i

terça-feira, 31 de maio de 2011

Ações educativas marcam Dia de Combate ao Tabagismo em Ipanguaçu


A Prefeitura de Ipanguaçu promoveu na manhã desta terça-feira (31) uma extensa programação no Centro da cidade e durante todo o dia nas escolas do município, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

Foram montadas tendas na principal via da cidade, a Avenida Luiz Gonzaga, onde ocorreram apresentações com fantoches, da banda filarmônica Elizaldo Rodrigues, peças de teatro e palestras ministradas por enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a enfermeira Gisely Medeiros, que ministrou a palestra “Escola Livre de Tabaco”, além de problemas de saúde, o fumo pode causar dependência, acarretando problemas sérios na vida social e profissional. “Ações como estas promovidas pela prefeitura criam espaços educativos, onde a população se informa dos males que o cigarro pode causar de forma e conscientizando a população, de modo a evitar que novos fumantes venham a surgir”, afirma.

Pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicou que 18,8% da população brasileira são fumantes, sendo 22,7% homens e 16% mulheres. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que em todo mundo cinco milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças provocadas pelo fumo. Somente no Brasil, são 200 mil mortes registradas.

A dona de casa de 56 anos Maria Venos de Souza, afirma que deixou de fumar em três dias, graças a um programa da Igreja Adventista do 7º dia apoiado pela prefeitura de Ipanguaçu, chamado “É hora de viver”.

Em Ipanguaçu, cidade com 13,9 mil habitantes, cerca de 40 pessoas já deixaram de fumar, graças a esse programa. Apesar disso, dona Maria Venos não acreditava que também iria conseguir. “Fui convidada a ir e aceitei. Não acreditei muito no início, mas após a participação deixei o cigarro em três dias. Fumava há 30 anos e hoje já faz um ano e meio que não fumo. Uma benção na minha vida” disse dona Maria, que relatou ter fumado uma carteira por dia nas últimas três décadas.

Maria Venos frisa que sem o cigarro a sua vida melhorou bastante. “Minhas dores de cabeça e o estresse acabaram. Foi melhor deixar o cigarro do que deixar a minha vida, foi a opção que eu fiz” analisa ela, que já perdeu parentes por causa do tabagismo.

Para saber como participar do programa “É Hora de Viver”, os interessados devem se dirigir à Secretaria de Saúde do município ou tirar dúvidas pelo telefone (84) 3335-2484.

Vejam as fotos no link abaixo:









Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons