O Projeto Revegetar, executado por estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), com apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), está entre os cinco melhores do país em seleção da Petrobras que premia ações de responsabilidade ambiental em termoelétricas.
O Revegetar foi executado entre 2007 e 2009, financiado pela Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu). A ação fez parte da contrapartida da empresa para operar na região, requisito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) na concessão da licença ambiental.
A usina procurou o campus de Ipanguaçu do IFRN e pediu que elaborasse e executasse o projeto de plantio de compensação. Cerca de 20 alunos e cinco servidores e professores dos cursos de Agroecologia e Informática participaram da ação, durante 30 meses.
A região escolhida para o plantio foi a mata ciliar do Rio Açu, desmatada por produtores locais, cuja devastação favorece o assoreamento dos rios e enchentes.
Na terça-feira da semana passada, o professor Júlio Justino e a engenheira ambiental da usina, Hannelore Alves, apresentaram o Revegetar a uma banca durante evento nas instalações da Petrobras, no Rio de Janeiro.
No próximo dia 17 de setembro, o grupo volta à cidade para receber o certificado dos cinco melhores e o resultado que elege o primeiro lugar, que receberá premiação especial com direito a uma viagem.
Fonte: Samuel Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário