i

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aulões reforçam conteúdos antes das provas do ENEM



Neste final de semana, nos dias 8 e 9 de novembro mais de 8 milhões de estudantes de todo o país são esperados para prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em Ipanguaçu centenas de estudantes vem se preparando durante meses para a prova que é a porta de entrada para as universidades públicas e bolsas através dos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal. 

A preparação dos jovens estudantes no município  se deu através do Cursinho Pré-universitário Popular, projeto de extensão da Universidade Federal Rural do Seminário (UFERSA) - campus Angicos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, que atende mais de 100 estudantes que já concluíram ou estão cursando o último ano do ensino médio. 

Segundo a secretária de Educação, Jeane Dantas, os aulões é fruto do convênio com a Ufersa na qual possibilita aos estudantes das escolas públicas da cidade uma revisão dos assuntos para as provas do ENEM, “os assuntos sistematizados possibilita aos estudantes compreender a metodologia e como responder as questões de forma a obter uma melhor pontuação. Nos últimos anos conquistamos importantes aprovações e acreditamos por mais um ano concretizar o crescimento”, frisa. 

A iniciativa contribui para o processo de democratização no acesso às unidades públicas de ensino superior junto aos estudantes de forma gratuita. Os monitores são estudantes das graduações da universidade que recebem mensalmente uma bolsa financiada pela prefeitura da cidade. 

Estudante do último ano do ensino médio na Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, Lucas Matheus, fala da importância do cursinho antes da prova. "Eu gostei das aulas, elas foram muito uteis, deu para aproveitar bem tudo que passaram, me fazendo ainda relembrar dos assuntos que já tinha estudado", ressalta o jovem.  

Experiência exitosa 

Com os bons resultados óbitos com aprovações, de 11 ao dia 13 de Novembro os coordenadores locais do Cursinho Pré-Universitário de Ipanguaçu, os estudantes do Curso de Licenciatura em Computação e Informática, Mariana Melo e Rayron Ribeiro, apresentarão o projeto durante IV Seminário de Práticas Educativas (SECAMPO) que se realizará na UFPB, no Campus Mamanguape – PB.

Os jovens apresentarão o trabalho e os resultados do Cursinho no Município de Ipanguaçu, com tema: Cursinho Pré-Universitário Popular da Ufersa: Capacitação por meio de metodologia diferenciada para ingresso de jovens das camadas populares de Ipanguaçu no ensino superior. O trabalho está sob a orientação dos Coordenadores de Extensão a Professora Dr.ª Rita Diana de Freitas Gurgel e o Professor Dr. Éder Jofre Marinho, ambos do campus da UFERSA em Angicos. 


O IV SECAMPO acolherá artigos que primem pela abordagem de práticas educativas e estudos teóricos, resultados de projetos de pesquisa, extensão ou ensino – em andamento ou concluídos- exercidos em contextos educativos – escolares e nos movimentos sociais, com ênfase na metodologia libertadora geradora de transformação social. 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons