i

terça-feira, 29 de março de 2011

Secretaria de Saúde de Ipanguaçu prever lançar Plano de mobilização de ações para prevenção da hanseníase em abril

Quem informa e a enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Aline Gomes, que conforme ela o plano se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo que abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e visa à manutenção da saúde.

Segundo a enfermeira dentre os agravos de maior interesse de prevenção e controle, está a Hanseníase, agravo esse que há muito é conhecido, bem como sua forma de transmissão e tratamento, mas que ainda causa impacto dentro dos assuntos de saúde pública. Ela explica que a hanseníase é endêmica no Brasil, registram-se em média, a cada ano, 47.000 novos casos, dos quais 23,3% com graus de incapacidade I e II. No município de Ipanguaçu existe apenas 01(um) caso diagnosticado da doença, que está em fase de tratamento.

Para ela o Plano de mobilização de ações para prevenção da hanseníase, busca esclarecer e sensibilizar a população, quanto sinais e sintomas das doenças e a necessidade do tratamento para os casos diagnosticados; Capacitar todos os profissionais de saúde quanto os sinais e sintomas, importância da notificação e acompanhamento dos casos; Busca ativa dos casos suspeitos; Avaliar os casos suspeitos encaminhados à Unidade de Saúde;Realizar exames complementares para os casos suspeitos;Encaminhamento para a unidade de referência para avaliação por especialista dos casos pertinentes; Notificação dos casos confirmados; Iniciar tratamento e acompanhamento dos casos.

A secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, disse que previsão é que o plano possa ter inicio em abril e seguir até fevereiro de 2012. “Para que essas ações aconteçam, se faz necessário a qualificação de todos os profissionais de saúde para identificar sinais e sintomas suspeitos, conversar com o paciente e encaminhá-lo para a realização de exames, tratamento adequado e reabilitação, quando necessária” disse a secretária de saúde do município.


Que fala que o diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção são ações prioritárias para bloquear transmissão da doença, reduzir incapacidades e deformidades, assim como para desconstruir o medo e o preconceito que causam discriminação e danos psíquicos, morais e sociais aos doentes e familiares e à sociedade. “A proposta é alertar a população sobre como identificar os sinais e sintomas da doença para que o tratamento médico seja tão logo iniciado e a doença mais rapidamente curada” disse a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons