O agentes comunitários de saúdes, auxiliares e técnicos de enfermagem da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Ipanguaçu, estão participando da formação em saúde mental, crack e outras drogas oferecida pelo projeto Caminhos do Cuidado.
A secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, destaca que as informações repassadas ao profissionais de saúde auxiliam na melhoria dos procedimentos e nas práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos. “Mais do que nunca precisamos estar atentos aos novos problemas de saúde pública, e as drogas é uma delas. Os agentes comunitários estão diariamente com as famílias, com isso ele cumpre papel fundamental na recuperação e prevenção no uso de drogas”.
O curso faz parte de um dos eixo do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’ na qual conta com uma cargo horaria de 60h, integrando os temas: Conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; A caixa de ferramentas dos ACS e ATEnf na Atenção Básica e Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário