i

sexta-feira, 1 de abril de 2011

FÁTIMA BEZERRA sugere criação de parque nacional no Rio Grande do Norte




A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara, no qual faz indicação à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sugerindo a criação do Parque Nacional da Furna Feia. O sítio espeleológico fica localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna.
A Furna Feia, segunda maior caverna do Rio Grande do Norte, com 766 metros de desenvolvimento linear, é apenas uma das 213 cavernas que foram identificadas em apenas 2% área total da reserva, sendo a maior concentração de cavernas do Estado. Também faz parte do Parque, o Abrigo do Letreiro, que apresenta inúmeras pinturas rupestres.
Os levantamentos preliminares apontam flora e fauna diversificadas e bem preservadas, tornando a área uma das mais representativas do bioma Caatinga no Estado, com a ocorrência de 105 espécies de plantas, sendo 22 endêmicas; 101 espécies de aves; 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis. Várias dessas espécies que lá ocorrem constam nas listas de fauna e flora ameaçadas de extinção. A área, portanto, tem imenso potencial para pesquisa científica. Nesse sentido a UFRN, a UERN e a UFERSA já realizam estudos na área, além de outras universidades no Brasil.

Além de contribuir para a preservação do local, o Parque da Furna Feia vai contribuir para incrementar o turismo na região, principalmente o turismo ecológico e de aventura, que terá importante papel no desenvolvimento sócio-econômico de famílias assentadas e comunidades do entorno, sendo uma importante fonte de renda sustentável para a região. 

Enviado por: Edimilson José

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons