i

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu executa desobstrução de canal que abastece a segunda maior lagoa do RN, beneficiando mais de mil famílias



A prefeitura de Ipanguaçu está realizando a limpeza do “Canal do Major”, desobstruindo o leito do trecho de 3,5 km que leva água do Rio Pataxó para a Lagoa da Ponta Grande, segunda maior lagoa natural do Rio Grande do Norte. A limpeza busca retomar o abastecimento do reservatório, minimizando danos as mais de 1.000 famílias que residem nas comunidades por ele abastecidas: Picada, Itú e Porto.

Vale ressaltar que, assim como a Lagoa da Ponta Grande, o assoreado Rio Pataxó vem sofrendo crescente desabastecimento desde o mês passado. O Canal do Pataxó, que abastece o rio com água oriunda da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Itajá, está com sérios problemas estruturais e sofre com o desvio criminoso de água, fazendo com que muito do precioso líquido se perca pelo caminho. Em alguns pontos do rio, a situação é crítica, prejudicando especialmente os agricultores familiares ipanguaçuenses. A Prefeitura teve que montar uma estrutura de carros pipas para abastecer famílias com água potável.

“Estamos cobrando do governo estadual a regularização da situação do Canal do Pataxó, que é simples de se resolver, mas é da competência do Estado. Mandamos o oficio nº 116 à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos no último dia 30 de setembro, mas até agora não obtivemos sequer resposta. Quando isso acontecer, quando as obras iniciarem, aí sim, tanto a Lagoa quanto o Rio voltarão ao normal, independente de chuva ou sol”, explicou o prefeito Leonardo Oliveira.

O prefeito afirmou ainda que também tem cobrado do Governo Federal o início das obras de macrodrenagem do Rio Pataxó. O convênio entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado já foi assinado, mas os trâmites burocráticos para a liberação dos recursos, estimados em mais de R$ 7,3 milhões, ainda estão sendo cumpridos. “Estive em Brasília no último dia 18 de outubro, acompanhado da deputada federal Fátima Bezerra, cobrando pessoalmente do secretário executivo do Ministério a Integração Nacional, Alexandre Navarro, e do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o início dessas obras. Precisamos que isso saia do papel o quanto antes. E não mediremos esforços para que isso aconteça”, disse Leonardo.

Para o prefeito Leonardo Oliveira é importante que haja o engajamento de todos da bancada federal do RN. “A deputada Fátima é a única que esta em cima desde o início comigo para que esse projeto aconteça. Precisamos da ajuda dos outros deputados, senadores e do governo do Estado, antes que será tarde demais e venha a acontecer mais uma inundação e mais perdas para o nosso povo e para a nossa economia. Não serão gastos R$ 7,3 milhões no Rio Pataxó, serão investidos, pois essas obras trarão muitos benefícios”, ressalta Leonardo.

O assoreamento do Rio Pataxó tem provocado prejuízos milionários em Ipanguaçu, ano após ano. Nos últimos 20 anos elas tem se intensificado. Só entre 2008 e 2011, ocorreram três grandes enchentes, que devastaram plantações, invadiram e derrubaram casas, desabrigaram centenas de famílias e isolaram milhares de pessoas em diversas comunidades rurais. Por conta dos prejuízos, empresas de fruticultura, instaladas em Ipanguaçu, demitiram mais de 1500 pessoas, o equivalente a mais de 10% da população ipanguaçuense.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons