i

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Alunos participam de ação comunitária

Ações do Campus são levadas à zona rural de Ipanguaçu
Alunos participam de ação comunitária
Foto: Alunos do Instituto ao lado do Prefeito de Ipanguaçu

Nesta quarta (26/05) alunos do Campus Ipanguaçu participaram do programa Prefeitura nas Comunidades promovido pela Prefeitura Municipal de Ipanguaçu/RN. O projeto visa levar às comunidades rurais ações sociais e serviços da gestão municipal. Diversos órgãos que compõe estrutura administrativa do município e parceiros como o Banco do Nordeste, EMATER, Ministério da Previdência Social e IFRN/Ipanguaçu estiveram presentes na ação comunitária.

Foi um dia de grande movimentação na comunidade conhecida como Agrovila Picada, localizada a 10 km do centro de Ipanguaçu, populares participaram das diversas atividades oferecidas pelo projeto: corte de cabelo, oficinas gastronômica e pedagógica, emissão de documentos, dentre outras ações.
No estande do IFRN alunos divulgaram as ações acadêmicas desenvolvidas no Campus, distribuíram mudas e sementes, também prestaram orientações para o homem do campo. Trabalhos como o desenvolvido pelas alunas do terceiro período de agroecologia: Alana Melo e Rislândia Cavalcante “Capacitação de Agricultores Familiares em Hortas Agroecolócicas” abrilhantaram a programação. Para o discente em agroecologia Andre Magri, egresso da escola Nelson Borges Montenegro, anfitriã do evento: - É uma satisfação em voltar à escola para levar ao conhecimento da comunidade as ações educacionais promovido pelo Instituto Federal.
O prefeito municipal, Leonardo Oliveira, ressalta que o evento é de suma importância para as comunidades já que a sede da prefeitura fica distante da zona rural e muito de seus moradores sente-se desfavorecidos ou não tem conhecimentos dos serviços oferecidos pela municipalidade, pretendemos com esse projeto estabelecer uma interação em entre administração municipal e a comunidade em geral. O gestor municipal destaca o papel do IFRN como instituição que promove um ensino de excelência oportunizando aos filhos de Ipanguaçu e de todo o Vale conhecimentos que os tornem competitivos no mercado de trabalho.

O evento possibilitou que novas parcerias entre o município e IFRN/Ipanguaçu fossem discutidas, a exemplo do projeto de arborização da cidade e a atuação dos alunos do curso de informática nos Telecentros instalados nas escolas municipais.

Estar próximo das comunidades tem sido uma prática constante do Campus, como parte integrante da Região do Vale do Açu o Instituto busca estabelecer uma relação bilateral com a sociedade gerando demandas a serem trabalhadas no ensino, pesquisa e extensão.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons