i

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Proposta orçamentária prevê salário mínimo de R$ 788,06 para 2015

A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito hoje (28) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.

A peça orçamentária traz uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff com um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas. Pela Constituição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da administração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o governo se antecipou. A LDO deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.

Inscrições abertas para a II Expotec

 Evento será realizado de 9 a 12 de setembro
Campus Ipanguaçu do IFRN abriu as inscrições para a II EXPOTEC. O evento deste ano tem como tema: "A produção no Vale do Açu: desenvolvendo com sustentabilidade", e contará com a participação de alunos, professores, empresários, pesquisadores e comunidade em geral. 
Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site www2.ifrn.edu.br/expotecip e doar 1 Kg de alimento não perecível durante o credenciamento, a partir do dia 9 de setembro na Secretaria do evento (sala 22). As vagas para minicursos e oficinas são limitadas e a inscrição nessas atividades será realizada também no site do evento.
Dentro da programação estão previstas palestras, minicursos e mesas redondas sobre os principais desafios do desenvolvimento sustentável para a região, em destaque a gestão de resíduos sólidos, os desafios da indústria cerâmica, os desafios para o ensino, as aplicações da tecnologia da informação na região e a agroecologia como um cenário sustentável no desenvolvimento humano.
Estão sendo programadas gincanas, feiras solidárias, participação de associações de artesanato, mostra de turmas, dentre outras ações. A apresentação de trabalhos científicos será reconhecida com a entrega de certificados para os alunos, professores e pesquisadores.

Fonte: IFRN

Prefeitura de Ipanguaçu realiza festival de folclore nesta sexta-feira



Promover um passeio pela cultura popular nordestina é um dos objetivos do V Festival de Folclore deste ano em Ipanguaçu. Com o tema: Nordeste em Festa, o projeto terá culminância realizada nesta sexta-feira(29).

Proporcionar aos alunos da rede de Educação Municipal, Estadual e projetos sociais mantidos pela Prefeitura, é uma das estratégias do projeto que tem o intuito de desenvolver a pesquisa, bem como incentivar e valorizar o gosto pela leitura, arte, música e dança que fazem parte da cultura local. 

O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Neto, explica que a proposta visa despertar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos das escolas municipais o interesse pelo folclore da região, bem como a oportunidade de experimentação da arte nas suas múltiplas dimensões: teatro, dança, canto – modalidades artísticas que oportunizam ao ser humano momentos de socialização, de entretenimento e de novas possibilidades para interagir e crescer. 

“A culminância do projeto dar-se-á com a realização do Festival do Folclore com uma exposição que retratará os costumes e sentimento da nossa gente, no Corredor do Folclore e apresentações culturais de todas as escolas participantes e projetos sociais envolvidos”, conta o secretário.

O Corredor do Folclore, iniciativa implantada deste o ano passado apresentará em tendas montadas na praça pública o resultado dos trabalhos realizados pelos estudantes nas instituições. O festival de folclore acontecerá nesta sexta na praça de Eventos José Medeiros, às 19h, e reunirá mais de dez escolas e projetos sociais da cidade. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons