i

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aluna é aprovada em universidade da Costa Rica

Isabel Adeline Costa Oliveira estudará Engenharia Agrônoma na Costa Rica
IFRN apoia estudante aprovada em universidade estrangeira
Dedicação da aluna dentro e fora da sala de aula foi fundamental para a conquista
Estudar em uma universidade que é referência no ensino da área que escolheu para atuar profissionalmente é o desejo de qualquer aluno que se candidata a uma vaga no ensino superior. A aluna do IFRN, Isabel Adeline Costa Oliveira, aluna do curso de Agroecologia do Campus Ipanguaçu, terá essa oportunidade. Ela foi aprovada no processo seletivo que ofereceu uma bolsa de estudos completa para o curso de Engenharia agrônoma naUniversidad Earth, localizada em Guácimo de Limón, Costa Rica. A cidade fica a aproximadamente 95 km da capital San José.
A Universidad Earth apesar de privada não tem fins lucrativos, dedica-se à educação em ciências agrícolas e recursos naturais para contribuir com desenvolvimento sustentável mediante a conciliação da produção agrícola e a preservação de recursos naturais.
Isabel foi incentivada a participar da seleção pela servidora Paloma Macchi que é formada pela Universidad Earth e hoje é servidora do IFRN. "Além da bolsa, o diferencial do curso desta universidade é que o formando também sai com habilitação em licenciatura em agronomia", afirma Paloma. A bolsa contempla matrícula, alojamento, alimentação e seguro de gastos médicos durante os quatro anos de estudo.
Durante a formação no IFRN, a estudante participou de várias atividades de pesquisa. Ela foi bolsista da Fazenda-escola por dois anos. Também participou do projeto "Caldas orgânicas e biofertilizantes usados no manejo agroecológico", integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia, coordenado pelo professor Saint Clair Lira Santos.
Tanta dedicação motivou servidores e professores a ajudá-la a obter os recursos para custear a viagem até a Costa Rica e poder cursar Engenharia Agrônoma.   Isabel pertence a uma família carente e estava com dificuldade em obter o visto e as passagens aéreas para levá-la até a San José. A direção do IFRN se sensibilizou e já está providenciando os recursos para a viagem. "Entramos que a diretoria de assuntos estudantis e ela está dando o suporte para viabilizar o pagamento do visto e passagem da estudante", declarou o pró-reitor de pesquisa e inovação José Yvan. 
“Agradeço a todos os esforços feitos para me ajudar a seguir meu caminho em busca do conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, declarou a estudante ao receber a notícia de que receberia a ajuda de custo para a viagem.
O professor de química Maurício Façanha foi um dos primeiros a buscar ajuda para a aluna. “Fui professor dela e tenho o maior orgulho disso. Ela é uma pessoa humilde, mas muito esforçada, o que ela conseguiu, poucos conseguem”, declarou o professor.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons