i

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

'Oposição é pior do que doença sem cura', desabafa Lula


Ipanguaçu, RN, 20 (AE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje (20) em Ipanguaçu, a 215 quilômetros de Natal (RN), o comportamento dos políticos de oposição ao governo "A oposição é pior do que doença que não tem cura", disse em discurso para estudantes, na inauguração de uma escola técnica federal no município.


Lula citou o colunista social dos anos 70 Ibrahim Sued para ilustrar a atitude dos oposicionistas em relação à sua administração. "Enquanto os cães ladram, a caravana passa. E eu tenho de governar esse País", disse o presidente. Ele contou ter sido criticado pela oposição, por exemplo, ao inaugurar uma universidade em Mossoró (RN). "A oposição dizia que eu estava inaugurando um muro", disse. "Agora eles têm de ir ver o que o muro está produzindo.


"PICARETAS - O presidente aproveitou a plateia jovem para pedir que não desanimem da política brasileira. E estimulou os estudantes a se candidatarem a cargos eletivos. "Quando estiver desanimado da política, aquele dia em que estiver lendo jornal e falar 'não quero mais saber dessa porcaria', pense: por que você não entra na política?", aconselhou Lula. "Quanto mais as pessoas sérias se afastarem da política, mais picaretas vão entrar nela.


"Lula defendeu a aprovação da proposta de reforma política que tramita no Congresso Nacional. "Sem reforma a gente não melhora a política brasileira." Ele criticou os Estados governados pelas mesmas famílias por "décadas, décadas e décadas" e citou como exemplo Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Não citou o Maranhão, dominado há anos pelo clã do presidente do Senado, José Sarney (PMDB). "Em cidades do Nordeste, há até famílias brigam entre si, o 'Silva 1' contra o 'Silva 2'. Participam de partidos diferentes, se ofendem, mas a família continua mandando.


"PT FORTE - Apesar das baixas no PT e do racha entre lideranças petistas, o presidente afirmou que o partido que ajudou a fundar continua "forte, com muitas possibilidades". Em entrevista a rádios de Mossoró, a 280 quilômetros de Natal, Lula disse aceitar a saída da senadora Marina Silva (AC) do partido e afirmou que o senador Flávio Arns (PR), que anunciou ontem a intenção de deixar o PT, sempre foi "muito encrencado" com o partido.


"Marina foi minha ministra até quando quis. Se a pessoa quer sair do partido, não está confortável, é um direito", disse o presidente. "Se ela quis fazer uma opção e não me procurou para conversar, estava com a opção feita." Lula afirmou que sua relação com a senadora continuará a mesma. "Continuo gostando dela, achando um quadro extraordinário.


"O presidente aproveitou a entrevista para divulgar o perfil ideal de seu sucessor, ou melhor, de sua sucessora na Presidência. "É uma candidata, uma mulher", disse sem citar o nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a mais cotada para concorrer pelo PT. "O perfil é de uma pessoa honesta e de caráter. No meu caso, que sou um homem que valoriza a participação das mulheres na política, pode ficar certo de que minha candidata será uma mulher.


"Lula disse temer que os programas articulados por seu governo sejam abandonados em uma próxima administração. "Não tem nada pior do que entrar alguém, parar as coisas e começar do zero", disse. "Gostaria que fosse eleita presidente do Brasil alguém com o conhecimento que hoje temos desse País e o compromisso de executar as coisas que já estão programadas."

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons