i

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu promovera ação no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo


Nesta terça-feira (31) em Ipanguaçu, a prefeitura do município promoverá uma série de atividades coltadas à prevenção e ao controle do tabagismo. A ação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Saúde, integra a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Almeci Dantas, os alunos das escolas municipais localizadas nas comunidades de Pataxó, Pedrinhas e Arapuá serão alertados por profissionais da Saúde sobre os malefícios provocados pelo tabagismo. Também haverá apresentações e panfletagens de conscientização sobre o tema no centro da cidade, a partir das 9 horas da manhã.

Dependência

Em apenas um cigarro são encontradas cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Em conjunto elas são responsáveis por desenvolverem câncer, doenças cardiovasculares e pulmonares. O consumo de tabaco mata anualmente 5,1 milhões de pessoas ao redor do planeta, mais que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.

O vício causa cansaço por falta de oxigênio nas células, dor e peso na cabeça, rouquidão e irritação na garganta, tosse, agulhadas no peito e redução dos mecanismos de defesa do sistema respiratório, deixando o fumante mais propenso a infecções e gripes. Como se não bastasse, aumenta o risco de envelhecimento e rugas nas mulheres, além de câncer da garganta.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons