i

terça-feira, 14 de junho de 2011

Profissionais da saúde em Ipanguaçu participam de capacitação sobre Pré-Natal

Conscientizar as gestantes sobre a importância de se realizar os exames pré-natais. Com esse objetivo, a Prefeitura de Ipanguaçu realizou durante esta terça-feira (14) uma capacitação com todos os profissionais do Programa Saúde da Família que atuam no município. A ação “Pré-Natal, Ações Educativas”, contou com o apoio da ONG BemFam.

Segundo a secretária de Saúde Sumaira Fonseca, estão envolvidos na formação agentes de saúde, enfermeiros, dentistas e auxiliares, na busca de melhorar a qualidade dos serviços prestados nos seis PSF. “A consulta do Pré-Natal caracteriza-se como uma ação rotineira, com isso as equipes devem ter o bom propósito de educar, com questões relacionadas a uma saudável gestação”, frisa a secretária.


Os profissionais receberam a orientação do assessor de Desenvolvimento Social da BEMFAM Matias Francisco Verzutti, que realizou diversas oficinas, tais como Modificação do Organismo Materno e Queixas Clínicas; Cuidados com o Corpo Durante a Gravidez; Importância do Pré-Natal; Prevenção de DST; Tipos de Parto; Depressão Pós-parto; Consultas e Benefícios Legais e Aleitamento Materno.

“Um bom Pré-Natal traz diversos benefícios, mas, para isso, os profissionais devem estar sempre informados sobre métodos que possam proporcionar uma gravidez mais tranquila para as mães”, diz Matias.

Hoje em Ipanguaçu mais de 200 mães são acompanhadas diariamente pelas equipes do Programa Saúde da Família, com consultas e assistência necessária para as futuras mães.

Curso de Informática Básica oferecido pela Prefeitura à população teve início hoje



Moradores da zona urbana e rural de Ipanguaçu iniciaram nesta terça-feira (14) um curso gratuito de informática básica, oferecido pela Prefeitura. Aproximadamente 90 pessoas, divididas em diferentes turmas, estão sendo beneficiadas. Com duração de seis meses, a capacitação digital busca incluir e capacitar a população no uso de computadores, ferramenta de crescente importância na atualidade.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, o mercado de trabalho exige que as pessoas conheçam as novas tecnologias. “Nas escolas, nas empresas, nas repartições... a informática está em todos os lugares. Por isso oferecemos, de forma dinâmica, mais essa oportunidade que pode influir em uma melhor aprendizagem escolar, no ingresso no mercado de trabalho e na geração de renda”, afirma Cristina.

Para José Ribeiro Sobrinho, funcionário público e pintor de 54 anos, o curso é a primeira oportunidade de contato com o computador. “Hoje tudo é na base da informática e da internet, por isso quero estar qualificado. Essa oportunidade é muito importante”, diz.

As aulas são ministradas no Telecentro do Centro Integrado da Cidadania (CIC). No ano passado mais de 500 pessoas foram beneficiadas com essa iniciativa do Executivo Municipal. O curso de informática tem a carga horária de 48horas/aula, com os módulos; Introdução do Linux (sistema operacional); Pacote Open Office (Editor de Textos, Planilha de Cálculos e Editor de Apresentação) e internet.

Prefeitura de Ipanguaçu reunirá estudantes e professores para apresentação de vídeo educativo

Após o lançamento do projeto “Rodas de conversa - A leitura, o Livro e o Editor” em março deste ano, o editor chefe da Cortez Editora, José Xavier Cortez, retorna ao município de Ipanguaçu esta semana, na sexta-feira (17).

O editor e livreiro natural de Currais Novos e radicado na capital paulista vem ao município lançar o seu mais novo projeto: um vídeo educativo baseado no livro “Como um rio - o percurso do menino Cortez”.

Segundo a professora Aloma Dayane que está coordenado a visita do editor ao município, ela informa que a programação prevê atividades durante todo o dia. Na manhã a partir das 8hs inicia o encontro com os alunos do 4º e 5º anos com idades entre 09 e 10 anos; à tarde ás 14hs o editor se reúne com os alunos doa anos finais de 6º ao 9º anos e a noite ás 19hs a programação se encerra com encontro entre os professores das redes municipal, estadual e federal.

Aloma disse que a visita do senhor Cortez, traz mais uma vez ao município estimulo para os alunos, “Ele teve uma vida de superação, conseguiu ser o que é hoje através dos livros, uma das mensagens que a Secretaria de Educação quer passar é essa, que as pessoas se tornam exemplo de vida através dos livros, da educação” frisa a professora.

Apresentações culturais e debate estão previstos para acontecer durante a programação. A vista do editor é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cortez Editora.

Estrada entre Carnaubais e Serra do Mel é tema de encontro do G-12

O asfaltamento da estrada entre as cidades de Carnaubais e Serra do Mel, pleito antigo que agora se torna urgente para atração de novas empresas nos municípios, será o tema de mais um encontro do Consórcio Intergestores Vale Unido, o G12, marcado para as 15h de hoje, na Câmara Municipal de Carnaubais.

De acordo com o prefeito Luizinho Cavalcante, presidente da entidade, a viabilização dessa obra beneficiará toda essa região. "É muito importante a nossa discussão, pois, como prefeitos, temos a responsabilidade de encontrar caminhos para o desenvolvimento integrado da região". afirma. Várias autoridades foram mobilizadas, tendo em vista a importância da obra para a região.

Além dos prefeitos, foram convidados presidentes de câmara municipais dos 12 municípios, deputados - estaduais e federais -, representantes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Petrobras e do Banco do Nordeste (BNB), que na oportunidade apresentará projetos de parceria com os municípios.

Luizinho estendeu ainda o convite à direção da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). "A união dos municípios, como sempre, é muito importante", afirmou.
G-12

Criado em março de 2009, o G12 é formado pelos gestores Luizinho Cavalcante (Carnaubais), Ivan Junior (Assu), José Arimatéia (São Rafael), Francisco Gomes (Porto do Mangue), Ivan Padilha (Pendências), Gilberto Lopes (de Itajá), Leonardo Oliveira, (Ipanguaçu), Jackson Bezerra (Afonso Bezerra), Flávio Veras (Macau), Auricélio Teixeira (Guamaré) e Josivan Bibiano (Serra do Mel).

Região de contrastes
O Vale do Açu tem hoje aproximadamente 180 mil habitantes e, embora tenha um dos mais importantes potenciais agrícolas e industriais do Oeste, carece de infraestrutura em todos os seus aspectos, além de investimento em todas as áreas prioritárias como saúde, educação e segurança pública. Vários desses temas já foram pautas de encontros e audiências públicas. Potencializar a economia e melhorar a qualidade de vida da população é um dos desafios dos gestores que integram o G-12.

Fonte: Jornal de Fato 

Ufersa disponibiliza 1.015 vagas para a segunda etapa do SiSU

ufersa_fachada

As inscrições referentes ao segundo semestre deste ano no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam amanhã, 15, e seguem até o domingo, 19.
Os candidatos devem ficar atentos às datas, pois o SiSU trata-se da única forma de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Conforme a Ufersa, para o próximo semestre, serão disponibilizadas 1.015 vagas para os cursos da instituição, distribuídos no Campus Central de Mossoró e nos campi de Angicos e Caraúbas. Podem fazer a inscrição no SiSU os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e não zeraram a redação.
O resultado da primeira chamada do SiSU será divulgado no próximo dia 22, e a matrícula dos candidatos selecionados ocorre nos dias 27 e 28 deste mês. Já o resultado da segunda chamada poderá ser verificado no dia 2 de julho, e as matrículas poderão ser efetuadas nos dias 5 e 6 do próximo mês.

Além disso, os candidatos terão outra chance de concorrer às vagas remanescentes da Ufersa, através do preenchimento da declaração de interesse em participar da lista de espera no período de 2 a 7 de julho. A divulgação da lista de espera será no dia 11 do próximo mês. Em seguida, na mesma data, inicia-se o lançamento das matrículas da lista de espera no SiSU, que segue até o dia 29 de julho.


Ao todo, o Sistema de Seleção Unificada oferta 26.336 vagas em universidades federais e estaduais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O número supera em 59% a oferta do processo do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições participaram, com de 16 mil vagas. As vagas são oferecidas por 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e quatro universidades estaduais.

Fonte: O mossoroense 

OMS pede que mais pessoas sejam voluntárias para doação de sangue

Brasília – No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado hoje (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que mais pessoas em todo o mundo tomem a decisão de se voluntariar como doador e salvar vidas.
doacao-de-sangue
O tema este ano é Mais Sangue, Mais Vida e reforça a necessidade classificada pela OMS como urgente de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular – não apenas esporádica.
Dados mostram um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Dos 80 países com baixas taxas de doação de sangue (menos de dez doadores para cada mil habitantes), 79 são nações em desenvolvimento.
De acordo com a OMS, a doação de sangue beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto; crianças com anemia severa em resultado de malnutrição e malária; pessoas com graves traumas provocados por acidentes; e pacientes com câncer e que passam por algum tipo de cirurgia.
A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas, uma vez que componentes como as células vermelhas, as plaquetas e o plasma são separados e direcionados para pacientes com complicações distintas de saúde.
Fonte: Agência Brasil

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons