i

terça-feira, 27 de setembro de 2011

RN tem dez ambulâncias paradas

Na edição deste domingo (25) no Fantástico, da Rede Globo, foram mostrados vários estados brasileiros com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) paradas enquanto as pessoas precisavam do serviço. Destaque para Alagoas e Paraíba. O Rio Grande do Norte foi poupado. Não por acaso. Havia mais de 30 ambulâncias enferrujando no Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, em Natal, mas todas foram recuperadas e 20 já colocadas em funcionamento.

As outras 10 estão em garagens nos municípios de Macaíba (4) e Mossoró (6). No caso de Macaíba, o coordenador do Samu Metropolitano, o médico Luis Roberto Fonseca, aguardam a capacitação dos profissionais que vão atuar nas ambulâncias em quatro municípios do Litoral Leste. A capacitação começa no dia 29 e deve ser concluída em 30 dias, com o serviço de Samu no litoral leste começando a funcionar imediatamente.

Já na região Oeste do Rio Grande do Norte, o trabalho de ampliação do serviço de Samu, a partir da base de apoio em Mossoró, está mais lento. As seis ambulâncias que estão no pátio do Corpo de Bombeiros serão destinadas para as cidades de Areia Branca, Baraúnas, Apodi e Caraúbas. Cada uma destas cidades terá que providenciar a base de apoio e contratar um enfermeiro para atuar na equipe.. 

O custeio do combustível, do médico, do motorista e das peças da reposição e manutenção da Ambulância será mantido pelo Governo do Estado. Apesar do investimento ser relativamente baixo para os municípios, muitos ainda sequer começaram o processo de preparação para receber o serviço do Samu. Na região Oeste, apenas o município de Assú concluiu o processo e já recebeu a ambulância. Vai receber outra.

No Alto Oeste, as cidades de Pau dos Ferros e São Miguel estão mais avançadas, segundo destacou o médico Luis Roberto Fonseca. Quanto a Mossoró, caberá um investimento maior por parte da Prefeitura, pois será necessário ampliar a base já existente para operacionalizar (vai centralizar os pedidos de socorro de toda a região) e receber os pacientes que serão enviados por Areia Branca, Caraúbas, Apodi e Baraúna.

Luis Roberto disse que o médico regulador do Samu que vai atuar em Mossoró atenderá os pedidos de Socorro de toda a região Oeste e destinará a viatura do Samu que estiver mais próxima para socorrer. O secretário de Saúde, Domício Arruda, disse que espera que até o final de 2011 todas as ambulâncias paradas no Pátio do Corpo de Bombeiros de Mossoró já estejam funcionando, principalmente na região do Alto Oeste, onde os serviços de saúde são mais carentes.

Fonte: Jornal DE FATO

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons