i

segunda-feira, 31 de maio de 2010

COMUNIDADE DE UBARANA RECEBE ATENDIMENTO NA PRÓPRIA COMUNIDADE



Nesta tarde de segunda-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Ipanguaçu realizou atendimento na comunidade de Ubarana.
Atendimentos odontológicos com orientação e prevenção bucal, palestra orientada pela dentista Áquila, aplicação de flúor, consultas medicas, verificação de pressão e vacinação que aconteceu na capela da comunidade e na unidade móvel.

Segundo a secretária de saúde Sumaira Fonseca o atendimento estará acontecendo a partir de agora todas as segundas-feiras com os atendimentos odontológicos e medico na unidade móvel. “Como a comunidade pertence ao PSF da comunidade de Arapuá e os moradores da comunidade procuram o atendimento no Posto de saúde do centro da cidade, tivemos a idéia de facilitar o atendimento e atender a comunidade de Ubarana na própria localidade, assim os moradores diminuirão a lotação no Posto do centro, podendo ser atendidas na própria comunidade”, conta a secretária de saúde.  


Durante a participação da secretaria municipal de saúde na comunidade aconteceu palestras sobre o Dia Mundial Sem Tabaco que foi ministrado pelo secretário adjunto Francisco Canindé, que conta que data foi pensada estrategicamente para debater os riscos que o cigarro traz para a saúde dos fumantes ativos e passivos. O Brasil parece estar no caminho certo quando o tema é prevenção ao tabagismo, uma vez que doze Estados já aprovaram a lei que proíbe o consumo de cigarro em áreas fechadas e de uso comum como empresas, transportes coletivos, bares e restaurantes. Não poderia ser diferente, uma vez que números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que cerca de sete fumantes passivos morrem por dia em decorrência da inalação da fumaça do cigarro dos fumantes ativos.


CALENDÁRIO INFANTIL TEM NOVA VACINA

Iniciou nesta segunda-feira (31), a imunização à bactéria pneumococo (pneumonia) que fará parte do calendário básico de vacinação, para as crianças de dois meses a um ano e três meses, terão direitos a receber a vacina pneumocócica em qualquer centro de saúde.  Segundo Francinete Silvino, responsável pela sala de imunização da Secretaria de Saúde, antes, a aplicação era feita apenas em crianças que sofriam de algum problema respiratório. “Após um estudo, a Secretaria constatou que muitos menores de dois anos contraíam doenças respiratórias graves”, explica. As crianças receberão três doses da vacina em um intervalo de pelo menos dois meses.
A vacina protege contra pneumonia, meningite, septicemia, sinusite, otites, conjuntivite, bronquite, desde que essas doenças sejam adquiridas por meio da bactéria pneumococo. 

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons