i

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Eleição do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente atraiu quase seis mil eleitores

Quase seis mil pessoas acima de 16 anos de idade e aptas a votar tiveram o interesse de participar, domingo passado, dia 10, do pleito eleitoral com o objetivo de eleger os próximos integrantes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do Assú. A eleição transcorreu de maneira tranquila e ordeira, de acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Francisco Canindé Querino. A votação ocorreu nas dependências do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O processo eleitoral envolveu um total de 20 candidatos oficiais.

"Podemos afirmar que foi uma eleição absolutamente tranquila e sem qualquer tipo de anormalidade", declarou o dirigente. "Acho que foi uma ótima participação das pessoas; para se ter uma ideia a eleição do Conselho Tutelar na cidade de Mossoró, que é bem maior que o Assú, mobilizou pouco mais de oito mil eleitores", exemplificou Canindé Querino. Todavia, reconheceu que, para as próximas eleições, é necessário avançar em algumas questões. "Sem dúvida nenhuma vamos lutar para que na próxima eleição possamos utilizar urnas eletrônicas durante o processo de votação", destacou o presidente do Comdica.
A atividade de apuração transcorreu durante todo o período da manhã da última segunda-feira, 11, igualmente no interior do Campus Avançado da Uern. Foram computados, de acordo com informação prestada pelo presidente do Comdica, Francisco Canindé Querino, 5.971 votos válidos, dos quais 63 foram nulos e 43 considerados brancos. Superado o instante eleitoral, o presidente do colegiado municipal disse que o próximo passo agora é promover um período de capacitação para os que exercerão pela primeira vez a atribuição de conselheiro tutelar durante o triênio 2011/2013. "O treinamento principalmente para quem vai exercer o cargo pela primeira vez é de fundamental importância", explicou.
ELEITOS
Os eleitos para exercer mandato com direito à remuneração paga pelos cofres públicos municipais na instância do colegiado tutelar foram: José Walterlange de Souza, com 516 votos; Alexandre Douglas de Souza, com 511 votos; Cleângela Berto da Silva Barbosa, com 482 votos; João Batista Santos de Lima, com 440 votos; e a atual coordenadora do Conselho Tutelar, Geruza Maria de Sá Leitão Macedo, com 439 votos. Os cinco suplentes - que obtiveram votação imediatamente inferior aos mais votados - foram: João Pereira de Souza Filho, com 388 votos; Françuisse Eponina Ferreira da Silva, com 366 votos; Severino Alves da Costa, com 350 votos; Gilmar Rocha de Souza, com 349 votos; e Sílvio Xavier dos Santos, com 318 votos.


Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons