i

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Trabalhadores rurais buscam aumento salarial de 15%



IPANGUAÇU - Está previsto para hoje, 24 de agosto, o início da rodada de conversações entre representantes do patronato rural e de sindicatos de trabalhadores do setor sob intermediação da unidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Mossoró.
Neste dia, de acordo com o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu, no Vale do Açu, João Batista Mota de Oliveira, "João das Peças", será entregue oficialmente a pauta de reivindicações da categoria assalariada.
"O encontro de amanhã (hoje) é na realidade apenas para que os sindicatos apresentem a proposta oficial que será analisada pelos empresários que, em seguida, irão apresentar a contraproposta", sintetizou o representante sindical.
O documento reivindicatório foi aprovado de forma conjunta por todos os sindicatos vinculados ao Polo Sindical Rural Assú-Mossoró, que compreende aproximadamente 14 municípios. Seu texto final foi avalizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn).
"João das Peças" disse que, além da manutenção de alguns direitos adquiridos pelos agricultores assalariados, a pauta procura garantir a conquista de novos benefícios. Apesar de reiterar que todos os tópicos da pauta são importantes, o sindicalista reconheceu que o que atrai mais curiosidade dos empregados é a proposta de fixação do novo teto salarial da categoria.
"Neste item nós mantivemos um gatilho de 15% por sobre o valor do novo salário mínimo que brevemente será anunciado pelo Governo Federal", registrou o dirigente sindical.

TELECENTRO
O presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu confirmou que a entidade será uma das contempladas em todo o Estado com a implantação de centros de inclusão digital - os chamados telecentros.
O empreendimento é fruto de uma parceria dos sindicatos com a Fetarn e a Confederação dos trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília. "João das Peças" frisou que, de um total de mais de 140 cidades do Rio Grande do Norte onde existem sindicatos, somente 24 municípios foram beneficiados neste primeiro instante. "Sem dúvida alguma é um grande investimento que favorecerá nossos trabalhadores rurais", concluiu.

Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons