i

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Prefeito de Ipanguaçu celebra com servidores o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Comemorado nesta terça-feira (04), o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi celebrado em Ipanguaçu em um almoço de confraternização que reuniu o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, a secretária municipal de Saúde, Sumaira Fonseca, e os agentes comunitários de saúde e endemias do município.

De acordo com o prefeito Leonardo, o agente comunitário contribui para a valorização do diálogo entre a comunidade e o sistema de Saúde. “É um trabalhador que atua como um agente de comunicação. São pessoas da comunidade, capacitadas para fazer o trabalho de prevenção e promoção à Saúde. Nós os consideramos extremamente importantes”, disse o prefeito.

A profissão do Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi legalizada pelo Governo Federal no ano de 2002 (Decreto Lei nº 10.507). Atualmente, quase 40 profissionais atuam nas áreas urbana e rural de Ipanguaçu, visitando famílias, promovendo saúde com cidadania.

Para o diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Carlos Rondnny, momentos como estes são fundamentais. “Nossa categoria hoje está sendo valorizada como nunca. A prefeitura nos respeita e é ciente da nossa importância. Jamais tivemos um momento como este, antes”, afirmou Rondnny.

De fato, a prefeitura de Ipanguaçu tem se preocupado em dar as melhores condições de trabalho possíveis para a categoria, o que fica claro com iniciativas simples, como a distribuição de protetores solares e vestimentas adequadas para o exercício de suas funções para cada um deles, que tanto tempo passam expostos à radiação solar.

“Parabenizo os agentes comunitários de saúde pela data comemorativa, eles que são profissionais essenciais na tarefa de tornar real o conceito de cidadania. Os ACS são o espírito da atenção básica, pessoas da comunidade capacitadas para fazer o trabalho de prevenção e promoção à saúde. Eles contribuem muito para a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, ressalta o Leonardo.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons