i

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ronaldo: Vitória para fechar uma era fenomenal

Getty Imagens
Ronaldo se despede da seleção brasileira em jogo-festa no Pacaembu

O adeus emocionado do maior artilheiro da história das Copas do Mundo da FIFA foi mesmo o ponto alto do último teste do time de Mano Menezes antes da Copa América


A vitória por 1 a 0 diante da fraca equipe da Romênia, com gol de Fred, foi apenas um detalhe da festa de despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira, nesta terça-feira, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. 


O adeus emocionado do maior artilheiro da história das Copas do Mundo da FIFA foi mesmo o ponto alto do último teste do time de Mano Menezes antes da Copa América, que tem início no dia 1 de julho, na Argentina. 

E por pouco o Fenômeno não deixou os holofotes repetindo o velho hábito de marcar gols com a camisa verde-amarela: o atacante teve três boas chances de anotar nos breves 15 minutos que passou em campo.


Ronaldo não iniciou o jogo no banco de reservas; permaneceu no vestiário realizando um aquecimento leve ao lado dos filhos Ronald e Alex enquanto a Seleção controlava as ações em campo. Diante de um adversário pouco operante, o Brasil assumiu rapidamente o controle do jogo e chegou bem ao ataque com o trio formado por Jadson, Neymar e Fred.

O atacante tricolor teve a chance de abrir o placar já aos 18 minutos após bela jogada do jovem craque santista, mas o bonito voleio saiu sem direção. Apenas três minutos depois, Fred se redimiu, novamente em lance iniciado por Neymar: o camisa 11 recebeu pela esquerda, driblou o goleiro romeno e tocou para Fred que, bem posicionado, só empurrou a bola para o fundo da rede. 

À exceção de uma boa cobrança de falta de Muresan, que carimbou o travessão de Victor, a Romênia permaneceu praticamente imóvel. Até a entrada mais aguardada da noite, que pareceu despertar o goleiro Tatarusanu.

O cronômetro marcava exatamente 30 minutos da primeira etapa quando Ronaldo surgiu no gramado do Pacaembu, levando a torcida que lotava o estádio ao delírio. Ovacionado, o atacante entrou no lugar de Fred com um largo sorriso no rosto e partiu para a área romena. Quatro meses depois do anúncio de sua aposentadoria, o Fenômeno estava de volta ao seu habitat natural vestindo a camisa 9 amarela que ele consagrou ao longo de 12 anos.

Nem a forma física distante da ideal nem a falta de ritmo de jogo foram capazes de frear Ronaldo: o artilheiro precisou de apenas três minutos para mostrar que o faro de gol e a noção de posicionamento na área continuam os mesmos. Aos 33, Neymar arrancou com a bola pela direita e tocou para Ronaldo, livre no meio da pequena área. O Fenômeno escorou bem, mas o Tatarusanu apareceu bem para impedir a primeira tentativa de gol do camisa 9.

Aos 39, nova chance para Ronaldo. Neymar fez mais uma bela jogada pela direita e deixou o ídolo novamente na cara do gol, mas o atacante pegou muito mal na bola e chutou muito longe, por cima do gol de Tatarusanu. A terceira oportunidade surgiu aos 44, em jogada iniciada por Lúcio. O zagueiro tocou para Neymar, que foi até a linha de fundo e rolou para Ronaldo, atrás. O camisa 9 chutou fortre, de primeira, mas o goleiro romeno fez outra boa defesa e impediu o triunfo final do Fenômeno.

Três minutos depois da última tentativa, a trajetória de Ronaldo com a camisa amarela chegava ao fim. O apito final soou e Ronaldo recebeu a bola do jogo para iniciar sua despedida oficial. O atacante deixou o campo ovacionado pelos jogadores e pela torcida, partindo para uma volta olímpica ao lado dos dois filhos. Durante o passeio pelo gramado, o artilheiro cruzava com bandeiras que traziam os detalhes de cada um de seus 15 gols pela Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

Enrolado a uma bandeira do Brasil, Ronaldo se dirigiu ao púlpito montado no centro do gramado e falou aos torcedores.

"Tive três chances de gol mas não consegui fazer, me desculpem. Seria uma forma incrível de recompensar tudo o que vocês, que estão aqui, mas também todos os que me acompanharam ao longo da minha carreira, fizeram por mim durante todo esse tempo. A vocês que choraram quando eu chorei, que sorriram comigo, que torceram por mim e me incentivaram, o meu muito obrigado. Um até breve, mas da próxima vez fora dos campos", disse um emocionado Fenômeno.

A era Ronaldo na Seleção chegava ao fim, mas o jogo contra a Romênia tinha que continuar. E ele seguiu, apenas para provar que o ponto alto havia realmente ficado para trás. A segunda etapa foi morna e o time de Mano Menezes voltou a receber vaias da torcida - assim como no amistoso contra a Holanda, no último sábado - mas confirmou a vitória magra por 1 a 0.

Fonte: Nominuto.com/ Site da Fifa

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons