i

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Para minimizar danos à saúde da população, prefeitura de Ipanguaçu promove neste domingo o mutirão “Cidade Limpa”

Como forma de minimizar os perigos à saúde pública causados pelas enchentes no município de Ipanguaçu, a prefeitura do município promoverá neste domingo (15) um mutirão de limpeza, através de ação batizada como “Cidade Limpa”.

O Maria Romana, primeiro bairro atingido pela cheia do Rio Pataxó, será também o primeiro onde a ação será desenvolvida. A escolha se deu por ser nesta área o maior foco de contaminação das águas acumuladas, de acordo com laudo da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

Serão realizadas, a partir das 07 horas da manhã, ações como coleta de lixo, palestras, visitas de agentes de saúde e endemias, vacinação, campanhas informativas e panfletagens, entre outras ações que minimizem os estragos feitos pelas chuvas. Todas as secretarias municipais estarão envolvidas na ação.

“Este trabalho foi uma recomendação do prefeito Leonardo Oliveira, que tem se preocupando com o grande volume de água parada no município. Mobilizaremos toda a cidade para que a população nos ajude a deixar Ipanguaçu limpa, combatendo também o mosquito da dengue, minuciosamente, em todas as residências” disse a secretária municipal de Saúde, Sumaira Fonseca.

Ipanguaçu, no vale do Açu, é o município mais atingido pelos alagamentos no RN. Mais de 578 pessoas (163 famílias) estão sob assistência da prefeitura, vivendo em abrigos municipais ou em casas de parentes. Até o momento, cinco bairros foram atingidos pelas águas, que apresentam um sensível recuo. São eles: Maria Romana, Ubarana, Manoel Bonifacio, Frei Damião e Pinheirão.

Na zona rural, cerca de 2340 pessoas se encontram isoladas em 13 comunidades, nas quais só se chega através de canoas: Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá. A comunidade de Olho D' Água também já apresenta alguns pontos inundados.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons