i

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Inscrições para o Desafio Sebrae 2012 encerram-se sexta-feira

As inscrições para o Desafio Sebrae 2012 encerram-se sexta-feira, 18. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebare) tem como objetivo despertar nos jovens universitários o espírito empreendedor, através de um jogo virtual onde eles montam e administram uma empresa.

Na edição do ano passado, cinco estudantes mossoroenses, do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foram os grandes campeões das etapas nacional e internacional do Desafio.

Para incentivar universitários mossoroenses a participarem da edição 2012 do jogo virtual, os cinco estudantes da equipe vitoriosa participam hoje, 16, de uma mobilização na Universidade Potiguar e Faculdade Mater Christi. Os encontros serão, respectivamente, às 8h e às 19h.

Durante a conversa, os universitários Isaías Silva, Vitor Andrade, Bruno Oliveira, Antônio Jaem e Caio Felipe falarão a respeito das experiências, dificuldades e conquistas vividas a partir da participação no Desafio Sebrae 2011.

"Nós somos exemplo de que estudantes do curso de Ciência e Tecnologia, de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tem sim capacidade de vencer o Desafio Sebrae, e queremos passar nossas experiências para que outros estudantes se inspirem e também participem do jogo, que garante benefícios para a vida acadêmica, profissional e pessoal", assegura Vitor Andrade.

Na edição 2012 do Desafio Sebrae, o tema do jogo é "frutas tropicais". Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, as equipes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços, comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado.
Podem participar equipes compostas por duas ou cinco pessoas. Cada grupo tem direito a um professor orientador escolhido pelos próprios alunos. O jogo virtual começa este mês e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais.

Para se inscrever é preciso pagar a taxa de R$ 50 por equipe e o registro pode ser realizado no site do Desafio, no endereço eletrônico www.desafio.sebrae.com.br.

Em outubro serão conhecidos os campeões estaduais. Em novembro, se reunirão em Salvador (BA) para disputar a semifinal e final. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas. Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As três primeiras equipes receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.

Nenhum comentário: