governo do Estado, uma delegação participou na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), em Natal, de uma audiência com o Secretário da pasta Leonardo Rêgo que no dia seguinte se reuniria com a governadora em busca de novos encaminhamentos. 

O projeto para a recuperação do Canal do Pataxó está orçado em 243 mil reais, e vem aguardando autorização do Governo Estadual deste o ano de 2011.

No município as comunidades de Pau de Jucá, Lagoa de Pedra, Picada, Itú, Porto, Sacramentinho e Japiaçu, são as principais prejudicadas, em alguns locais é possível ver os bancos de areia que ficaram visíveis com a falta de água no leito do rio.

Elogios em meio a uma dúvida


Tribuna do Norte

O projeto da Arena das Dunas foi bem avaliado pelos técnicos do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa, mas um ponto ainda gera certo incômodo nos membros responsáveis pela vistoria nos estádio que irão servir a Copa de 2014: o atraso na instalação das arquibancadas móveis. A previsão é que nova praça esportiva seja entregue com a plenitude de sua capacidade no dia 31 de dezembro, a obra faz parte da matriz de responsabilidade do governo do estado e ainda não foi licitada. O procurador adjunto, Marcos Pinto, afirmou que o processo ainda está sendo analisado no órgão, porém ainda não chegou em suas mãos, prometendo se posicionar sobre o fato hoje. 

A comissão se disse muito satisfeita com que pode ver do projeto, que superou a marca de 90,75% da construção total e já demostra que poderá oferecer todas as condições de conforto e segurança ao público. Porém, o atraso na implantação das arquibancadas móveis, que vai ampliar a capacidade do estádio para 42 mil pessoas durante a Copa 2014, é um ponto que gera desconforto, uma vez que a questão pode ocasionar problema da numeração nos ingressos vendidos.

Questionado, o gerente geral de integração operacional do COL, Thiago Paes, optou por não se aprofundar muito na questão, mas também não deixou de ressalvar de que seria importante que, ao ser entregue no dia 31 de dezembro, a Arena das Dunas já tivesse disponível todos os assentos que serão utilizados durante o Mundial.

“Os assentos temporários são uma solução prática para os estádios em praças que não terão necessidade de manter o estádio com uma capacidade muito grande de público após a Copa. Em Salvador é assim, o estádio do Corinthians também. A preocupação para que eles sejam instalados com alguma antecedência é para não causar confusão na numeração e setorização dos ingressos vendidos pela Fifa”, argumentou Thiago.

Faltando 78 dias para a entrega da Arena das Dunas, o secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres, procura manter a serenidade sobre o tema e faz questão de apresentar otimismo. “Até o final de outubro, podendo pegar, no máximo, o início de novembro, esse processo de licitação estará resolvido. O início dos trabalhos serão imediato. Como a montagem dessa arquibancada é relativamente fácil e o serviço de instalação não requer de muito tempo, nossa previsão é que tudo estará pronto em dezembro”, afirmou Demétrio. 

Governo terá de ser mais ágil na licitação

Como o tempo é exíguo para se realizar uma licitação comum, a Secopa-RN pretende lançar mão do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), um modelo recém-criado pelo governo federal para diminuir a burocracia e garantir agilidade ao processo de contratação de empresas para realização de projetos relativos a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

Nessa modalidade o contratado assume a execução de todas as etapas da obra, bem como dos riscos e a empresa eleita se compromete a entregar a obra no prazo estipulado, sem aditamento de preços. A particularidade desse novo sistema é que não há divulgação do orçamento estimado, justamente com o sentido de evitar conluios e outras práticas anti-concorrenciais. O orçamento fica disponível apenas para os órgãos de controle e o valor só é divulgado após o encerramento do processo.

Mas a questão não tirou a imagem positiva do projeto natalense para Copa. Segundo o representante técnico da Fifa, Chris Unger, a arena teve um projeto muito bem concebido e atendeu todas as solicitações.

Fátima participa da entrega de kits para os conselhos tutelares

20131015-075458.jpg
A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) participou nesta segunda-feira, 14, em Brasília, da cerimônia de Assinatura do Termo de Doação de Equipamentos para 1.000 conselhos tutelares de todo o país e da Comemoração dos 10 anos do Disque Direitos Humanos – Disque 100.

O evento contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário Nunes, deputados, prefeitos e conselheiros de todo o país.

Estiveram presentes, representando o Rio Grande do Norte, os prefeitos e representantes dos munícipios de Nova Cruz, Riachuelo, Rui Barbosa, Baía Formosa, Brejinho, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Jardim de Angicos, Santana do Matos, São Bento do Trairi, Portalegre, Olho-d’Água do Borges e Parelhas.

Samu registra queda no número de trotes: saiu de 20% para 5%

Desde o início de operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Mossoró, no ano de 2005, o número de trotes teve uma redução de 20% para apenas 5%, das ligações por mês, garante o coordenador do SAMU Mossoró, Dr. Luiz Gomes.

Por dia, em média, o coordenador revela que os telefonistas recebem de 80 a 100 ligações, ainda existindo pessoas que ligam para o atendimento para somente para passar uma informação errada e que pode gerar um atraso em uma ocorrência que seja verdadeira.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em razão do Inquérito Civil Público instaurado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPERN) da suposta improbidade administrativa praticada pelo então Prefeito Leonardo da Silva Oliveira quando da realização do pregão presencial Nº 033/2013, cujo objeto é locação de veículos destinados a atender às necessidades das Secretarias Municipais. 

A Prefeitura de Ipanguaçu apresenta os seguintes esclarecimentos: 

1. A presente licitação cumpriu rigorosamente todos os tramites legais para a concorrência da mesma no processo licitatório, publicando no Diário Oficial do Município de Ipanguaçu no dia 26 de julho de 2013 o resultado da vencedora. 

2. Que a empresa vencedora do processo licitatório Nº33/2013 não possui nenhum vinculo pessoal com o senhor Leonardo da Silva Oliveira. 

3. A empresa é devidamente registrada na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte – JUCERN e na Receita Federal sob o número de CNPJ: 14.022.963/0001-06 de propriedade dos senhores: JORGEAN MELO e MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA MELO. 

4. Reconhecemos o papel de investigar do Ministério público do Estado do Rio Grande do Norte e respeitamos tais procedimentos, esclarecemos que como administração municipal não havia sido notificada acerca do procedimento em questão, consequentemente não havia prestado os devidos esclarecimentos, em breve estaremos enviando para conhecimento do Ministério Público a cópia integral do processo licitatório.

5. Ressaltamos que a Administração Municipal zela pelos princípios norteadores do direito administrativo estampados na Constituição Federal, desse modo, repudia qualquer especulação ou acusações infundadas, noticiadas nos meios de comunicação. 

Ipanguaçu 15 de Outubro de 2013.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu.

Todo bom começo tem um bom professor

Estimadas Educadoras,
Caríssimos Educadores,

É com grande felicidade que vimos parabenizar a você, professor (a), pelo seu dia. Aliás, por mais um dia. Porque todos os dias são seus. Você, que é capaz de transformar mesmo em meio a condições, por vezes, adversas. Você, professor (a), que desvela beleza diante dos olhos das nossas crianças e jovens, e com isso dá margem para que cada um possa crescer autonomamente e buscar a felicidade pessoal e comunitária. Educadores (as), o dia do professor é apenas um marco cronológico diante da dimensão da missão a que vocês se propuseram cumprir neste chão tão árido e tão fértil: edificar sonhos, redesenhar vidas, educar sociedades. 

Seria uma verdadeira sandice pensar num mundo sem professores. É pela sua palavra, professor (a), que o mundo é descoberto e redescoberto pelos pequenos, e isso jamais morre na memória ou no coração de um ser humano, por mais relapso ou duro que possa ser. Aquilo que marca, para o bem ou para o mal, jamais é apagado dos autos da nossa vida. Eis uma das nossas principais responsabilidades: garantir que das marcas que nossos alunos levarão consigo das nossas vivências, a maioria absoluta remeta-lhes à felicidade: aos risos do dia-a-dia, às construções positivas, à busca sadia pelo conhecimento, às lágrimas compartilhadas, aos abraços impregnados de força e proteção. 

Que vivemos numa sociedade que não presta as devidas honras à comunidade educadora do Brasil, concordamos. Mas isso deve ser, antes de tudo, um aspecto motivador para que nossa resistência seja a mais pura, a mais bela, a que usa do amor incondicional e do sentimento de luta contínua para semear a transformação que sonhamos nos corações que ainda não a compreendem. Responder ao descaso com descaso é esperar que alguém ame sem conhecer o amor. A nossa principal bandeira e desafio deve ser a qualidade da nossa ação em cada escola, da mais longínqua a mais próxima, da mais equipada a menos servida. Se formamos cidadãos conscientes do seu papel na reconstrução da sociedade e que veem a educação como principal peça deste quebra-cabeça, o que sonhamos como professores e professoras estará muito mais perto do status de utopia realizável.

Somos o sal da terra e a luz do mundo, porque nada surge, nada evolui, nada brilha nem ascende, senão pelas nossas mãos, pela nossa palavra, pelo nosso sentimento. Não temos o poder de mudar o mundo. Mas podemos mudar as pessoas. E essas, juntas e unidas, podem ressignificar suas existências e, assim, o mundo. Nosso ofício não é só um ofício, é uma missão. Primariamente, somos professores. Mas no fundo, cada um é educador – de si e do mundo – porque vê na sua obra muito mais que o ensino do conhecimento construído ao longo do tempo pela humanidade, mas a construção contínua de seres humanos melhores, mais competentes, efetivamente felizes e certos de que os sonhos movem até a mais pesada pedra e que a vontade de viver é o néctar que deve embebedar-nos a cada dia que nos é oferecido. 

Pelas lutas que você trava diariamente, pela força de vontade em persistir e por acreditarmos profundamente no seu trabalho, é que lhes desejamos um feliz dia dos professores e contínua força para amar, lutar e crer numa sociedade que se faz e refaz a partir do que fazemos e refazemos na educação. 

Em nome da Prefeitura de Ipanguaçu e da Secretaria Municipal de Educação, desejamos a toda comunidade docente de Ipanguaçu um excelente dia do professor.

Profª. Jeane Dantas dos Santos Bezerra
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons