i

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mãos à obra

Técnicos da empresa OAS fazem levantamento topográfico para início das obras da Arena
A maioria das pessoas que passaram próximo ao Machadão durante todo o dia de ontem nem percebeu, mas Natal iniciou nesta segunda-feira a parte prática de preparação para as obras de construção da Arena das Dunas. Técnicos da empresa OAS estão realizando um levantamento topográfico da região do complexo Machadão-Machadinho e seu entorno para identificar os pontos onde existem tubulações de água, esgoto, telefonia e energia elétrica. A ação é o primeiro passo para a demolição do complexo, que está prevista apenas para o mês de agosto. Depois de finalizado o levantamento, o canteiro de obras da Arena das Dunas será finalmente instalado no dia 15 de junho. O governo do estado, porém, aguarda ainda o mais importante para o início das obras: o financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que deve sair em meados de agosto.



Funcionários traçam o mapa das tubulações de água, esgoto e energia elétrica. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press

Desde o dia 15 de abril, quando a governadora Rosalba Ciarlini assinou o contrato com a construtora baiana OAS e deu a Ordem de Serviçopara a construção da arena, a empresa vencedora da licitação do principal empreendimento natalense para a Copa do Mundo Fifa de 2014 está elaborando projetos de arquitetura, execução, estrutura e instalação, além de viabilizando as licenças ambientais juntos aos órgãos competentes. Paralelamente a isso, o governo aguarda o resultado do financiamento junto ao BNDES, que foi pedido desde o mês de abril, e que deve sair em um prazo de 90 a 120 dias, ou seja, meados de agosto.

Apesar da descrença ainda presente na população natalense, o governo mais uma vez garantiu o pleno cumprimento de todos os prazos para o Mundial e reforçou o apoio que tem recebido dos órgãos superiores. "É importante lembrar que desde o dia 15 de abril o governo cumpriu todo o cronograma que foi acordado com o Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa e que Natal tem comunicado todos os passos comunicados ao COL para pleno conhecimento das ações relacionadas às obras", divulgou a assessoria de imprensa do governo.

Implosão 

Ainda segundoa assessoria de imprensado governo do estado o processo de demolição do Machadão terá suas fases: a primeira é a implosão do anel superior do estádio, prevista para o mês de agosto, mas ainda sem data fixa para acontecer; a segunda será a demolição mecânica da estrutura inferior do Machadão. No caso do ginásio Humberto Nesi, o Machadinho, toda sua estrutura será derrubada de forma mecânica. 


Fonte: Diário de Natal/Luan Xavier

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons