i

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Lula em Ipanguaçu...

'Se vocês entrarem na política, ajudarão a mudar', diz Lula a plateia de estudantes

Presidente inaugurou campi de tecnologia no Rio Grande do Norte.'Prestem atenção que ano que vem já tem eleições', disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (20), a uma plateia formada principalmente por estudantes, que os descrentes da política brasileira deveriam “prestar atenção” nas eleições de 2010 e que a juventude brasileira precisa ter uma maior participação no tema.


“Não adianta só reclamar. Acaba de eleger um prefeito hoje, amanhã está xingando já. Não adianta, é preciso participar. Se a juventude não participar, vamos ter pouca chance de renovar. Prestem atenção que ano que vem já tem eleições”, disse Lula, em discurso na cerimônia de inauguração dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IRFN), em Ipanguaçu.


Lula disse que sabe que há muita gente desacredita na política e que daria “um conselho de amigo” e não do presidente da República. “O político tem mandato de quatro em quatro anos. A gente pode fazer meia limpeza, limpar tudo ou deixar como está”, disse.


“Pense o seguinte: por que você não entra na política? Porque possivelmente o político que vocês querem não está em mim, não está em ninguém, está dentro de vocês. Se vocês entrarem na política, ajudarão a mudar. Não adianta só reclamar. Acaba de eleger um prefeito hoje, amanhã está xingando já. Não adianta, é preciso participar”, disse.



Nesta quinta-feira, o senador Aloízio Mercadante (PT-SP) disse no Twitter que Lula quer conversar com ele pessoalmente antes do seu pronunciamento anunciando sua saída da liderança do partido no Senado. O motivo da saída de Mercadante é o racha criado na bancada devido ao arquivamento de todas as 11 acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Éica na quarta-feira (19). Os senadores do PT no conselho votaram pelos arquivamentos.



Educação

No discurso, focado em educação, Lula falou dos números do Programa Universidade para Todos (ProUni) e rebateu as críticas contrárias ao projeto. Disse que pensa em tentar conseguir uma bolsa do programa. “Se eu me invocar, quando eu terminar a Presidência eu vou tentar arrumar uma vaguinha no ProUni”, disse, após citar a sua trajetória profissional e política e a do vice-presidente José Alencar, que não chegaram à universidade.


“Quando vocês aprenderem uma profissão, vocês serão profissionais qualificados em qualquer parte do território nacional, no Oiapoque ou no Chuí. A chance de ter emprego e de ter bom salário é infinitamente maior”, disse.



Antes da cerimônia de inauguração dos campi nos municípios de Apodi, Caicó, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz, Lula visitou unidade do INstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons