i

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Meteorologia prevê chuva até agosto

Ontem foi um dia atípico para a região Oeste do Rio Grande do Norte. O calor escaldante, comum para a maioria das cidades do semiárido, nesta época do ano, foi substituído pelo clima ameno, muito próximo do da região serrana. O dia inteiro foi nublado, com leves pancadas de chuvas e momentos de frio.

A quadra chuvosa terminou no início de junho, mas as precipitações continuam aparecendo devido a um fenômeno chamado "Ondas de Leste", sistema que causa chuva durante a pós-estação e que promete se estender até meados de agosto.

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Vinicius Oliveira, trata-se de uma perturbação no campo da pressão atmosférica sobre o oceano atlântico, desde a costa da África até a costa leste do Nordeste. "É um aglomerado de nuvens que se desloca de leste para oeste, em direção à costa, provocando bastante chuva", explica.

Segundo Vinicius, este fenômeno é comum entre a Zona da Mata, no Rio Grande do Norte, até o recôncavo baiano, mas, sendo muito intenso, como neste ano, acaba atingindo áreas mais próximas do litoral, como é o caso da região Oeste (RN) e o Vale do Jaguaribe (CE). "Esse sistema não é tão frequente de acontecer de ano para ano, mas já tivemos momentos, em anos passados, de mais chuva", completa.

Outro fenômeno, o La Niña é apontado como responsável por mudanças como essas no sistema climático. Ao contrário do El Niño, que quando aparece traz consigo a seca, o La Niña é sempre carregado de chuvas normais ou acima da média.

Só em Apodi já choveu 1.050 milímetros, o que configura inverno normal, pouco acima da média. Em todo o Estado, a situação pluviométrica variou de regular a acima da média, com mudanças em todas as regiões. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), a situação volumétrica foi normal e acima do normal em 85 dos 167 municípios potiguares.

Para Assú, Triunfo Potiguar, Baraúna, Areia Branca e outros 25 municípios o ano foi seco. Pior foi para Tenente Ananias, Severiano Melo, Francisco Dantas, Ceará-Mirim, Extremos, Natal, Macaíba e outros 22 lugares que tiveram uma quadra muito seca. 29 municípios não informaram suas situações.

Na última entrevista sobre o assunto, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, disse que choveu bem mais que o esperado no RN e anunciou que as chuvas se estenderiam até julho devido às condições do oceano Atlântico-sul.

Fonte: Jornal de Fato/JOTTA PAIVA
Da Redação

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons