i

terça-feira, 22 de março de 2011

Vacinação contra gripe inclui crianças, gestantes e profissionais de saúde

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

A 13a. Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.

A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza. 
As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Nesse caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. A meta do Ministério da Saúde, Estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.

A coordenadora do programa municipal de imunização, Norma Sena, declarou que o Ministério da Saúde ainda não informou a meta de público para ser atingida em Mossoró. Em todo o Rio Grande do Norte, a meta é vacinar 466.690 pessoas.

Norma alertou que os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons