Buscando fortalecer a democracia no ambiente escolar e no intuito de proporcionar maior autonomia às escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Ipanguaçu apresentou ao Conselho Municipal de Educação o projeto de lei para a criação das eleições diretas para diretores nas escolas do município. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Integrado da Cidadania (CIC), e o PL foi prontamente aprovado.
De acordo com a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, o projeto agora deverá ser enviado pela prefeitura ao Legislativo Municipal, para que os vereadores possam aprecia-lo. “As eleições para diretor das escolas da Rede Municipal de Ensino serão realizada em todas as unidades de educação em que o total de alunos seja igual ou superior a 101 (cento e um) alunos, de forma gradativa. Iniciaremos por duas escolas, com apreciação da experiência por dois anos para, em seguida, proceder conforme cronograma estipulado pela Secretaria Municipal de Educação”, disse a secretária.
Escola Cidadã
Jeane informa ainda que também foi discutido na reunião o projeto “Escola Cidadã”, que contempla os alunos da Rede Municipal com a realização de atividades no horário invertido ao das aulas com oficinas de música, dança, teatro, esportes e Jiu-Jítsu.
Para o prefeito Leonardo Oliveira, ambos os projeto apresentados são de suma importância. “As eleições diretas dos diretores demonstram o avanço da democracia em uma gestão participativa. Desta forma, a comunidade escolar participa diretamente nas tomadas de decisão, pois a escolha será feita através do voto direto. Prevalecerá a vontade da maioria. Quanto ao ‘Escola Cidadã’, trata-se de mais um esforço nosso no sentido de complementar a formação humana de nossos alunos, oferecendo atividades que os mantenham no ambiente escolar fora do horário das aulas, afastando-os de riscos sociais como as drogas”, frisou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário