Foi concluído nesta sexta-feira, 18, o trabalho que os agentes comunitários de saúde desenvolveram no período de vinte dias em partes do município de Ipanguaçu.
A campanha de prevenção aos agravos que são desencadeados pelas chuvas teve inicio no último dia 27 de janeiro, com reuniões e orientações, no dia 31 aconteceram às visitas domiciliares nas áreas onde por diversos anos foram afetados pelas chuvas.
A campanha foi desenvolvida nas previsões metereológicas apontarem para um período chuvoso intenso na região, e pelo município de Ipanguaçu estar localizada numa região de enxurradas frequentes, com base nisso a Prefeitura Municipal e a Defesa civil local decidiram realizar o cadastramento das famílias que podem ser afetadas com as possíveis enxurradas.
Mais de 25 agentes de saúde realizaram todo o trabalho no município. Conforme a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, os agentes realizaram as visitas casa a casa, colhendo dados que possam ajudar nos trabalhos em caso de cheias.
A campanha teve o objetivo também de apresentar à comunidade ipanguaçuense as doenças que surgem no período chuvoso, incluindo dengue e as principais doenças de veiculação hídrica, com o intuito de preveni-las.
Diarréias, verminoses, esquistossomose (transmitida pelo caramujo), Hepatite A e E, Leptospirose (doença transmitida pelo rato), toxoplasmose (transmitida pelo gato), tétano, dengue, escabiose (coceira), doença respiratórias, acidente por animais peçonhentos são uma das doenças que mais preocupa o município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário